Sete dicas para 2ª fase OAB

Sete dicas para 2ª fase OAB

7 dicas para 2ª fase da OAB

Com menos de 45 dias para a prova de 2ª fase da OAB, os examinandos aprovados na 1ª fase devem reforçar seus estudos para serem aprovados também nesta segunda etapa. Para a prova de segunda fase, os examinandos serão submetidos a 1 peça profissional e 4 questões dissertativas acerca da disciplina escolhida no ato da inscrição.

Para conquistar sua carteira da OAB, os examinandos aprovados na 1ª fase devem somar 6 pontos na prova de 2ª fase, sendo que a peça profissional vale 5 pontos e as 4 questões dissertativas valem 1, 25 pontos cada. Para aumentar suas chances de aprovação nesta segunda etapa, preparamos 7 dicas essenciais para você fazer uma prova tranquila e alcançar o grande objetivo de todo Bacharel em Direito recém formado.

 

Primeira dica para 2ª fase OAB

Pratique a resolução de questões dissertativas

Um dos erros mais comuns entre os examinandos que se preparam para a prova de segunda fase da OAB é focar exclusivamente seus estudos na peça profissional,negligenciando a importância das quatro questões dissertativas. Lembre-se que se você zerar nas quatro questões dissertativa você estará automaticamente reprovado e por isso estas questões merecem sua devida importância. Para estudar tanto para a peça profissional como para as questões dissertativas a opção de estudo mais assertiva é resolver as provas de edições anteriores do Exame de Ordem.

 

Segunda dica para 2ª fase OAB

Aposte sempre nos materiais mais atualizados

É bem comum entre os examinandos a reutilização de apostilas e demais materiais de estudo preparados para edições anteriores do Exame de Ordem. A atualização do material utilizado no estudo para a prova de 2ª fase da OAB é fundamental para o êxito do examinando. Como a OAB pode cobrar súmulas dos tribunais que saíram até a publicação do edital,a atualização do material de estudo é fundamental para alcançar um melhor desempenho na prova de 2ª fase.

 

Terceira dica para 2ª fase OAB

Aplique simulados para treinar o gerenciamento do tempo de prova

O tempo de prova é sempre um fator limitante. Aplique simulados com provas de edições anteriores do Exame de Ordem e cronometre o tempo de prova para ver se você está conseguindo gerenciar o tempo disponível. Somente através da aplicação de simulados que você saberá se você conseguirá resolver a peça profissional e as 4 questões dissertativas dentro do tempo disponível.

 

Quarta dica para 2ª fase OAB

Habitue-se ao material que você terá para o dia da prova

Você deve estar totalmente familiarizado com o material de consulta para ter maiores chances de aprovação na prova de 2ª fase da OAB. Lembre-se que no dia da prova você poderá utilizar apenas o código, sem anotações, apenas a legislação seca; e você deve estar habituado a utilizar este material para ser aprovado no XIII Exame de Ordem. O uso do índice remissivo das coleções Vade Mecum e dos códigos é o primeiro passo para que você se sinta confortável no dia da prova. A resposta para as questões dissertativas muitas vezes são encontradas em artigos do código e negligenciar esta fonte para consulta é aumentar o grau de dificuldade de sua própria prova.

 

Quinta dica para 2ª fase OAB

Termos jurídicos apresentados no enunciado podem ajudar sua resposta

Ao ler o enunciado da peça e das questões dissertativas circule os termos jurídicos que você encontrar no texto. São estes os termos que você encontrará no índice remissivo do código e que possibilitará a resolução de uma questão que você tenha maior dificuldade.

 

Sexta dica para 2ª fase OAB

Comece pela questão/peça que você sentir maior facilidade

Antes de começar a resolver a prova pela peça profissional,leia toda a prova. A melhor opção sempre é começar pelo que você tem maior facilidade,aqueles pontos “garantidos”. Depois de resolver o que tem maior facilidade, faça sua peça profissional (pois tem um peso maior no sua nota final em relação às questões dissertativas). Finalize sua prova com questões que você não sabe a resposta, ou possui maior dificuldade em responder. Muitos examinandos caem no erro de responder o mais difícil primeiro e acabam ficando com pouco tempo para as questões “garantidas”,diminuindo sua nota nestas questões.

 

Sétima dica para 2ª fase OAB

Não deixe nenhuma questão sem resposta

Na prova objetiva (1ª fase da OAB) só há uma alternativa correta, não existe meio termo. Apesar disto,na segunda fase você tem o certo e o meio certo. Essa nota quebrada, mesmo que seja 0, 25 poderá significar sua aprovação, fazendo uma grande diferença no resultado final de sua prova. Mesmo que você não saiba a resposta, procure termos do enunciado no código, cite artigos da legislação, mas em hipótese alguma não deixe a questão em branco.

 

Esperamos que você faça uma excelente prova!

Equipe Prova da Ordem