Para sua Organização nos Estudos para OAB, Papel e Caneta é Suficiente!

organização nos estudos para exame da OAB
Se para organizar melhor a sua rotina de estudos você já recorreu às agendas online, diversas opções de aplicativos organizacionais, gadgets eletrônicos de todo tipo e só o que você conseguiu foi acabar ainda mais desorganizado, esta publicação foi escrita para você!!
 
Acredite, com apenas um caderno em branco e uma caneta, é possível otimizar sua organização nos Estudos para OAB de forma tão eficiente quanto se fizesse uso de todas as parafernalhas ferramentas eletrônicas ao mesmo tempo! Não funciona para todo mundo, mas se você faz o tipo criativo e tem dificuldade para se adaptar a era da tecnologia para estudar, esse pode ser o caminho ideal para você.
 
A proposta do método Bullet Journal (BuJo), idealizado por Ryder Carroll, designer de produtos digitais, é simples, trazer um sistema analógico para a era digital. Ele propõe que com um simples, bom e velho, papel e caneta, você pode colocar a sua vida no lugar, além de se distanciar das ansiedades e distrações que o mundo tecnológico proporcionam e, assim, alcançar um nível de organização ainda maior.
 
Sem falar que por se tratar de um método convencional – mais lúcido – funciona quase como uma terapia. No guia de uso oferecido no site oficial do projeto, é apresentado um planejamento que segue a ordem do maior para o menor. Em que você pensa no ano, depois mês, então semana e, por último, o seu dia.
 
Além de estimular a criatividade do usuário, o BuJo adapta-se a qualquer projeto, principalmente para melhorar sua Organização nos Estudos para OAB.
 
E para que você entenda um pouco mais sobre este método e possa começar o seu BuJo, farei uma introdução sobre cada ponto que deve ser observado para a sua confecção e você perceberá como está técnica poderá salvar sua Organização nos Estudos para OAB.

1 – Faça uma Lista de Tarefas da Semana em sua Organização nos Estudos para OAB

Ao início de cada semana, pense no que você pretende realizar até o final dela, sem determinar datas, apenas pontuando para posteriormente dividir no tempo disponível.
 
No seu caso, que estuda para Exame da OAB, estabeleça quais matérias você pretende estudar durante esta semana e depois distribua em ordem de prioridade em cada um dos dias disponíveis.
 
 

2 – Separe uma página para seus objetivos e método de estudo

Também é interessante que você disponha, em uma folha separada, um destaque para o seu objetivo (Aprovação no Exame de Ordem) e o método que você está utilizando.
 
 

Abordando este tópico de forma Prática

 
Objetivos: Realizar no mínimo 20 simulados até a prova; Assistir todas as videoaulas do meu cursinho; Estudar 4 horas por dia.
 
Método: resolução de questões online + videoaulas + leitura doutrina + legislação em áudio + Apostilas e Resumos.
 
 

3 – Acompanhar hábitos e tarefas diários

Este tópico do seu BuJo é destinado a um tipo de diário de hábitos e tarefas realizadas. Nele, você irá apontar tudo o que fez durante o dia (Ex.: Dormi depois do almoço; Estudei; Limpei a casa; fui ao Cinema; Resolvi 80 questões; Li 80 páginas etc.). Não importa se você deixar uma coisa ou outra de fora, mas anote aquilo que você julgar relevante para ser apontado.
 
Com isso, você será capaz de visualizar e acompanhar melhor o que você faz durante o dia, para que posteriormente consiga avaliar com maior precisão o porquê de ter rendido mais o seu estudo em determinado dia; ou mesmo o porquê de não ter sido tão produtivo, baseando-se na análise dos dados coletados.
 
Esta é uma boa forma também de avaliar seu progresso e manter sua conexão com o seu BuJo.

4 – Usar códigos de cores e lembretes

Em se tratando de um método organizacional mais criativo, também é recomendado que no uso do seu BuJo você utilize livremente adesivos ou canetas coloridas. Dividir as tarefas por cores ajuda a separar categorias de tarefas (matérias mais e menos importantes para ser estudada, por exemplo).
 
Além disso, o uso de cores e códigos personaliza o seu ambiente de anotações, fazendo com que você tenha maior intimidade e agilidade na hora de buscar alguma informação na sua agenda.
 
 

5 – Centralize a sua organização

Por ser uma plataforma livre e totalmente customizável, o BuJo é perfeito para que você não deixe as suas ideias, projetos, planejamentos e anotações espalhadas em diversas agendas ou ferramentas de anotações virtuais; o que dificulta sua busca e edição no dia-a-dia.
 
Para tanto, basta você colocar um título em cada página do seu BuJo e pronto!
Simples e, acredite, muito libertador.
 
 
Se você gostou da ideia e quiser buscar por sugestões de organização e utilização do seu BuJo, basta fazer uma simples busca com as palavras-chave “Exemplos Bullet Journal” no Google, que você irá encontrar milhares de adeptos deste método compartilhando dicas e fotos dos seus caderninhos analógicos na internet.
 
E lembre-se, o BuJo não possui um formato específico, você pode fazê-lo como achar melhor, de forma totalmente livre!
 
Aproveito, ainda, para deixar um vídeo elaborado pelo próprio idealizador do Bullet Journal para ilustrar um pouco melhor sua proposta.
 


(Legendas em português disponíveis)
 
Página Oficial do Método BuJo

 
 
Gostou desta dica de Organização nos Estudos para OAB? Deixe nos comentários.
 

Combo de Apostilas para OAB

Ter um material base para nortear seus estudos é essencial para um bom desempenho na Exame da OAB e você não tem tempo a perder, utilize sempre materiais de qualidade e ATUALIZADOS!

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas

 
 

Deixe seu Comentário