Sete Coisas para fazer na véspera do Exame da OAB

Sete Coisas para fazer na véspera do Exame da OAB

Sete coisas para se fazer na véspera da prova da OAB

O dia que antecede a prova da OAB é um dos mais importantes. Um dia de bastante ansiedade, nervosismo, pessimismo e frio na barriga. O que você faz e como lida com tudo isso durante este período pode ser decisivo entre a aprovação ou reprovação.
 
Trarei algumas dicas do que fazer na véspera do exame de ordem para que você tire o melhor proveito deste derradeiro solstício e possa tomar as atitudes certas para enfrentar da melhor forma o desafio do final de semana.
 
Vamos às dicas:
 

O que fazer na véspera do exame de ordem

 

1 – Alimente-se bem

 
Já falei sobre a importância da alimentação na preparação para o exame da OAB  aqui no Prova da Ordem, e com certeza esse é um dos cuidados mais importantes que o candidato deve ter. Além da alimentação ter influência no rendimento do seu raciocínio durante a prova, ter um problema de estômago na hora da prova pode trazer prejuízos de várias ordens.
 
Por essa razão, evite alimentos pesados ou diferentes daqueles que você costuma comer para não ter nenhuma surpresa. Para maiores detalhes sobre a alimentação recomendada durante a preparação clique aqui.
 

 

2 – Verifique documentação, local de prova e material

Por incrível que pareça há muitos candidatos que deixam para confirmar o local de prova apenas no dia em que ela ocorre, o que é um erro. Normalmente a prova é aplicada nos mesmos locais, mas sempre haverá a possibilidade de, por qualquer razão, ter alguma alteração. Confirmar um dia antes não custa nada, traz tranquilidade e pode evitar surpresas desagradáveis.
 
Se você não conhece a cidade, aproveite o dia anterior para conhecer o trajeto até o local do exame.
 
Percorrer o trajeto inteiro com o mesmo transporte que usará no dia também é uma boa dica. Preste atenção em possíveis eventos que podem acontecer nas imediações da prova. Com estas informações você terá uma ideia muito aproximada da estimativa de tempo para chegar até o local da prova. Planeje-se para chegar com antecedência de, no mínimo, 30 minutos.
 
Também aproveite a véspera para conferir onde está o seu documento de identidade (RG, CNH, CTPS ou outro documento válido como identidade) e as canetas esferográficas transparentes, de tinta preta ou azul, que você irá usar. O ideal é levar três canetas: a que você vai usar; a reserva; a reserva da reserva. Já dizia o ditado: o seguro morreu de velho.

 
 

3 – Pare de estudar

Aprender exige tempo e um esforço mental considerável. Logo, evite tentar aprender temas que lhe exijam muito no dia que antecede à prova. O que não significa, é claro, que você não pode revisar os seus apontamentos e memorizar macetes de temas relevantes e de maior incidência no exame de ordem. Estas são ações válidas e recomendadas, bem como participar daqueles eventos de revisão de véspera que são realizados por cursos preparatórios para o exame de ordem e universidades.

 
 

4 – Evite álcool e programas cansativos

Bom, este é apenas um reforço. Tudo bem que você descontraia um pouco para aliviar o nervosismo, mas sem excessos. Não decida escalar uma montanha, correr uma maratona, virar a noite em uma festa, logo agora. Dê prioridade para programas relaxantes e que lhe exijam pouco, tanto do físico quanto mentalmente. Troque a balada por um filme ou jantar e o álcool por um delicioso suco natural.
 
 

5 – Não brigue

Com a elevação da ansiedade e stress em virtude do dia D, o indivíduo fica mais suscetível à variações de humor e, consequentemente, há uma maior chance do candidato entrar em atritos com a família, cônjuge, companheiro(a), namorado(a), amigos e quaisquer pessoas que você tenha contato. Esse não é o momento. Afaste-se de qualquer possibilidade de discussão ou situações que lhe tragam desequilíbrio emocional.

 
 

6 – Medite sobre a prova

Concentre-se e visualize o dia seguinte, com tudo dando certo. Imagine-se em plena paz consigo mesmo no momento da prova. Pense certezas e não dúvidas. Alimente pensamentos positivos com relação ao certame. Esta não será a última prova que você haverá de fazer na vida, mas possivelmente o último exame de ordem, tenha isso em mente. E, muito importante, respire fundo.
 
 

7 – Durma bem

Estudos já comprovaram que o ser humano deve dormir, no mínimo, 8 horas por dia para garantir a plenitude de suas capacidades físicas e mentais durante o dia. Logo, para ter um melhor desempenho no exame de ordem você deverá estar em dia com o seu sono. Durma cedo e não esquente se você se estender um pouco mais na cama no domingo.
 
Tenham todos uma boa prova.