O Exame de Ordem em Números – Volume 4

O Exame de Ordem em Números – Volume 4

Você já ouviu falar do Exame de Ordem em Números – Volume 4? Esse estudo, fruto da parceria entre o Conselho Federal da OAB e a FGV, traz informações consolidadas sobre os Exames de Ordem Unificados. 

Estatísticas, panorama sobre o desempenho das faculdades e outros dados relevantes estão presentes no documento. Confira os principais pontos do Exame de Ordem em Números – Volume 4!

O Exame de Ordem em Números – Volume 4

Qualidade do ensino jurídico no Brasil

De acordo com o estudo Exame de Ordem em Números – Volume 4, o desempenho dos cursos de Direito no Brasil é preocupante. Somente 232 dos 963 cursos avaliados (24,1%) apresentam desempenho tido como satisfatório.

Por isso, o Ministério da Educação, ainda em 2014, estabeleceu novas diretrizes que aumentaram o rigor da avaliação dos cursos. Junto a elas, devemos citar o papel do Exame de Ordem na classificação da qualidade.

O Exame de Ordem representa o principal instrumento de avaliação da qualidade de um curso. Isso contribui para garantir o exercício adequado da profissão. Porém, além das provas da OAB, a instituição tem outros programas com a mesma finalidade. É o caso do Selo OAB Recomenda, uma certificação que reconhece e premia a excelência de IES e cursos de Direito e Ciências Jurídicas.

Dos 1.212 cursos avaliados, 161 receberam o selo em 2018. De 2011 a 2018, passamos de 89 cursos para 161, o que aponta uma importante evolução.

E se compararmos instituições públicas e privadas? O Exame de Ordem em Números – Volume 4 traz dados interessantes sobre a aprovação na OAB: proporcionalmente, a aprovação é muito maior entre os candidatos vindos das instituições públicas. Veja:

Para se ter uma ideia, existe somente uma faculdade privada (Faculdades Integradas de Vitória) entre as dez que mais aprovam na OAB – com 62% de taxa de aprovação. Entre as públicas, as três primeiras são a USP-Ribeirão Preto (79,5%), a Unesp (71,6%) e a USP (68,5%).

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

Aprovação na história

Considerando os resultados da II à XXIX edição do Exame de Ordem, a taxa de aprovação é de 61,26%. Nas 28 edições, tivemos 1.077.837 participantes e 660.298 aprovados. Mas quantas provas fez cada candidato?

O Exame de Ordem em Números – Volume 4 traz essa informação: 3,29 inscrições por examinando. Em outras palavras, cerca de 30% dos participantes da 1a fase da OAB estão 

fazendo a prova pela primeira vez. Veja:

O estudo ainda apresenta outra informação interessante: foram necessárias até três tentativas para cerca de 75% dos aprovados na 2a fase. E 40% dos aprovados foram bem-sucedidos na primeira oportunidade.

Aprovação por região

Outro dado muito valioso que o Exame de Ordem em Números – Volume 4 apresenta são as inscrições de acordo com as regiões. Mais de 40% dos participantes se inscreveram em seccionais do Sudeste, enquanto o Nordeste possui 20,7% dos candidatos. A região com menos inscritos é a Norte, com 6,7%.

A taxa de aprovação média por região, por sua vez, não é tão diferente entre si. Confira:

  1. Sul: 64,5% de aprovação.
  2. Nordeste: 62,8% de aprovação.
  3. Sudeste: 61,4% de aprovação.
  4. Centro-Oeste: 56,9% de aprovação.
  5. Norte: 56,2% de aprovação.

Se dividirmos a análise por seccionais da OAB, o destaque fica com o Ceará, com taxa de 

aprovação média de 70%. As seccionais do Paraná e de Minas Gerais vêm na sequência, com aprovação média de 66% e 65%, respectivamente. O ponto negativo fica com Roraima, Mato Grosso e Amapá, todas as seccionais com taxa de aprovação média igual ou inferior a 50%.

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Aproveitamento do candidato

Por fim, um último dado curioso do Exame de Ordem em Números – Volume 4 é o aproveitamento do candidato. Quanto maior seu desempenho na 1a fase, maior sua nota na prova discursiva (2a fase). 

Com o estudo do Exame de Ordem em Números – Volume 4, é possível ter muitos insights sobre a prova. Quem vem de instituições sérias e bem avaliadas sai na frente. No entanto, em qualquer caso, contar com um bom curso preparatório e um roteiro de estudos adequado vai fazer a diferença.

Confira as dicas do blog do curso Prova da Ordem para sua aprovação!