Estudantes de Direito têm dificuldades de passar na OAB

Estudantes de Direito têm dificuldades de passar na OAB

Exame da OAB - Exame de Ordem - Logo OAB

 

O Exame de Ordem, prova obrigatória para que os bacharéis em direito possam exercer sua profissão, tem sido uma grande pedra no sapado dos estudantes de direito. Esta afirmação decorre de uma simples questão de estatística onde é mais provável a reprovação do que a aprovação no exame da OAB dado o crescente grau de dificuldade que vem sendo impresso no exame ao passar dos anos. 

Com índices de reprovação que atingem aproximadamente 80% dos candidatos, o Exame de Ordem vem sendo encarado como um grande desafio, tanto para os estudantes como para as instituições de ensino que devem cada vez mais aprimorar seus métodos didáticos para preencher sua participação neste seleto grupo dos 20% aprovados. Para algumas instituições o índice de reprovação é tão grande que nenhum de seus alunos consegue ser aprovado. Essa é a situação da Faculdade do Bico do Papagaio (Fabic), de Augustinópolis (TO), que não conseguiu aprovar nenhum candidato consecutivamente no 7º e 8º exame da OAB.

Em contrapartida,existem instituições de ensino que alcançaram o índice 88% de aprovação dentre seus alunos no 8º exame da OAB. Este é o caso da Universidade de São Paulo (USP), que aprovou 16 dos 18 participantes. Destoando deste bom desempenho, a Universidade do Grande ABC (UniABC), de Santo André,aprovou 8 de seus 192 alunos participantes, amargando um amargo índice de 4% de aprovação.

Como instituições de ensino tão próximas geograficamente conseguem obter resultados tão distintos no exame da ordem? Quais são as práticas que levam à aprovação? O que é estudado de diferente nestas instituições? Será que é possível melhorar o preparo dos estudantes de direito para melhorar seu desempenho no Exame da Ordem?

Visando auxiliar jovens estudantes de direito a ter maiores chances de passar no exame da OAB, foi lançado, em janeiro de 2013, o portal Prova da Ordem. Através deste portal, você tem acesso às últimas 83 provas aplicadas pela OAB,o que soma aproximadamente 10.000 questões de múltipla escolha para você estudar quando quiser, em qualquer hora do dia. Mas as inovações do portal não param por aí. Além das questões de múltiplas escolhas, os usuários do site ainda contam com questões comentadas, resumos, apostilas, material didático audiovisual e relatórios para análise de seu desempenho.

Os fundadores do portal garantem que o estudo através dos simulados gerados pelo sistema melhoram as chances de aprovação no exame da OAB, fruto da participação de professores universitários de instituições renomeadas na concepção do projeto. E como forma de garantir a eficácia do estudo através do sistema, o portal Prova da Ordem concede 5 dias de acesso gratuito a qualquer estudante de direito. Faça seu cadastro agora mesmo e não perca mais tempo! Estude para o Exame de Ordem com quem entende de aprovação!

 

 

Está buscando sua aprovação no Exame da OAB?