1ª Fase OAB – Como transpor a Prova Objetiva?

1ª Fase OAB – Como transpor a Prova Objetiva?

1ª Fase OAB - Como transpor a Prova Objetiva?

A menos de 30 dias para a prova objetiva do Exame da OAB, muitas são as incertezas dos examinandos que se preparam para a prova: “Quais assuntos serão cobrados?” ; “Devo focar as videoaulas ou resolver questões de edições anteriores?”; “FGV vai aliviar ou será outra prova DAQUELAS?”. Devido a tantas incertezas que rondam os examinandos durante essa etapa final de preparação, a equipe do site Prova da Ordem decidiu criar uma matéria para desmistificar a 1ª fase e aumentar a autoconfiança dos seguidores do site.

A grande verdade é que o Exame da OAB é um desafio enorme na iniciante carreira de um Bacharel em Direito recém-formado e a FGV, mesmo sabendo disso, dificilmente facilita, reprovando uma média de 80% dos participantes. Se o motivo para índices de reprovação tão elevados é reserva de mercado do quadro de advogados da OAB, ou o despreparo dos examinandos, de pouco importa nesse momento. O importante é você estar preparado, ter autoconfiança e se dedicar aos estudos durante sua preparação.  

 

Primeira dica para 1ª fase OAB

A Prova da OAB de 1ª Fase traduzida em números

 

Primeiramente precisamos traduzir em números o significado desse desafio. No dia do exame você será submetido a uma prova com 80 questões de múltipla escolha, onde será necessário obter 40 acertos para ser aprovado. As questões de múltipla escolha serão elaboradas com base nas 17 matérias especificadas no edital (Direitos humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Direito e Processo Civil, Direito e Processo do Trabalho, Direito e Processo Penal, Direito Administrativo, Direito Empresarial, Direito Constitucional, Direito Tributário, além de Ética e Estatuto da OAB), mas nem todas disciplinas possuem um grande peso na formação de sua nota final. Cada matéria possui uma quantidade específica de questões, tendo,por exemplo, matérias com 10 questões e outras com apenas 2. Para entender melhor o quanto cada matéria pode contribuir para sua aprovação na 1ª Fase da OAB, clique aqui.

Distinguir o peso de cada matéria, apesar de ser algo MUITO importante, não será suficiente para sua aprovação. Você precisa aprofundar seu entendimento sobre a prova e os assuntos mais cobrados em cada matéria para poder OTMIZAR seu tempo de estudo para obter os 40 acertos necessários para sua aprovação. Visando traduzir a prova em números, a equipe do site Prova da Ordem fez um estudo estatístico sobre os assuntos mais recorrentes na prova de 1ª fase da OAB em cada uma das 17 matérias. Disciplinas como Direito e Processo Civil, que possuem uma quantidade IMENSA de conteúdos a serem estudados, podem ser resumidas em 6 e 8 assuntos respectivamente, tendo em vista que alguns assuntos foram muito recorrentes nas últimas 10 edições analisadas, enquanto outros nunca sequer foram cobrados. Para ter maiores detalhes sobre o estudo, clique aqui.

Segunda dica para 1ª fase OAB

 

A melhor forma de se preparar para a 1ª Fase do Exame de Ordem

 

Sem precisar fazer grandes rodeios, a forma mais eficaz, ou seja,àquela que irá propor o melhor desempenho em relação ao tempo investido, com certeza é a resolução de questões de edições anteriores do Exame de Ordem. Não fazemos esta afirmação pelo fato do site Prova da Ordem ser um site especializado na aprovação de Bacharéis em Direito no Exame da OAB por internédio da resolução de questões de edições anteriores. Muito pelo contrário, o site é que foi criado em virtude desta técnica de estudo ser a de melhor desempenho, a que MAIS APROVA. E tamanha certeza não advém de achismo ou alguma crença, mas sim de pesquisas, estudos científicos e acompanhamento das práticas daqueles que tiveram êxito no Exame. Por estes motivos, sugerimos que você leia o estudo científico que compara 10 técnicas de estudos utilizadas para OAB e Concursos e recorde do caso da Thays Castro, estudante de Direito da 2ª fase, que com apenas 18 anos foi aprovada no Exame da OAB em sua primeira tentativa. E qual foi a mágica? Como uma estudante foi aprovada sem ter feito cursinhos? Talvez você precise rever as estratégias de estudos que vem utilizando para conquistar sua aprovação na Prova da OAB.

 

Terceira dica para 1ª fase OAB

Algumas Dicas para a hora da Prova

 

Muito do que foi abordado até então diz respeito à fase de preparação para a prova, aos dias que a antecedem. Mas também existem algumas técnicas para resolução de provas objetivas que podem melhorar significativamente seu aproveitamento. Para facilitar, as mesmas serão segmentadas em três tópicos.

– Leitura e compreensão integral do enunciado

Não importa quantas vezes for necessário, leia o enunciado da questão até o seu completo entendimento. Controle sua ansiedade por finalizar a prova. Você precisa de calma para ter um bom desempenho. Outro erro comum são os examinandos que possuem excesso de confiança e ao ler o começo do enunciado acreditam já saber do assunto tratado. Leia o enunciado INTEIRO. Saiba que por trás da prova existe uma banca especializada em reprová-lo.

– Reflexão sobre a resposta correta antes de analisar as alternativas disponíveis

Antes de ler as alternativas disponíveis, tente encontrar a resposta correta por conta própria. Se a intenção de quem fez a prova é persuadi-lo a cometer um erro, antes mesmo de ler as pegadinhas, pense em qual seria a resposta correta.  Logicamente que esta técnica não se aplica a todas as questões, mas,sempre que possível, lembre-se de utilizá-la.

– Exclusão de alternativas que você julgar incorretas

As provas da OAB geralmente possuem duas alternativas que parecem estar corretas e outras duas que são mais fáceis de serem eliminadas. Se quando você ler o enunciado da questão, você não identificar de cara a alternativa correta, comece eliminando aquelas que certamente estão erradas e, trabalhando esta técnica, suas chances de acerto serão maiores.

 

Bom… Estas seriam nossas dicas de hoje.

Esperamos que você permaneça focado em sua preparação para o Exame da OAB e que consiga sua aprovação para a próxima etapa.

Lembrando sempre que você pode contar conosco para o que precisar!

Estamos juntos nessa luta!!!

 

Estudando para o Exame de Ordem?

Conheça nosso material exclusivo para você GABARITAR na 1ª Fase