Preparativos para o XXI Exame de Ordem

ambiente de estudos para Exame da OAB
Na última quinta-feira (25/08) foi publicado o resultado definitivo da 1ª fase do XX Exame de Ordem. E, apesar das diversas inconsistências apontadas pelos candidatos em variadas questões, NENHUMA delas foi anulada pela banca nesta edição da prova.
 
E como não restam mais vias administrativas para reversão deste quadro, é chegado o momento de encarar a realidade e planejar os próximos passos a serem dados considerando o tempo que há até a 1ª fase do XXI Exame de Ordem.
 
 

Quanto tempo eu tenho até a próxima 1ª fase do Exame da OAB?

Conforme o calendário divulgado pela OAB para o Exame de Ordem em 2016, o próximo – e derradeiro – certame deste ano, inicialmente, deverá ser aplicado no dia 27/11/2016. Sendo a previsão para divulgação do edital o dia 26/09/2016.
 
Se tudo seguir essa ordem – e tudo indica que irá -, o examinando, excluído o dia de hoje (30/08/2016), tem 89 dias corridos até o dia da prova. Com certeza é tempo bastante para chegar bem à próxima 1ª fase.
 
Confira: Roteiro de Estudos para o XXI Exame da OAB

Matérias mais exigidas no Exame de Ordem

Se o examinando não conseguiu pontuar o mínimo de 40 questões na 1º fase do Exame de Ordem, é preciso que seja diagnosticado o porquê desse resultado negativo. E uma das formas que isso poderá ser feito, é através de uma análise que leva em conta os temas mais cobrados na prova da OAB.
 
Confira: IMPERDÍVEL: Assuntos mais cobrados no Exame de Ordem
 
Conhecendo a lista dos temas mais recorrentes no certame, o estudante deve ponderar se domina a maioria daquela reunião de tópicos ou não.
 
Neste artigo estão os pontos centrais do que a banca normalmente espera do candidato, havendo alguma falta de familiaridade com os mesmos, é importante que eles sejam incluídos como prioridade no roteiro de estudos do examinando. Dominar os temas mais cobrados na prova já é meio caminho andado.
 
 

Estude aquilo que você mais errou (ou erra)

Independentemente de estar entre os reprovados ou de ser marinheiro de primeira viagem no Exame de Ordem, é importante que se tenha em mente a importância de se reforçar exatamente os pontos em que se encontra maiores dificuldades.
 
Uma das reclamações mais corriqueiras entre os candidatos que reprovam no exame de ordem, é que eles erram questões envolvendo a mesma temática repetidamente. Isso ocorre, e alguns justificam, muitas vezes, porque o estudante “foge” da matéria que menos domina ou tem apreço. Todavia, esse é um luxo que quem pretende ser aprovado não pode se dar.
 
Portanto, para quebrar esse círculo, o examinando deve dar ênfase, no início, exatamente àquilo que ele mais erra até superar essa dificuldade. E, assim, recuperar pontos que podem ser determinantes para um resultado positivo. Cada matéria é importante no conjunto dos 40 acertos que credenciam o candidato a tentar a 2ª fase.
 
Confira Quatro dicas para você recuperar o foco nos estudos para o Exame de Ordem.



Pratique ainda mais

A maioria dos estudantes de Direito está habituada com o estilo de aula tradicional, em que se aprende a teoria após a aula, para então, em um determinado dia, ter avaliado este conhecimento que fora adquirido durante as aulas através de uma prova. Todavia, a avaliação não precisa ser, necessariamente, uma data especial. O teste dos conhecimentos adquiridos pode ser feito diariamente.
 
E no Exame de Ordem, que possui uma vasta gama de provas já aplicadas, esta técnica é ainda mais poderosa. A banca não consegue inovar em tudo sempre, sendo comuns as repetições de temas abordados em edições anteriores, algo que pode dar ao candidato uma boa vantagem, caso saiba tirar proveito disso.
 
Não obstante, a resolução de questões como método de estudo, segundo pesquisa científicas, é até duas vezes mais efetiva que outras técnicas de estudo. Desta forma, aquele que pratica através da resolução de questões de provas anteriores do Exame de Ordem, com certeza terá mais tranquilidade em função da familiaridade com a forma e quais as temáticas que são exploradas pelo examinador em cada questão.
 
Confira: O Segredo dos Aprovados no Exame da OAB
 
Bons estudos!
 
 

Ferramentas para monitorar sua preparação para o Exame da OAB

Sempre há aqueles que preferem reinventar a roda e isso é um fato incontestável. Por mais que outras pessoas já tenham esgotado essa primordial invenção, tem gente que prefere inventá-la por conta própria, perdendo o foco naquilo que realmente importa. Caso você não tenha tempo a perder, gostaríamos de propor a utilização de uma ferramenta excelente para monitoramento de sua preparação para Exame de Ordem, levando em consideração justamente o tema central deste artigo, o MAPEAMENTO de competências / conhecimentos para sua aprovação.
 
Para que você possa otimizar seu tempo de estudo através da resolução de questões com acompanhamento de seu desempenho médio em cada matéria, gostaríamos de apresentar os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Para seu melhor entendimento sobre alguns recursos do site, apresentamos as imagens a seguir, ilustrando como nosso sistema monitora seu aproveitamento médio por disciplina.
 
 

Gráfico monitoramento de desempenho médio por matéria

 
Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.

 
 

Deixe seu Comentário