Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Lucas Avila

por

Advogado, especialista na Prova da OAB e técnicas de estudo. Atuou como Juiz Mediador do Tribunal de Mediação e Arbitragem do RS - Professor de Direito Civil e Processo Civil em cursos preparatórios para Concursos (Exattus - Uruguaiana/RS e Cursos Elite - Itajaí/SC) e criador de conteúdo para Estudantes de Direito há mais de 8 anos.

Quem Pode Fazer OAB?

Ao invés de ler toda matéria, que tal ouvi-la? Experimente no player abaixo:

Quem pode fazer OAB? Essa é uma das dúvidas mais comuns em se tratando de Exame de Ordem.

Houve um tempo em que qualquer pessoa podia prestar o exame, depois começaram a surgir algumas restrições e hoje em dia há até certa complexidade para que se chegue a resposta exata para esta pergunta.

É um questionamento totalmente válido. E, por isso, nesta publicação abordaremos os principais pontos sobre quem pode e quem não pode fazer OAB, para que você tire essa dúvida de uma vez por todas.

Antes de iniciarmos nossas considerações, esclarecemos que esta publicação considera o regramento do edital da última edição do Exame de Ordem.

📌 Estou no sétimo ou oitavo semestre, posso fazer OAB?

Essa é, de longe, a mais popular das perguntas sobre quem pode fazer OAB. O acadêmico está na reta final do curso, lembra do Exame de Ordem e quer prestá-lo o quanto antes a fim de concluir o curso de Direito já com sua carteira da OAB garantida.

Para responder a esta questão, recorreremos aos itens 1.4.3 e 1.4.3.1 do edital. O primeiro estabelece que poderão prestar o Exame de Ordem aqueles que comprovarem:

  • Estar nos dois últimos semestres; ou,
  • Estar matriculado no último ano da graduação no primeiro (ou segundo, a depender da edição) semestre do ano corrente.

Portanto, no caso das inscrições do Exame de Ordem estarem abertas no início do ano e o estudante não estiver devidamente matriculado em um dos últimos dois semestres ou no último ano da graduação até o fechamento do respectivo semestre em que o edital foi publicado, não poderá prestar o certame.

Por exemplo: Se o edital for publicado em janeiro, o candidato deverá preencher este requisito até o último dia do 1º semestre, ou seja, 30 de junho.

É verdade que a OAB/FGV não tem como aferir a situação do candidato no momento da inscrição. Mas para contornar isso, o item 1.4.3.1 impõe possíveis sanções àqueles que declararem falsamente o preenchimento deste requisito.

👉 Confira Qual o Melhor Momento para Fazer OAB?

Isso nem sempre foi assim, mas OAB/FGV trouxe essa inovação claramente para evitar que acadêmicos muito precoces prestem a prova e, eventualmente, obtenham êxito, abrindo margem para questionamentos sobre a capacidade do certame para aferir a capacidade técnica para o exercício da advocacia.

Dessa forma, caso o candidato, mesmo assim, escolha submeter-se ao certame, estará sujeito às consequências do item 1.4.4.1 do edital, bem como poderá responder por crime de falsidade ideológica, além de estar sujeito à eventual processo de averiguação de idoneidade moral perante a OAB.

Na prática, o estudante consegue realizar a matrícula na prova, bem como qualquer cidadão que deseje realizar a prova, todavia, isso não é recomendado, pois as consequências são bem piores do que os benefícios.

Se você tem vontade de conhecer a prova, existem diversas alternativas mais seguras como, por exemplo, realizar um simulado OAB.

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

📌 Quem pode fazer OAB?

Os portadores de diploma estrangeiro.

Os portadores de diploma estrangeiro também podem prestar a prova, desde que na data prevista no edital, ele já tenha sido revalidado na forma prevista no art. 48, §2º, da Lei 9.394/96.

Ou seja, caso o candidato tenha se graduado no exterior, terá que revalidar seu diploma antes de submeter-se ao certame.

📌 Quem pode fazer OAB?

Ocupantes de cargo ou aqueles que exercem função incompatível.

A partir do art. 27 do EAOAB, você encontrar uma lista de atividades e funções incompatíveis com o exercício da advocacia.

Mesmo assim, a estes será facultado prestar o exame de ordem, mesmo que sua inscrição na OAB seja vedada enquanto perdurar a situação de incompatibilidade.

Em suma, são estas as perguntas mais corriqueiras sobre quem pode fazer OAB.

Caso você tenha alguma situação que não foi contemplada no texto, por favor, deixe nos comentários para que possamos respondê-lo(a) e deixar esta publicação cada vez mais completa.

Bons estudos.

Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

📚 Combo de Apostilas para OAB

Material COMPLETO para sua Aprovação na OAB. São 24 apostilas digitais com 50% de desconto! Ao fazer a compra do material, você ainda ganha 4 brindes exclusivos e tem direito às atualizações das apostilas pelo período de 12 meses. Ou seja, a garantia de material sempre atualizado e de qualidade, algo essencial para uma boa preparação. Ficou interessado(a)? Adquira o Combo de Apostilas do Curso Prova da Ordem por apenas 12x de R$ 18,88 no cartão de crédito ou R$ 189 no boleto.

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas →

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.