Técnicas para Questões Objetivas (1ª Fase OAB)

Técnicas para Questões Objetivas (1ª Fase OAB)

Técnicas para aprovação em provas objetivas - 1ª fase OAB

A data da prova de 1ª fase do Exame de Ordem se aproxima e com o objetivo de auxiliar sua preparação para esta etapa tão aguardada e importante, preparamos algumas técnicas para melhorar seu desempenho em provas objetivas.

Que Exame de Ordem, tanto na primeira fase, como na segunda,é dificílimo todos nós já sabemos e não adianta perder seu tempo com reclamações ou desculpas que você trará apenas energias negativas para seu ambiente de estudos e aumentará ainda mais o tamanho do obstáculo a sua frente. A grande verdade é que a regra do jogo é essa e você terá de enfrentar este desafio para começar sua carreira jurídica.

Uma boa notícia sobre a primeira fase do Exame de Ordem é que ao menos a regra de “repescagem” já está válida, o que permite que o examinando reprovado na segunda fase aproveite a aprovação da primeira fase na edição seguinte do exame. Nossa dica é que você estude arduamente para fazer a prova de primeira fase apenas uma vez, possibilitando que você tenha duas tentativas garantidas para a prova de segunda fase! Então vamos passar as técnicas para viabilizar esta estratégia:

 

Elimine as alternativas que certamente estão erradas

Encontre a alternativa correta eliminando as erradas

Quando você tiver dificuldades para responder uma questão da prova objetiva da OAB (1ª fase),a melhor técnica para tentar acertar a alternativa correta certamente é eliminar as opções que você tem certeza que estão erradas, de forma a aumentar suas chances estatísticas de acerto.

Por exemplo: as questões da OAB possuem 4 alternativas de resposta. Se você não souber a alternativa correta e tiver que “chutar” uma entre as opções disponíveis, suas chances de acerto serão de 25% (considerando apenas uma análise estatística da situação), caso não elimine nenhuma das opções supostamente incorretas. Apesar disto, se você eliminar 2 questões que você sabe que estão erradas, suas chances de acerto num “chute” será 1 entre 2, ou seja, 50% de chance (considerando apenas uma análise estatística da situação).

 

Itens que você facilmente julga estarem corretos geralmente são “pegadinhas”

Pegadinhas - folhas com pontos de interrogação ?

Ao realizar uma análise nas questões da prova objetiva (1ª fase) do Exame de Ordem fica evidente a utilização de uma estratégia para testar seu conhecimento sobre determinado assunto: a mistura de afirmações corretas com algumas informações incorretas na mesma alternativa. Essa abordagem utilizada pela banca examinadora da OAB serve para confundir examinandos desatentos ou que não possuem completo domínio sobre a matéria tratada, portanto fique sempre atento a todos os detalhes das alternativas para não ser confundido.

 

A alternativa correta geralmente possui texto maior que as demais alternativas

Alternativa correta

Sem sobra de dúvidas, o Exame de Ordem é um tema de grande polêmica entre a maioria dos estudiosos das Ciências Jurídicas de forma geral. Em todas as edições do Exame da OAB são inúmeras as divergências sobre a forma como as questões são descritas e o critério utilizado na correção das provas.

Em virtude da grande polêmica acerca da correção das provas, a banca organizadora do Exame de Ordem necessita que as alternativas de resposta correta estejam impecáveis, primando pelo maior detalhamento das mesmas, com intuito de evitar o maior número possível de recursos para anulação de questões com veracidade questionável por um mero detalhe que tenha passado despercebido.

 

Afirmações que se repetem nas alternativas de resposta geralmente estão corretas

Repetição - imagem simétrica

Aumente sua atenção para afirmações repetidas nas alternativas de resposta das questões objetivas da Prova da OAB. Geralmente quando há repetição de uma afirmação (em 2, 3 ou 4 alternativas) é porque esta afirmação está correta.

Por exemplo: se fosse feito o seguinte questionamento “Quais são as cores da bandeira do Brasil?” e a afirmação da COR VERDE estivesse presente em 3 ou 4 alternativas de resposta é porque esta afirmação provavelmente deve estar correta.

 
 

Esperamos que com estas 4 técnicas possamos contribuir para sua aprovação no XIII Exame de Ordem. E que a prova da OAB é apenas um primeiro passo ruma a uma carreira de sucesso na área jurídica e, por isso, não há nada a se temer, pois este será seu primeiro grande desafio de muitos outros que irão surgir!

Por isto, desejamos um ótimo estudo e nos colocamos à disposição para lhe ajudar no que for preciso!

Caso você tenha curtido nosso material, seja um parceiro do site e nos ajude a crescer sempre mais!

Boa prova a todos!

Equipe Prova da Ordem