Controle Emocional no Exame da OAB

Controle Emocional no Exame da OAB

Dicas para aprovação no XIII Exame de Ordem

Faltam apenas 30 dias para a primeira fase do Exame de Ordem e você já deve estar com os nervos à flor da pele. Que a Prova da OAB é dificílima todos nós já sabemos e não adianta perder seu tempo com reclamações ou desculpas que você trará apenas energias negativas para seu ambiente de estudos e aumentará ainda mais o tamanho do obstáculo a sua frente. A grande verdade é que a regra do jogo é essa e você terá de enfrentar este desafio para começar sua carreira jurídica.

O dia da prova de 1ª fase se aproxima e você terá que se manter calmo e concentrado para conseguir ser aprovado para a próxima etapa. Para auxiliar nesta preparação emocional para o exame da OAB juntamos estes 5 exercícios de concentração e relaxamento que irão ter muita serventia em momentos de dúvida e do famoso “branco” que geralmente ocorre quando mais precisamos de nossa total concentração.

Queremos te ajudar nessa luta e por isso fizemos esta lista bem simples composta por 5 exercícios:

 

Aprender é melhor que decorar - criança estudando

Aprender é sempre melhor do que decorar!

Tenha sempre em mente que aprender é melhor do que decorar. Um dos maiores erros ao estudar determinada matéria é tentar memorizá-la ao invés de entendê-la. Busque a origem, porque funciona desta forma, como foi criada e aprenda como funciona. Só assim você estará realmente preparado.

 

Segmentar ou fracionar seus estudos

Segmente seus estudos para melhorar a aprendizagem.

Estudar toda a matéria necessária de determinado ramo do Direito sempre será muito mais desgastante e improdutivo do que se você fizer de forma fracionada, seja por capítulo, livro ou apenas uma seção de determinado material de apoio. Procure intercalar uma hora de estudo com 10 minutos de repouso mental, que pode ser um lanche, uma volta pela casa ou até mesmo uma ligação para amigos. A exaustão mental não ajudará seu aprendizado.

 

Exercícios de respiração e meditação ajudam na concentração

Exercícios de respiração ajudam manter a concentração.

Exercícios de respiração são muito simples e eficazes para intervalos entre o estudo. O efeito relaxante e o poder de concentração são inegáveis. O exercício de respiração que preparamos para vocês que se preparam para o XIII Exame de Ordem é bem simples: feche os olhos e respire mais profundamente e devagar que puder. Mantenha esse ritmo durante aproximadamente cinco minutos e ao término você estará muito mais disposto para dar continuidade aos estudos.

 

Praticar exercícios físicos

Pratique esportes que auxiliem a concentração.

A prática de esportes, além de ser uma atividade saudável, poderá lhe ajudar a obter melhores resultados nos estudos. Esporte trás disciplina, auxilia na concentração e auxilia a produção de endorfina, uma substância química que auxilia a memória, melhora o humor e alivia o stress, ou seja, tudo o que você precisa para sua preparação emocional.

 

Amigos e um dia de descanço, todos merecem!

Todos merecem um descanso, inclusive você!

Não pense que nesta reta final para a Prova da OAB você não poderá se dar ao luxo de um dia de descanso. Um dia de descanso na semana é algo muito valioso para sua saúde e sua vida social. Lembre-se que mesmo estudando para a OAB você ainda deve tirar um dia da semana para aproveitar a vida e rever amigos, se não, de que valeria tanto esforço?

 
 

Esperamos que com estas 5 dicas possamos contribuir para sua aprovação no Exame de Ordem. E que a prova da OAB é apenas um primeiro passo ruma a uma carreira de sucesso na área jurídica e, por isso, não há nada a se temer, pois este será seu primeiro grande desafio de muitos outros que irão surgir!

Por isto, desejamos um ótimo estudo e nos colocamos à disposição para lhe ajudar no que for preciso!

Boa prova a todos!

Equipe Prova da Ordem