Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Diferença entre Tática e Estratégia para OAB
Avatar Lucas Avila

por

Advogado, especialista na Prova da OAB e técnicas de estudo. Atuou como Juiz Mediador do Tribunal de Mediação e Arbitragem do RS - Professor de Direito Civil e Processo Civil em cursos preparatórios para Concursos (Exattus - Uruguaiana/RS e Cursos Elite - Itajaí/SC) e criador de conteúdo para Estudantes de Direito há mais de 8 anos.

Diferença entre Tática e Estratégia para OAB

Ao invés de ler toda a matéria, que tal ouvi-la? Experimente no player abaixo:

Inicialmente, você precisa internalizar que Tática e Estratégia para OAB são conceitos bastante distintos.

Como já disse o Campeão Mundial de Xadrez por mais de 15 anos, Garry Kasparov:

“As palavras ‘estratégia’ e ‘tática’ são, rotineiramente, intercambiáveis; um desperdício de muitas diferenças valiosas.”

Assim como no xadrez, superar o Exame de Ordem é um processo que envolve diversas jogadas. Cada uma delas é baseada em uma circunstância da vida que se apresenta durante a preparação.

Ou, muito antes de Kasparov, o estrategista chinês Sun Tzu, autor do livro “A Arte da Guerra“, afirmou que:

“(…) todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas.”

Dessa forma, entender essa diferença é fundamental. A confusão conceitual entre “estratégia” e “tática” faz com que muitos sigam por um caminho diante de uma determinada situação, quando, na verdade, para alcançar a aprovação, deveriam ir em outra direção.

Além disso, se você vem de duas ou mais reprovações, já deve ter percebido que, para passar na OAB, é preciso de algo mais do que o simples ato de estudar.

É nesse ponto em que os detalhes que distanciam “Tática” de “Estratégia para OAB” entram e fazem diferença.

Aconteceu comigo, e se eu tivesse entendido isso antes, certamente teria amargado menos reprovações.

Por isso, neste post, irei demonstrar como e quando esses elementos podem ser inseridos em sua preparação e execução da prova para lhe conduzirem à aprovação na OAB.

O que é Tática na OAB?

Com efeito, táticas são uma série de ações e recursos que irão ajudá-lo a alcançar os objetivos que compõem a estratégia.

No futebol, por exemplo, um dos objetivos é marcar gols, que se superiores aos do adversário, levam o time à vitória. Os gols são buscados por meio da execução de várias táticas.

Ou seja, as táticas são elementos que compõem a estratégia.

Quando o assunto é estudar, táticas são, por exemplo, as formas como você escolhe para estudar os conteúdos, o conjunto de técnicas de estudo para o enfrentamento dos temas e disciplinas.

Ex.: Estudar o CDC por meio da leitura da lei seca e resolução de questões; estudar Direito Civil assistindo a videoaulas e resolvendo questões; realizar um simulado por semana, etc.

Ou seja, com a execução desse conjunto de táticas, em curto prazo você irá alcançar os objetivos intermediários (vencer determinado tema ou disciplina, por exemplo), para então alcançar seu objetivo principal – que é a aprovação.

O que é uma Estratégia para OAB?

A Estratégia para OAB, por seu turno, começa muito antes de qualquer movimento de estudo propriamente dito.

Ou seja, estratégia é o que você faz ANTES de estudar.

Você começa a sua estratégia para OAB quando visualiza o calendário da OAB para o ano e entende exatamente o prazo que você terá para estudar.

Bem como, ao entender a ordem das disciplinas na prova, qual o número de questões que cada uma ocupa na prova e os assuntos mais recorrentes.

Quando você pega todas essas informações e organiza suas táticas, então você estará montando sua estratégia para OAB.

O nosso Roteiro de Estudos para 1ª Fase é um exemplo de Estratégia, pois é baseado nos assuntos mais cobrados ao longo do tempo, e indica como tática o estudo diário de determinados temas através da resolução de questões.

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

E como isso pode me ajudar?

Agora que você já conhece a diferença conceitual entre “Tática” e “Estratégia para OAB”, vamos aos pontos em que isso tem relevância na condução de sua preparação.

O primeiro exemplo que gostaria de trazer é o de examinandos que trocam de roteiro em roteiro de estudos que lançamos.

Aqui, no Curso Prova da Ordem, divulgamos nosso roteiro nos formatos 120, 60, 90 e 30 dias.

O que alguns fazem? Começam a estudar utilizando o de 120 dias, depois, quando sai o de 90 dias, trocam por ele e assim por diante.

Ou seja, estão trocando, no mínimo, quatro vezes sua estratégia durante a preparação.

Imagino que isso seja fruto da busca por segurança. Usar sempre “a melhor estratégia”. Na verdade, isso é totalmente errado.

O nosso roteiro de estudos mais completo é o de 120 dias. Todos os outros contêm supressão de conteúdo e temas para poder privilegiar os mais relevantes dentro dos dias disponíveis.

Dessa forma, se você começou por ele, vá com ele até o final!

Não importa se o colega ou o estudante de instagram está jogando ao vento que seus resultados são “X”, ou “Y” com a estratégia para OAB “Z”. Seja fiel à sua.

Por isso, ao elaborá-la, dedique o tempo que for preciso, exatamente como ensina a célebre frase de Abraham Lincon:

“Se eu tivesse 8 horas para cortar uma árvore, gastaria seis afiando meu machado.”

Ou seja: estudar para o Exame de Ordem não deve ser uma corrida de fuga desesperada em que você muda completamente de rumo a qualquer instante, mas, sim, como enfrentar uma maratona, que exige planejamento para superar cada etapa do percurso e bastante treino.

Trocar de estratégia durante a preparação, portanto, é algo arriscado.

Mude de Tática, mas não de Estratégia para OAB

Todavia, uma mudança de tática é possível e, algumas vezes, saudável.

Se você perceber, por exemplo, que o estudo apenas através de videoaulas para o estudo de determinada disciplina não está trazendo bons resultados nos simulados, você pode mudar ou incrementar essa tática.

É o que podemos chamar de plano de contingência. Se algo não está dando certo, podemos realizar uma ação para reverter esse quadro específico.

Significa responder a uma adversidade, mudando de tática, mas se mantendo fiel à estratégia (organização das táticas), sem grandes alterações.

Quanto a isso, não há problema!

O problema é a mudança da maioria das táticas que compõem a estratégia, ou da estratégia completamente.

Se tiver que escolher, mude de tática, mas não de estratégia.

Mas se a estratégia não estiver funcionando, devo mudá-la?

A resposta é não. Caso seja necessário, deixe para fazer isso somente após a prova.

Para mensurar e identificar onde você pode melhorar sua estratégia para OAB, é preciso mantê-la. Senão, não terá como avaliar.

E sem saber em que pode melhorar, provavelmente cometerá os mesmos erros e alcançará os mesmos resultados.

Assim é no Xadrez, no Futebol, na Guerra e, da mesma forma, na preparação para o Exame de Ordem.

Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

📚 Combo de Apostilas para OAB

Material COMPLETO para sua Aprovação na OAB. São 24 apostilas digitais com 50% de desconto! Ao fazer a compra do material, você ainda ganha 4 brindes exclusivos e tem direito às atualizações das apostilas pelo período de 12 meses. Ou seja, a garantia de material sempre atualizado e de qualidade, algo essencial para uma boa preparação. Ficou interessado(a)? Adquira o Combo de Apostilas do Curso Prova da Ordem por apenas 12x de R$ 18,88 no cartão de crédito ou R$ 189 no boleto.

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas →

Confira também:

👉 Qual área paga mais no Direito?

👉 Conheça a Estratégia de Resolução da Prova de 2ª Fase OAB Mais Eficaz

👉 Quantidade de Questões por Matéria no Exame OAB

Referências:

[1] TZU, S. A Arte da Guerra. São Paulo: Record, 2006.

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.