4 dicas para estudar Direito Civil para a prova da ordem

4 dicas para estudar Direito Civil para a prova da ordem

dicas-para-estudar-direito-civil-para-a-prova-da-ordem

Entender a importância do Direito Civil para a prova da Ordem é fundamental, porque isso te dará motivação para estudar. Basicamente, ela é uma das matérias de maior relevância, que são aquelas mais cobradas no exame da Ordem. 

Ao lado de Ética Profissional, Direito Constitucional e outras matérias, as de grande relevância representam aproximadamente 58,75% da prova

Agora que você entendeu essa parte, veja nossas 3 dicas para estudar Direito Civil para a prova da Ordem.

Aceite que algum detalhe passará despercebido

O Direito Civil para a prova da Ordem é um grande dilema. A matéria é, de longe, a que possui o maior conteúdo a ser estudado. E, mesmo com tamanha extensão, são cobradas somente 7 questões.

Ela deveria ser a disciplina com mais questões, mas não é. De toda forma, constitui 10% da prova, e você não pode ignorá-la. Então, um importante passo para estudar Direito Civil para a prova da Ordem é o seguinte: saiba que, por mais que você leia, faça exercícios e resumos, algum detalhe vai passar despercebido.

Portanto, tente focar a “lógica” do Direito Civil, o funcionamento dos institutos, e não se atenha a detalhes pequenos. Maximize seu tempo de estudo para passar os olhos por todos os temas, mas foque os mais importantes. Para aqueles que você não leu com afinco, faça muitos exercícios.

Por ser um conteúdo gigante, a banca consegue explorar, no seu exame, diversos aspectos que nunca caíram. É, sim, possível fazer inúmeras provas sem tratar de temas que foram cobrados nas últimas edições.

No entanto, a banca examinadora gosta mais de alguns temas que acabam se repetindo. E por isso nossa próxima dica é conhecer os principais temas.

Conheça os principais temas

Os grandes temas de Direito Civil podem ser separados em:

  • Parte Geral;
  • Obrigações;
  • Contratos;
  • Responsabilidade Civil;
  • Coisas;
  • Família;
  • Sucessões.

Os queridinhos da 1a fase são Parte Geral e Contratos. Saber isso é muito importante.

Desde que foi unificado, o exame da OAB apresentou o seguinte número de questões dentro dos grandes temas:

  • Contratos: 45 questões.
  • Parte geral: 44 questões.
  • Família: 34 questões.
  • Coisas: 32 questões.
  • Obrigações: 29 questões.
  • Responsabilidade Civil: 24 questões.
  • Sucessões: 24 questões.

Porém, nas últimas provas, a maior cobrança se deu em cima de:

  • Direito das Sucessões (13 vezes);
  • Contratos em Espécie e Direito das Coisas (12 vezes cada);
  • Direito de Família (9 vezes);
  • Das Obrigações (8 vezes).

Ainda podemos mencionar alguns assuntos importantes, como Fato Jurídico e Pessoas. Mas quanto tempo você tem? Quem está se preparando com antecedência consegue ver todo o edital com segurança. 

Para quem não tem muito tempo, nós damos uma dica: invista nas questões que mais caem na prova. E, claro, aceite que é impossível passar por todos os pontos do edital.

Saiba o melhor método ao estudar Direito Civil para a prova da Ordem

Existem muitas metodologias que podem se sobrepor no estudo do Direito Civil. Resumos de doutrina, mapas mentais, videoaulas. Há quem goste, inclusive, de utilizar somente um método. 

Porém, basta olhar para o volume de material abordado no edital para o desânimo começar. Afinal, salvo raras exceções, você tem no máximo 2 horas diárias para estudar, e não 8 horas. Por isso, é preciso ser realista e aproveitar melhor seu tempo.

Considerando esse cenário caótico, o melhor método ao estudar Direito Civil para a prova da Ordem é reunir teoria, prática e resumo. Se você tiver bastante tempo, é possível ler tudo de forma detalhada (ou ver videoaulas). Além disso, ainda dá para fazer exercícios e ler resumos/apostilas na semana antes da prova. 

Mas, se você tem pouco tempo de preparação, o ideal é ler a lei seca e consultar os pontos de doutrina necessários para entendê-la. Ah, e investir pesado nos exercícios, claro.

Ao estudar Direito Civil para a prova da ordem, você deve ter consciência do tamanho do conteúdo. Assim, saberá que não é possível prestar atenção aos detalhes. Diante disso, deverá investir nos principais temas, com muitos exercícios!
Confira em nosso blog outras dicas para se dar bem na prova da OAB!

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Nosso curso de 2ª Fase da OAB em Direito Civil possui aulas super objetivas, apresentando como elaborar cada uma das possíveis peças cobradas pela OAB/FGV.

Saiba maisrecomendado