O que estudar em Direito Civil para a prova da ordem?

O que estudar em Direito Civil para a prova da ordem?

o-que-estudar-em-direito-civil-para-a-prova-da-ordem

Para saber o que estudar em Direito Civil para a prova da ordem, o candidato deve avaliar as provas passadas. Isso porque a FGV, banca responsável por elaborar as questões, costuma repetir determinados assuntos. Encontrar um padrão de cobrança pode ajudá-lo bastante na preparação.

Diante disso, já separamos a seguir o que estudar em Direito Civil para a prova da OAB!

O que estudar em Direito Civil na 1a fase da OAB?

Direito Civil é um dos temas considerados muito relevantes na 1a fase da OAB. Isso indica que o conteúdo cai com bastante frequência. O grande problema é que se trata de uma das áreas mais extensas do Direito.

Diante disso, o que estudar em Direito Civil na 1a fase da OAB? O candidato deve se preparar da melhor forma, aliando doutrina, jurisprudência, lei seca e resolução de questões. Mas será que é possível passar por todos os tópicos do edital relacionados à matéria?

Certamente não! Portanto, é fundamental priorizar os assuntos mais cobrados de Direito Civil. De forma bastante sucinta, considerando os exames XXII a XXXII, veja a seguir a quantidade de questões cobradas em cada um dos temas:

  • Contratos em Espécie + Contratos Geral – 19x
  • Direito das Coisas – 13x
  • Direito das Sucessões – 13x
  • Direito de Família – 09x
  • Responsabilidade Civil – 7x
  • Obrigações – 5x

Esses temas consideram as provas mais recentes. No entanto, se tomarmos as questões desde que o exame da OAB foi unificado, o panorama pode ser dividido da seguinte maneira:

  • Contratos em Espécie + Contratos Geral – 53 questões
  • Direito das Coisas – 36 questões
  • Direito das Sucessões – 30 questões
  • Direito de Família – 30 questões
  • Obrigações – 26 questões
  • Responsabilidade Civil – 22 questões

Com esses apontamentos, você já sabe o que estudar em Direito Civil para a 1a fase da OAB.

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

O que estudar em Direito Civil na 2a fase da OAB?

Você passou na 1a fase da OAB, e Direito Civil foi sua escolha na hora da inscrição. E agora? O que estudar em Direito Civil nessa etapa?

Considerando os últimos exames, os candidatos fizeram questões abertas sobre Responsabilidade Civil, Contratos, Direito de Família e Prescrição. Porém, quando tomamos como parâmetro exames anteriores, apontamos os seguintes assuntos mais cobrados:

  1. Família e sucessões.
  2. Direito das Obrigações.
  3. Processual.
  4. Código de Defesa do Consumidor.
  5. Direito das Coisas.

Além das questões abertas, o candidato deverá elaborar uma peça processual. Você conhece as peças mais cobradas nos exames após a unificação? Em Direito Civil, tivemos Inicial, Apelação, Agravo de instrumento e Embargos de terceiro.

Aprofunde-se nas peças mais cobradas em Direito Civil!

Como estudar Direito Civil para a OAB?

Você já sabe o que estudar em Direito Civil nas duas etapas da prova da OAB. Mas como fazer uma boa preparação da matéria? O primeiro grande passo já foi dado, que é conhecer os temas mais cobrados nas duas fases. O segundo passo é desapegar. Isso mesmo.

Como pontuamos, é a maior matéria do edital. Apesar disso, na 1a fase, são somente 7 questões para o candidato resolver. Por mais que você se prepare, detalhes passarão despercebidos. Portanto, fique tranquilo: pode cair algo de que você não faz ideia.

Por fim, escolha o melhor método para estudar. Basicamente, você deve reunir teoria, prática e resumo. Quem possui mais tempo consegue ler tudo de forma detalhada e ver videoaulas. Além disso, pode fazer exercícios comentados, ler resumos e apostilas. No entanto, se você tem pouco tempo, invista na lei seca e nas questões e consulte os pontos de doutrina. 

Quando o aluno sabe o que estudar em Direito Civil para a prova da ordem, consegue otimizar os estudos. Conhecer os temas mais cobrados nas etapas e fazer questões comentadas são boas maneiras de se preparar.
Veja outras dicas para se preparar para o exame da ordem em nosso blog!