O que é melhor na Preparação para OAB: Curso Online ou Presencial?

O que é melhor na Preparação para OAB: Curso Online ou Presencial?

Preparação online para Exame de Ordem

Quem se dispõe a enfrentar o Exame de Ordem, não raro, encontra dificuldades. Posso citar o volume de conteúdo, falta de tempo para estudar, desestímulo e problemas com planejamento como os principais desafios que um examinando da OAB irá encarar durante a sua preparação.

E naturalmente também surgem muitas dúvidas, dentre elas, caso o estudante opte por um curso preparatório, a decisão sobre sua modalidade: online ou presencial.

Diante desta realidade, pontuarei algumas das vantagens e desvantagens de cada modalidade para que o estudante se sinta mais seguro e faça a escolha que lhe for mais conveniente de acordo com sua realidade.

Curso Online x Curso Presencial

Presencial Online
Vantagem: Ambiente de estudos mais familiar, uma vez que o examinando terá colegas, contato humano, além de acesso direto ao professor e muito menos distrações disponíveis. Desvantagem: Exigirá mais organização, disciplina e concentração do estudante, uma vez que terá uma gama muito maior de distrações à disposição – internet, família, um cochilo no intervalo da aula etc.
 Desvantagem: O curso presencial demanda deslocamento.  Vantagem: Não necessita de deslocamento, o que otimiza o tempo de estudo e diminui o desgaste físico e mental.
 Vantagem: Possibilita a troca de experiência com outras pessoas que também estão estudando para o exame de ordem.  Desvantagem: A preparação é solitária, o que eventualmente pode provocar sentimentos negativos.
 Desvantagem: A aula será assistida uma única vez.  Vantagem: Normalmente os cursos online permitem que o aluno assista pelo menos 3 vezes a mesma aula, caso assim julgue necessário.
 Vantagem: Não fica limitado ao acesso à internet. Isso evita que problemas de conexão e internet de má qualidade interfiram nos estudos.  Desvantagem: Depende do acesso à internet e de boa qualidade de conexão.
 Desvantagem: Não há muita flexibilidade de horário, os cursos são oferecidos normalmente no turno matutino ou noturno. Se o aluno trabalha isso pode ser um problema caso os turnos coincidam ou haja pouco tempo restante entre o horário de saída do trabalho e do início das aulas.  Vantagem: Total flexibilidade de horário, permitindo que o aluno estude sempre que tiver tempo livre.
 Vantagem: As dúvidas podem ser respondidas durante a aula.  Desvantagem: Há um lapso de tempo entre a realização da pergunta e resposta. Muitas vezes, devido ao grande número de alunos online, esse tempo pode ultrapassar até 72 h.
 Desvantagem: Normalmente o valor dos cursos presenciais é superior ao online, diversos fatores influenciam para que isso aconteça, sendo um deles a limitação física de espaço para alunos. Além disso, o estudante terá custos extras com alimentação e transporte.  Vantagem: O valor da hora/aula é mais acessível, uma vez que a mesma aula pode ser ministrada para um número praticamente ilimitado de alunos. Também há redução nos custos de alimentação e transporte em comparação ao presencial.
Vantagem: As aulas em cursos presenciais possuem um planejamento mais restrito, o que, ao invés de se apresentar como desvantagem, muitas vezes se torna uma vantagem pela objetividade no desenvolvimento do conteúdo. O volume de matéria é cuidadosamente distribuído, o que facilita para que o estudante consiga vencê-lo. Desvantagem: Os cursos online, por sua vez, possuem um número maior de horas/aula do que os cursos presenciais. O que pode ser uma vantagem, sob o olhar de volume de conteúdo, mas também uma desvantagem a partir do momento que o aluno não consiga estudar todo material contemplado nas aulas.

Como podemos avaliar no quadro acima, cada modalidade tem suas características, vantagens e desvantagens específicas. O aluno deve avaliar a sua necessidade x possibilidade no momento da escolha.

Vale ressaltar, ainda, que os cursos online levam bastante vantagem em termos de qualidade, uma vez que a maioria dos cursos presenciais são limitados à oferta de profissionais locais, enquanto os cursos online conseguem garimpar professores em todo o país.

Estudo complementar

Independentemente da modalidade de curso que o aluno escolha, complementar o estudo com o exercício diário na resolução de questões de edições anteriores é bastante recomendado. O teste prático acerca do conteúdo abstraído nas aulas irá auxiliar a cognição e melhorar seu desempenho na hora da prova. Por essa razão, seja através da realização de provas anteriores do exame de ordem de forma convencional ou com o auxílio de uma Plataforma de Questões Comentadas OAB, valer-se da resolução de questões irá possibilitar que o aluno verifique suas fraquezas e pontos fortes para um melhor direcionamento de esforços durante a preparação.

E você?

Prefere qual modalidade?

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB