Conheça a Estratégia de Resolução da Prova de 2ª Fase OAB Mais Eficaz

Conheça a Estratégia de Resolução da Prova de 2ª Fase OAB Mais Eficaz

Conheça a Estratégia de Resolução da Prova de 2ª Fase OAB Mais Eficaz

O sucesso na prova prático-profissional passa, necessariamente, por uma boa Estratégia de Resolução da Prova de 2ª Fase OAB.

Desde que a FGV assumiu, houve aumento considerável no volume de texto dos enunciados, e, consequentemente, a prova ficou mais extensa, exigindo uma gestão de tempo e plano de execução mais ágil ⏳.

Essa mudança no perfil da prova pegou muita gente de surpresa, resultando em verdadeiro desastre no número de aprovados.

Nessa ocasião, em direito do trabalho, por exemplo, professores de cursos preparatórios vieram a público assumir que não conseguiriam concluir a prova no espaço e tempo disponíveis em solidariedade com seus alunos.

Passado o auê todo, a única saída foi adaptar-se à nova realidade. Foi então que ganhou ênfase o estudo e aperfeiçoamento de uma nova Estratégia de Resolução da Prova de 2ª Fase OAB para contornar esse novo obstáculo.

Diante disso, aqui no Curso Prova da Ordem, ao longo dos anos testando e recebendo feedback de nossos alunos, encontramos uma verdadeira fórmula para otimizar o tempo, organização e redação da peça, trazendo um resultado muito mais eficaz 💪.

Vamos a ela.

Estratégia de Resolução da Prova de 2ª Fase OAB

1) Leitura e identificação da peça prático-profissional

O primeiro passo deve ser a leitura integral do conteúdo da prova 🕵️‍♂️. Isso equivale ao reconhecimento de campo/pista, feito pelos atletas.

Com isso, você terá um panorama do que terá que resolver e ficará mais tranquilo(a) – menos ansioso(a) – de modo geral.

Após a leitura da prova, o próximo passo a ser dado é a identificação da peça processual aplicável ao caso proposto pela banca.

Esse é um dos grandes pesadelos dos examinandos na 2ª fase, e não poderia ser diferente, já que errar a peça elimina qualquer possibilidade de aprovação.

Por isso, leia com atenção o enunciado, destacando todos os pontos importantes (nomes, locais, datas, termos jurídicos, etc.) e busque identificar no problema prático-profissional apresentado, em qual fase o processo se encontra, o que auxilia na delimitação das peças possíveis.

Com a identificação da peça, você sentirá que um peso enorme saiu de seus ombros e você estará pronto(a) para seguir adiante!

2) Análise das Questões

Superada a etapa anterior, é chegado o momento de avaliar as questões.

Muitos esquecem da importância das questões, mas, somados os pontos de todos os itens, elas possuem valor equivalente ao da peça. Portanto, para ter sucesso na 2ª fase, as questões não podem ser negligenciadas.

Cada uma das quatro questões dissertativas possui, em regra, dois itens cada uma. Ou seja, você deverá responder não quatro, mas oito questionamentos.

Dentre eles, haverá alguns fáceis, outros médios e difíceis. Ao realizar uma leitura atenta, você conseguirá definir qual o nível de dificuldade correspondente de cada um deles.

E aí é que entra o “pulo do gato” dessa análise das questões para sua estratégia de resolução da prova de 2ª fase OAB.

Nas questões que você identificar, de cara, que sabe sobre o que se trata, faça um esboço simples da resposta imediatamente.

📍 Questão 01 – XXIX Edição – Direito Civil

a) A obrigação estava vencida na data em que Lúcio entrou em contato com Roberto? Lúcio poderia ter exigido a apresentação de garantia por parte de Roberto?

Exemplo de anotação rápida: Não. Art. 592, inciso II, do CC.

Repita isso em todos os itens que você tiver conhecimento e consiga responder com certa facilidade.

Com isso, você diminui a hipótese de errar algo que sabia devido ao cansaço posterior, bem como, já adianta um pouco do trabalho para poupar tempo, esforço mental, além de amenizar a carga de estresse.

Já nas questões que você não souber a resposta ou julgar que tomarão um pouco mais de tempo para que seja encontrado o fundamento, deixe para depois.

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado

3) Volte para a peça, monte seu esqueleto e faça sua redação

Agora é chegado o ponto crucial da nossa sugestão de estratégia de resolução da prova de 2ª fase OAB, o momento de matar de uma vez por todas a peça processual.

Para tanto, já identificada a peça, monte o seu esqueleto ✍️💀.

Uma vez que não há tempo para redação de um rascunho completo, essa é a maneira mais eficaz de se estabelecer uma linha de construção da peça, bem como de garantir que nenhum item ficará de fora durante sua redação no caderno definitivo.

É uma espécie de “resumo de rascunho”, só que melhor.

Mas não se engane, é nesse momento que você realmente irá “queimar neurônios” encontrando o que é pertinente para cada item do seu esqueleto. Depois, bastará passar a limpo.

Se você não está familiarizado(a) com a técnica da construção de esqueleto da peça e questões, recomendo a leitura da publicação linkada logo abaixo.

👉 Estruture um esqueleto para Peça na 2ª Fase da OAB

Após encontrar e estruturar toda a fundamentação, parta para redação da peça no caderno definitivo.

4) Faça o esqueleto e resolva as questões

Superada a peça, é hora de dar a atenção total às questões.

Comece pela estrutura (esqueleto) e redação no caderno definitivo das questões mais fáceis, aquelas que você previamente já anotou a resposta ou que você possui conhecimento suficiente para encontrar rapidamente a fundamentação.

Depois, parta para as questões de nível médio e difícil (nessa ordem).

E, o mais importante, mantenha a calma independentemente da situação que se apresente. Blinde-se 🙏! Estar bem emocionalmente, antes e durante a prova, é metade do que precisa para passar.

Todas as respostas estarão no código, lembre-se sempre disso.

Essa é nossa sugestão de estratégia de resolução da prova de 2ª fase OAB, mas nada impede que você trace a sua ou faça ajustes que se adequam melhor ao seu estilo.

Estou sempre repetindo aqui no curso que “Ter alguma estratégia é melhor que estratégia alguma”. Por isso, o importante mesmo é que você tenha um roteiro previamente definido e o siga.

Na 2ª fase da OAB, em que cada minuto é precioso e faz diferença, você não pode se dar ao luxo de perder 10, 20 ou 30 minutos decidindo como proceder.

Ou seja, o indispensável é chegar na prova sabendo exatamente o caminho a ser seguido durante sua execução.

Boa prova 🍀!

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado