Qual a Nova Data da 2ª Fase do XXV Exame OAB?

Qual a Nova Data da 2ª Fase do XXV Exame OAB?

Qual a Nova Data da 2ª Fase do XXV Exame OAB?
Qual a nova data da 2ª Fase XXV Exame de Ordem? Eis o que todos estão se perguntando neste momento.
 
Devido a dificuldade nacional de logística resultante da greve dos caminhoneiros e que atinge todo o território brasileiro, a OAB/FGV, ontem, dia 24/05, publicou um comunicado decretando a SUSPENSÃO DA 2ª FASE DO XXV EXAME DE ORDEM.
 
Atualização: No dia seguinte, exatamente como apostamos, a OAB/FGV divulgou que a nova data da 2ª Fase do XXV Exame de Ordem será dia 10/06. Confira o cronograma completo da 2ª Fase do XXV Exame de Ordem logo abaixo:
 
Nova Data da 2ª Fase XXV Exame
 
 
Não há dúvida de que isso é um choque para muitos que estavam “em ponto de bala” para prova de domingo.
 
Todavia, considerando o risco de muitos saírem prejudicados pela dificuldade de deslocamento e até mesmo da própria logística da aplicação do certame apresentar problemas, trata-se, ao nosso ver, de uma decisão acertada por parte da instituição.
 
Há uma verdadeira lacuna em relação ao que virá pela frente, mas trarei resposta para algumas das principais dúvidas que estão inquietando todos que aguardam saber qual nova data da 2ª Fase XXV Exame de Ordem.
 

Aproveite para conferir: Resolver Provas Anteriores da OAB Ajuda na Preparação?

 
 

Há previsão para data da 2ª Fase do XXV Exame de Ordem?

Só há uma manifestação da OAB/FGV sobre a 2ª Fase até o momento, exatamente a que foi mencionada logo acima.
 
Certamente a instituição e a banca estão avaliando todas possibilidades e, principalmente, aguardando o desenrolar das negociações entre o Governo e os representantes dos caminhoneiros para deliberar sobre uma nova data da 2ª Fase XXV Exame de Ordem.
 
Apostamos que até segunda-feira (28/05), deverá haver alguma manifestação – já que a publicação do Edital do XXVI Exame de Ordem está prevista para o dia 29/05.
 
 

Serão elaboradas novas provas?

Não!
 
A reimpressão das provas certamente não está nos planos da OAB/FGV por duas principais razões:

  • a) Reimprimir todas as provas tem um custo elevadíssimo;
  • b) Não há nenhum risco de vazamento ou algo do tipo que sustente essa necessidade.

 
Não será uma decisão fácil, pois vários aspectos pesam na escolha da data, incluindo aí o mais importante: a logística da prova.
 
 

Serão alterados os locais de prova para nova data da 2ª Fase XXV Exame de Ordem?

Aqui há chances de mudanças.
 
O Exame de Ordem é aplicado nacionalmente, tudo que envolve a sua aplicação é planejado e providenciado com antecedência, inclusive os locais de prova.
 
Considerando a possibilidade de que alguns lugares possam não estar disponíveis na próxima data, há possibilidade de alterações nos locais de prova.
 
 

A OAB/FGV poderá aumentar o nível de dificuldade da prova?

Não!
 
Conforme mencionado anteriormente, as provas devem ser mantidas já que provavelmente todas já foram impressas e apenas aguardavam a distribuição.
 
Em relação a correção, também não acreditamos que estes acontecimentos possam influenciar a rigorosidade da correção pelos examinadores.
 
 

Essa suspensão pode interferir nas outras datas do Exame de Ordem?

Sim.
 
Existe chance de que o calendário do exame de ordem 2018 sofra alterações decorrentes deste fato.
 
 

O Governo e os Caminhoneiros fizeram acordo, a OAB/FGV pode voltar atrás?

Não!
 
A suspensão da prova da 2ª Fase do XXV Exame de Ordem é uma realidade sem volta. Até por que ainda deve demorar um tempo para que a situação de abastecimento esteja normalizada.
 

Qual a previsão para nova data da 2ª Fase XXV Exame de Ordem?

Agora cabe analisarmos quais próximas datas podem ser utilizadas para aplicação da 2ª Fase do XXV Exame de Ordem.
 
Dia 03/06 – O ideal é que a prova fosse aplicada logo no próximo domingo. Há previsão de que, após o acerto entre o Governo e os grevistas, demoraria ao menos 7 dias para haver a normalização do abastecimento. O empecilho, portanto, seria o pouco tempo para recuperar a segurança da logística da prova.
 
Dia 10/06 – Esta seria uma grande aposta como data para 2ª fase do XXV Exame de Ordem. Existe coincidência de data com o concurso do TRT/RJ e, embora possa haver uma certa “disputa” por locais para aplicação de provas, isso não seria, em princípio, um problema. Atualização: Conforme foi confirmado no mesmo dia desta publicação em comunicado divulgado pela OAB/FGV.
 
Dia 17/06 – Neste dia está previsto jogo do Brasil pela Copa. Apesar do jogo ter início às 15h, esperamos que isso não seja empecilho para OAB/FGV assim como, imaginamos, não seria para os examinandos que certamente preferem fazer a prova do que assistir ao jogo.
 
Dia 24/06 – Neste dia é comemorado o feriado de São João. Apesar de ser um feriado não tão expressivo em algumas regiões, na região Nordeste especialmente ele é muito importante. A OAB costuma considerar este tipo de festividade no momento da escolha de datas do certame.
 
Qualquer data posterior seria um lapso muito grande e poderia prejudicar ainda mais o calendário do exame de ordem. Embora não seja impossível, rogamos para que a OAB/FGV não decida por uma data tão distante.
 
Em edições anteriores em que houve necessidade de reaplicação, ela ocorreu em aproximadamente 15 dias. Considerando que não haverá necessidade de reimpressão da prova, talvez o prazo seja menor. O que resta é aguardar.
 
Embora seja compreensível a indignação de muitos que estavam prontos para realizar a prova no domingo, isso não deve ser motivo para desânimo. Pelo contrário, são mais alguns dias para estudar e ficar ainda mais afiado para mandar ainda melhor na nova data da 2ª Fase XXV Exame de Ordem.
 
 
 
 

Combo de Apostilas para OAB

Ter um material base para nortear seus estudos é essencial para um bom desempenho na Exame da OAB e você não tem tempo a perder, utilize sempre materiais de qualidade e ATUALIZADOS!

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas