Qual o Melhor Momento para Fazer OAB?

Qual o Melhor Momento para Fazer OAB?

Melhor momento para fazer OAB
Dia sim e outro também alguém pergunta: Qual o Melhor Momento para Fazer OAB?

E não estamos falando do melhor momento dentro do calendário de provas, mas, sim, do melhor momento de vida ou do curso de Direito para realização da prova.

São dois principais perfis que chegam com esta dúvida:

  • Pessoas jovens no curso de Direito (Calouros e entusiastas que ainda não ingressaram no curso);
  • Pessoas que a muito tempo não estudam o Direito, ou nunca estudaram para OAB.

Conclui-se, portanto, que alguns possuem urgência para passar na OAB, enquanto outros deixam de lado a prova por algum tempo e depois voltam a ter interesse.

📌 Por que urgência para passar na OAB?

O Exame de Ordem só não é tão famoso quanto o próprio curso de Direito e, embora o primeiro não seja requisito do último, é impossível dissociá-los.

Apesar do curso de Direito não formar advogados, mas, sim, Bacharéis em Direito, que podem atuar de variadas formas com o conhecimento adquirido, advogar é, e sempre será, o principal ofício à disposição para quem concluiu a faculdade de Direito.

Por isso, ela acaba sendo a opção a priori da maioria que opta pelo curso e, consequentemente, muitos urgem pela obtenção da chancela da OAB o quanto antes para fazer parte de seus quadros e ingressar no mercado de trabalho.

📌 Por que pessoas deixam de lado o Exame de Ordem?

A despeito da urgência de alguns pela aprovação, outros deixam de lado o certame. Mesmo assim, cedo ou tarde e por razões diversas, muitos voltam a ter interesse.

Abaixo segmentarei as principais razões que costumo ouvir para justificar o porquê do Exame de Ordem ter sido deixado em segundo plano:

  • Trauma provocado por alguma(s) reprovação(ões);
  • Já possui atividade laboral; e,
  • Pretende ingressar diretamente no serviço público mediante concurso.

O interesse no certame retorna às vezes pela recuperação do ânimo para enfrentar novamente o certame, necessidade de novo emprego ou como uma segunda via à aprovação em concurso público – que nem sempre ocorre no tempo esperado.

Mas acho que a razão mais persistente seja a “Honra”.

E não importa se você já tem uma profissão de sucesso ou se o seu objetivo principal é ingressar no serviço público, onde quer que você vá, a pergunta “- Você já passou na OAB?”, irá lhe perseguir.

Quem já fez o curso de Direito sabe, passar na OAB torna-se questão de honra!

📌 Quem está no melhor momento para fazer OAB?

Considerando que cada indivíduo possui particularidades próprias, seria temerária a tentativa de trazer uma resposta que abarcasse todos sobre o melhor momento para fazer OAB.

Por isso, abaixo listarei circunstâncias a serem consideradas e algumas informações sobre o certame, a fim de municiá-lo(a) com elementos que possam lhe ajudar a decidir o melhor momento para fazer OAB.

📍 Quem pode fazer o Exame da Ordem?

Segundo o item 1.4 do Edital do Exame de Ordem, podem prestar o Exame de Ordem:

Quem pode realizar o Exame de Ordem

Dessa forma, conclui-se que podem realizar a prova da OAB:

  • Os bacharéis em Direito, mesmo que ainda pendente da colação de grau;
  • Os portadores de diploma estrangeiro devidamente revalidado;
  • Os estudantes de direito que estiverem no último ano do curso ou nos últimos 2 semestres — o que, em regra, corresponde ao 9º período.

Apesar de notícias de estudantes que foram aprovados no 2º, 3º ou 4º períodos, esta é uma prática que, em princípio, é vedada pelo Edital (conforme item 1.4.3.1 do edital, colacionado logo acima) e pode caracterizar o crime de falsidade ideológica.

Não há validade na aprovação do estudante de direito que não estiver no último ano do curso ou nos dois últimos semestres.

Aqui então fica o recado para os “OABeiros precoces” que ingressam na Faculdade de Direito já desejando realizar a prova: – Desencane da OAB.

É importante preparar-se com antecedência e informar-se sobre o certame, mas a OAB, neste momento, não deve ser seu objetivo principal.

Foque naquilo que o curso tem para lhe oferecer enquanto ciência jurídica e volte a preocupar-se com a prova quando estiver mais avançado e certamente será melhor momento para fazer OAB.

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

📌 Não sou novato(a) no curso, qual o Melhor Momento para Fazer OAB?

A resposta para esta pergunta será sempre: O quanto antes!

Independentemente de qual seja sua circunstância profissional ou de vida, a única maneira de ter chances de passar na OAB é realizando a prova. Quem não faz a prova, consequentemente, não tem chances de aprovação.

Parece óbvio, mas não fazer a prova é o principal agente distanciador que faz com que muitos sintam-se perdidos e sem saber por onde começar depois de um longo tempo sem estudar.

Quando não se enfrenta o certame, maior fica a fantasia do “monstro” do Exame da OAB. Quanto mais você desafiá-la, menor será a obscuridade que a cerca.

“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.” – Martin Luther King

Instagram Prova da Ordem - Frase de Martin Luther King

📍 Demandas acadêmicas, familiares e profissionais

Para encontrar o melhor momento para fazer OAB, muitos aguardam equilíbrio ou folga dos compromissos acadêmicos, familiares e profissionais para iniciar sua preparação. O que é um erro.

A prova da OAB exige bastante do candidato, mas, parafraseando o poeta, “O tempo não para” e aguardar pelo melhor momento para fazer OAB pode criar um lapso de tempo cada vez maior para o início da sua preparação e, consequentemente, deixá-lo mais distante da aprovação.

Independentemente dos compromissos que você tenha, tempo é você quem faz!

Você pode ter apenas 30 minutos disponível para estudo por dia, com organização e planejamento é possível alcançar êxito no certame da mesma forma.

📍 Tenho muito pouco tempo disponível, o que eu faço?

Antes de pensar no quanto tempo estudar, é salutar que você se pergunte, primeiro, como estudar.

E método de estudo com o melhor custo benefício tempo x aprendizado, sem dúvida, é a resolução de questões de provas anteriores.

👉 Confira Resolver Provas Anteriores da OAB ajuda na Preparação?

📌 Criando o melhor momento para fazer OAB

Você já deve ter ouvido o dito popular “A realidade é você quem faz”. Partindo dessa premissa, podemos construir o melhor momento para fazer OAB por conta própria!

Abaixo listarei alguns elementos que, presentes, são indicativos de que você está no melhor momento para fazer OAB:

  • Planejamento: a criação de um plano de estudos personalizado, definindo objetivos e metas, bem como buscando formas de reforçar as matérias em que apresenta maiores dificuldades;
  • Rotina de estudos: conseguir encaixar em sua rotina um momento para estudar;
  • Exercícios: estar convencido(a) da obrigatoriedade de realizar questões de provas anteriores e simulados para passar na OAB;
  • Material de estudo: possuir apostilas, livros e outros materiais específicos para complementar e dar suporte para sua preparação.

Se você contemplar estes quatro itens, é um grande indicativo de que você está no melhor momento para fazer OAB.

Senão, busque meios para contemplá-los e comece agora mesmo a construir seu próprio momento ideal para realizar a prova!

Bons estudos.

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado