Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

4 maneiras deorganizar as matérias para estudar para a 2 fase da OAB

por

4 maneiras de organizar as matérias para a 2a fase da OAB

Na hora de organizar as matérias para estudar para a 2a fase da OAB, você deve ser estratégico. Não há muito tempo disponível até a prova. Por isso, priorizar é a palavra da vez. Isso significa conhecer os assuntos mais recorrentes da matéria que você escolheu, mas também investir tempo nas suas dificuldades.

A seguir, listamos 4 maneiras de se organizar e separar as matérias para estudar para a 2a fase da OAB e obter êxito na 2a fase!

Como organizar as matérias para estudar para a 2a fase da OAB?

Priorize os assuntos mais recorrentes das matérias

Priorizar para conquistar! Não tem tempo suficiente? Foco nos assuntos que mais caem na 2a fase do exame da Ordem!

Em Direito Tributário, os princípios tributários sempre devem ser estudados, porque servem de fundamento para muitas questões. As imunidades e as isenções também são recorrentes, assim como a responsabilidade tributária. Considere também o estudo sobre pontos específicos de impostos como ICMS e ISS.

Se sua matéria é Direito Constitucional, foco total em controle de constitucionalidade, que cai em todos os exames. Os três Poderes, processo legislativo e direitos fundamentais também são constantes.

E quais são os principais assuntos em Direito Administrativo?

  • Improbidade administrativa.
  • Contratos administrativos.
  • Poderes administrativos.
  • Serviços públicos.
  • Servidor público.

O Direito do Trabalho também tem seus assuntos preferidos, como jornada de trabalho, prescrição trabalhista, contrato de trabalho e adicionais. Na parte processual, os recursos e a execução são assuntos constantes. Dê uma olhada de perto nas súmulas e nos entendimentos do TST. 

Para Direito Empresarial, o destaque fica por conta dos seguintes assuntos:

  • Direito Societário, em especial as sociedades limitadas e as sociedades por ações.
  • Direito Cambiário (títulos de crédito).
  • Contratos empresariais.
  • Direito Falimentar.

Para Direito Penal, você deve priorizar o Direito Penal Material pelo mesmo motivo: fundamentação. Em outras palavras, estude bastante a parte geral, com os conceitos teóricos e os institutos aplicados a casos concretos. Teoria do erro e da pena, legítima defesa e concurso de pessoas são muito presentes nas provas. Não deixe de lado crimes previstos em leis específicas (crimes de trânsito e relacionados a drogas ilícitas).

Por fim, para fazer uma boa prova de Direito Civil, tenha atenção para:

  • Direito de Família;
  • responsabilidade civil;
  • contratos;
  • parte geral (vícios de consentimento, prescrição e decadência);
  • Direito das Coisas e das Sucessões.

Organize seu Vade Mecum

O Vade Mecum é seu melhor amigo na 2a fase. Por isso, você precisa conhecê-lo bem para encontrar rapidamente as respostas das questões. Já estamos considerando que você sabe utilizar um índice remissivo e que seu material está atualizado, ok?

Dito isso, quando for organizar as matérias para estudar para a 2a fase da OAB, faça marcações, bandeirinhas, remissões e destaque palavras-chave. Conforme seu estudo avançar, você perceberá que tudo está conectado para ajudar na hora do exame. Portanto, estude com o código ao seu lado. Aproveite para treinar a escrita.

Conheça as peças que mais caem na 2a fase

Ao organizar as matérias para estudar para a 2a fase da OAB, monte um roteiro de estudos para praticar as peças. Mas, ao invés de se dedicar a todas elas, dê especial atenção às peças mais cobradas. São elas:

  • Constitucional: remédios constitucionais (em especial mandado de segurança e ação popular), ações diretas (ADI, ADC, ADI por omissão e ADPF) e recursos ordinário, extraordinário e especial.
  • Tributário: mandado de segurança, repetição de indébito com ação declaratória de inexistência de relação jurídica, agravo, embargos à execução e apelação.
  • Administrativo: apelação, ação anulatória, mandado de segurança e ação indenizatória.
  • Penal: apelação, alegações finais por memoriais e a resposta à acusação. 
  • Trabalho: contestação, recurso ordinário e reclamação trabalhista. 
  • Civil: inicial, apelação e embargos.

Somente no Direito Empresarial não existe uma peça que cai mais. São dezenas de possibilidades que já foram exploradas pela banca.

Separe alguns dias para a prática

Por fim, a última dica essencial na hora organizar as matérias para estudar para a 2a fase da OAB é praticar. É importante fazer simulados da peça prática e das questões dissertativas. Resolva provas antigas e faça questões comentadas.

As questões dissertativas trazem um caso prático e exigem do candidato um posicionamento legal sobre o assunto. Por isso, ao resolver provas anteriores, olhe junto os espelhos de correção. Assim, entenderá melhor o que a banca quer de você.
Adotando essas práticas para organizar as matérias para estudar para a 2a fase da OAB, sua preparação será bem eficaz. Em nosso blog, veja outras dicas para melhorar seus estudos para o exame da OAB!

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.