Seis virtudes recorrentes no Perfil de Aprovados no Exame da OAB

Seis virtudes recorrentes no Perfil de Aprovados no Exame da OAB

Enquanto a maioria apenas estuda para o Exame de Ordem como se fosse apenas mais uma prova, há os que percebem a importância de alguns pormenores que têm influência determinante no resultado final da prova. Examinandos com esta percepção possuem vantagem durante a preparação e saem na frente dos demais estudantes na corrida pela vermelhinha.
 
Por essa razão, após acompanhar, ao longo de 6 anos, diversos quadros de candidatos (aprovados, reprovados, desistentes e persistentes), abaixo elencarei seis competências comuns entre aqueles que costumam se sair bem no exame de ordem.
 
Senão vejamos:
 
 

1 – Curiosidade pelo sistema do Exame de Ordem

O candidato que é aprovado no exame de ordem possui uma postura de descoberta sobre o certame, questionando suas certezas ininterruptamente, experimentando diversas técnicas e encontrando a melhor forma de se preparar. É o candidato que não se dá por contente com as informações que possui, sempre buscando mais.
 
É uma inquietude nata.

2 – Determinação

O candidato que é aprovado no exame de ordem não se sente confortável jamais e não tem medo de submeter os seus conhecimentos à prova o máximo possível! A dificuldade não lhe assusta, mas, sim, estimula seu ímpeto e vontade de se preparar para a prova cada vez mais. Possui a consciência de que não importa quantas vezes tenha que tentar, alcançará o seu objetivo.
 
 

3 – Engajamento

Estar em constante atualização e envolvimento com tudo que está relacionado ao certame é um dos diferenciais daquele que vai bem no exame de ordem. Estar engajado, resolver provas anteriores, comentar questões controversas com outras pessoas que também estão se preparando e realmente transformar o seu mundo no próprio exame de ordem, é um grande diferencial.
 
Estudar para o exame de ordem com a cabeça em outras ideias e objetivos é um passo atrás. O candidato que cria uma atmosfera de preparação com foco no exame de ordem sempre sairá na frente.
 
 

4 – Simplificar para ampliar

O exame de ordem conta com uma quantidade considerável de possibilidades que podem aparecer na prova, são 17 ramos do direito exigidos na primeira fase e bastante profundidade na segunda, o que faz com que a maioria dos estudantes tenha dificuldade para absorver o volume de conteúdo que poderá ser exigido. Por essa razão, aquele que tem insight, que consegue simplificar os temas complexos, tem ampla vantagem. A habilidade de síntese e abstração do conteúdo é requisito elementar de um bom desempenho.
 
Aquele que possui esta competência estuda muito mais coisas em muito menos tempo, agilizando o processo de revisão e amplificando a sua capacidade de cognição.



5 – Inteligência Emocional no Exame de Ordem

O estudo para o exame de ordem é traiçoeiro, cheio de altos e baixos. É uma prova que derruba os mais bem preparados candidatos e coroa muitos outros que não estão tão preparados quanto. E esta realidade encontra suporte no fator emocional. Não são poucos os que sucumbem diante da falta de ânimo que cerca o examinando durante a preparação ou da ansiedade diante da prova. Manter-se sempre alerta e disposto para enfrentar o dia da prova é muito importantee pode ser a diferença entre um resultado positivo ou negativo.
 
Estar motivado até o fim é indispensável, e quando o resultado é a reprovação mais ainda. Para se recuperar de uma queda é preciso lucidez, um olhar racional que é muito importante para que o candidato se mantenha firme na busca pela aprovação.
 
 

6 – Organização

Ser organizado é uma característica daqueles que enfrentam o exame de ordem com mais racionalidade. E não estou falando apenas de manter em ordem o local de estudos ou de uma boa organização do material. Mas, sim, daquele que é organizado como um todo, que possui um olhar “de cima” sobre tudo que envolve o exame de ordem, controlando suas ações e agindo com inteligência na hora da tomada de decisões.
 
Um bom planejamento faz com que tudo fique mais claro no momento da preparação e no dia da prova, além de manter a mente mais tranquila por saber que está seguindo um caminho certo e não ações aleatórias baseadas em fundamento algum.