Reprovou no XXI Exame OAB? Confira Três importantes Reflexões!

Reprovou no XXI Exame OAB? Confira Três importantes Reflexões!

reprovação no XXI exame de ordem
A XXI Edição do Exame de Ordem tinha tudo para ser uma prova tranquila, sendo exatamente este o sentimento da maioria sobre o certame até o instante em que foi divulgado o gabarito preliminar da 1ª fase e começaram a surgir os comentários professores de cursos preparatórios e dos candidatos de todo Brasil nas redes sociais.
 
Para a maioria a 1ª fase do XXI Exame de Ordem foi um verdadeiro terror, não só pela dificuldade, mas, também, pelas diversas questões que estão sendo postas em xeque.
 
O resultado disso foi uma horda de insatisfeitos, candidatos que estudaram e que se sentem injustiçados diante de questões que, teoricamente, eles erraram mas deveriam ter acertado. A FGV chegou a tentar amenizar a situação, anulando duas questões antes mesmo da abertura do prazo recursal, algo que não adiantou muito, dado o tamanho de examinandos com baixo rendimento nesta que, sem sombra de dúvidas, foi a prova mais difícil dos últimos anos.
 
Por isso, na intenção de trazer algumas palavras de motivação para quem está na turma dos que estão estupefatos diante desta prova, aguardando pela lista definitiva de aprovados, trarei três coisas que você deve pensar sobre o seu desempenho no XXI Exame de Ordem para tomar uma decisão eficiente a partir de um mau resultado.

1 – Acredite, o Exame de Ordem é só mais uma prova

Eu sei… eu sei… nesse momento tudo o que você mais gostaria que tivesse acontecido era ter alcançado os 40 acertos e estar totalmente focado para 2ª fase da OAB. Mas você deve entender que a prova da OAB é a porta de entrada, ao mesmo tempo que é apenas a ponta do iceberg dos desafios que o mundo jurídico reserva aos aspirantes da advocacia.
 
Reprovar no exame de ordem, acredite, não é o fim do mundo.
 
A partir do instante em que você for aprovado, nada mais fará diferença. Tão pouco o número de vezes que você reprovou, ou a quantidade de acertos que você fez na 1ª fase ou até mesmo a nota da prova prático-profissional. Será a sua carteira da OAB na mão e nada mais importará. É hora de levantar a cabeça e traçar uma nova meta nesse projeto de aprovação.
 
 

2 – Reprovou? Adote uma postura proativa a partir de AGORA!

Recebi diversas mensagens de candidatos contando sobre o anseios e sofrimentos que a reprovação na prova da OAB lhes afligia, notadamente nesta edição. A maioria esperançosa com 4 anulações diante dos gritantes equívocos da OAB.
 

Existe chance de termos mais alguma anulação? Existe. Quanto de chance? Eu não contaria com isso, embora esta possibilidade exista até a divulgação da análise de recursos interpostos.

 
Esse deve ser o seu raciocínio nesse momento. A melhor postura a ser adotada neste momento é você não contar com mais nenhuma anulação e, o mais rápido possível, retomar os estudos como se essa prova sequer tivesse existido. O seu foco deve ser manter a calma e continuar construindo o seu universo de conhecimento, algo que lhe será útil para a vida toda!
 

3 – A maioria dos candidatos reprovados somam entre 36 e 39 acertos

Você provavelmente já deve ter conversado com muitas pessoas – ou ser uma delas – que afirmam ter ficado muito perto de ser aprovado na primeira fase, carecendo apenas de algumas anulações para que isso se concretizasse. Mas que no entanto, ao final, por injustiça (e há grandes chances dele(a) ter razão), não aconteceu. E, por isso, ele(a) reprovou.
 
Essa história lhe parece familiar?
Bem provável que sim. E isso acontece porque a maioria dos candidatos reprovados na 1ª fase da Prova da OAB, segundo dados de pesquisa realizada pela FGV, ficam muito próximos da margem de acertos necessárias para avançar de etapa. Ou seja, faltou realmente MUITO POUCO para a aprovação na 1ª fase, o que fomenta ainda mais o sentimento de injustiça e outros pensamentos obscuros que circundam nossa mente nesse momento.
 
Porém, o custo/benefício de amargurar a reprovação por pouco é muito baixo, sendo bem mais produtivo que você faça uma análise fria de como foi a sua preparação e como estava o estado emocional e outros diversos fatores que agiram durante o seu processo de preparação.

 
Esses são três exemplos de questionamentos essenciais para que você considere se preparar ainda melhor para a próxima edição e, dessa vez, ser aprovado na 1ª fase com folga e não precisar de nenhuma anulação.
 
Confira também: Seis virtudes recorrentes no Perfil de Aprovados no Exame da OAB.
 
Bola para frente.
Bons estudos!
 
 

Sua Aprovação não foi dessa vez?

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.