Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Lucas Avila

por

Advogado, especialista na Prova da OAB e técnicas de estudo.

O que é melhor na Preparação para OAB: Curso Online ou Presencial?

Quem se dispõe a enfrentar o Exame de Ordem, não raro, encontra dificuldades. Posso citar o volume de conteúdo, falta de tempo para estudar, desestímulo e problemas com planejamento como os principais desafios que um examinando da OAB irá encarar durante a sua preparação.
 
E naturalmente também surgem muitas dúvidas, dentre elas, caso o estudante opte por um curso preparatório, a decisão sobre sua modalidade: online ou presencial.
 
Diante desta realidade, pontuarei algumas das vantagens e desvantagens de cada modalidade para que o estudante se sinta mais seguro e faça a escolha que lhe for mais conveniente de acordo com sua realidade.

Curso Online x Curso Presencial

 

Presencial Online
Vantagem: Ambiente de estudos mais familiar, uma vez que o examinando terá colegas, contato humano, além de acesso direto ao professor e muito menos distrações disponíveis. Desvantagem: Exigirá mais organização, disciplina e concentração do estudante, uma vez que terá uma gama muito maior de distrações à disposição – internet, família, um cochilo no intervalo da aula etc.
 Desvantagem: O curso presencial demanda deslocamento.  Vantagem: Não necessita de deslocamento, o que otimiza o tempo de estudo e diminui o desgaste físico e mental.
 Vantagem: Possibilita a troca de experiência com outras pessoas que também estão estudando para o exame de ordem.  Desvantagem: A preparação é solitária, o que eventualmente pode provocar sentimentos negativos.
 Desvantagem: A aula será assistida uma única vez.  Vantagem: Normalmente os cursos online permitem que o aluno assista pelo menos 3 vezes a mesma aula, caso assim julgue necessário.
 Vantagem: Não fica limitado ao acesso à internet. Isso evita que problemas de conexão e internet de má qualidade interfiram nos estudos.  Desvantagem: Depende do acesso à internet e de boa qualidade de conexão.
 Desvantagem: Não há muita flexibilidade de horário, os cursos são oferecidos normalmente no turno matutino ou noturno. Se o aluno trabalha isso pode ser um problema caso os turnos coincidam ou haja pouco tempo restante entre o horário de saída do trabalho e do início das aulas.  Vantagem: Total flexibilidade de horário, permitindo que o aluno estude sempre que tiver tempo livre.
 Vantagem: As dúvidas podem ser respondidas durante a aula.  Desvantagem: Há um lapso de tempo entre a realização da pergunta e resposta. Muitas vezes, devido ao grande número de alunos online, esse tempo pode ultrapassar até 72 h.
 Desvantagem: Normalmente o valor dos cursos presenciais é superior ao online, diversos fatores influenciam para que isso aconteça, sendo um deles a limitação física de espaço para alunos. Além disso, o estudante terá custos extras com alimentação e transporte.  Vantagem: O valor da hora/aula é mais acessível, uma vez que a mesma aula pode ser ministrada para um número praticamente ilimitado de alunos. Também há redução nos custos de alimentação e transporte em comparação ao presencial.
Vantagem: As aulas em cursos presenciais possuem um planejamento mais restrito, o que, ao invés de se apresentar como desvantagem, muitas vezes se torna uma vantagem pela objetividade no desenvolvimento do conteúdo. O volume de matéria é cuidadosamente distribuído, o que facilita para que o estudante consiga vencê-lo. Desvantagem: Os cursos online, por sua vez, possuem um número maior de horas/aula do que os cursos presenciais. O que pode ser uma vantagem, sob o olhar de volume de conteúdo, mas também uma desvantagem a partir do momento que o aluno não consiga estudar todo material contemplado nas aulas.

 
 
Como podemos avaliar no quadro acima, cada modalidade tem suas características, vantagens e desvantagens específicas. O aluno deve avaliar a sua necessidade x possibilidade no momento da escolha.
 
Vale ressaltar, ainda, que os cursos online levam bastante vantagem em termos de qualidade, uma vez que a maioria dos cursos presenciais são limitados à oferta de profissionais locais, enquanto os cursos online conseguem garimpar professores em todo o país.



Estudo complementar

Independentemente da modalidade de curso que o aluno escolha, complementar o estudo com o exercício diário na resolução de questões de edições anteriores é bastante recomendado. O teste prático acerca do conteúdo abstraído nas aulas irá auxiliar a cognição e melhorar seu desempenho na hora da prova. Por essa razão, seja através da realização de provas anteriores do exame de ordem de forma convencional ou com o auxílio de uma plataforma online de simulados que ofereça estatísticas do seu desempenho, valer-se da resolução de questões irá possibilitar que o aluno verifique suas fraquezas e pontos fortes para um melhor direcionamento de esforços durante a preparação.
 

E você?
Prefere qual modalidade?

 
 

Avalie sua Preparação para a 1ª Fase da OAB

Use ferramentas para Avaliar sua Preparação para o Desafio!

Sempre há aqueles que preferem reinventar a roda e isso é um fato incontestável. Por mais que outras pessoas já tenham esgotado essa primordial invenção, tem gente que prefere inventá-la por conta própria, perdendo o foco naquilo que realmente importa. Caso você não tenha tempo a perder, gostaríamos de propor a utilização de uma ferramenta excelente para monitoramento de sua preparação para Exame de Ordem, levando em consideração justamente o tema central deste artigo, o MAPEAMENTO de competências / conhecimentos para sua aprovação.
 
Para que você possa otimizar seu tempo de estudo através da resolução de questões com acompanhamento de seu desempenho médio em cada matéria, gostaríamos de apresentar os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Para seu melhor entendimento sobre alguns recursos do site, apresentamos as imagens a seguir, ilustrando como nosso sistema monitora seu aproveitamento médio por disciplina.
 
 

Gráfico monitoramento de desempenho médio por matéria

 
Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.
 
 

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.