Cuidados para a Véspera da 1ª Fase OAB

véspera da 1ª fase oab

A véspera da 1ª fase OAB é um dos momentos críticos do exame de ordem. Parece um dia como qualquer outro, mas é exatamente aqui que muitos dão um passo em falso e comprometem todo esforço de preparação.

São vários os agentes negativos que surgem nessa época, o nervosismo, a ansiedade, o pessimismo, a sensação de que não estudou o suficiente, excesso de cobrança e por aí vai. Há até quem fique doente.

Mas, apesar de ser tempo que expira cuidados, é também uma oportunidade para potencializar sua chance de sucesso.

Por isso, nesta publicação, apresento dicas de véspera da 1ª fase OAB, visando contribuir para a anulação ou diminuição dessas influências negativas, trazendo mais tranquilidade e foco para a realização de uma boa prova de 1ª fase do exame de ordem.

Sem mais delongas, vamos às dicas:

📌 Véspera da 1ª Fase OAB – Últimos cuidados

📍 1 – Pare de estudar para Prova da OAB

Inicialmente, pode parecer estranho alguém dizer: “- Pare de estudar”. No entanto, deve-se ter em mente que a aprendizagem é um processo que demanda considerável esforço mental.

E, nesse momento, o que você precisa é estar com o cérebro pleno – zerado – para conseguir obter o melhor da sua capacidade de raciocínio no momento da resolução das questões durante a prova.

Além disso, sejamos sinceros, dificilmente alguma coisa que você não absorveu até agora será aprendida nessas 24h antes do exame de ordem.

Então, o que devo fazer? Você deve pesar o custo/benefício das suas ações.

Esclarecer dúvidas, revisar seus mapas mentais, macetes, apontamentos relevantes e assistir revisões de véspera, por exemplo, são atividades que necessitam de menor esforço.

Mas, aprender todo um novo tópico, ou estudar até o último instante do dia, pode não ser tão recomendado.

Você não vai salvar a sua prova em tão pouco tempo. Então, na dúvida, evite desgastes.

📍 2 – Verifique documentação, local de prova e material na véspera da 1ª fase OAB

A véspera da 1ª Fase OAB também recomenda que você verifique e deixe previamente organizado tudo que for possível com antecedência.

Por isso, aproveite para confirmar o local de prova com antecedência, separar a documentação, a alimentação e, quem sabe, até mesmo a roupa para o dia da prova da 1ª fase da OAB.

Confirmar tudo isso não custa nada, traz tranquilidade e pode evitar surpresas desagradáveis.

No caso de você não conhecer a cidade do local da prova, aproveite o dia anterior para conhecer o trajeto. Percorrê-lo com o mesmo transporte que usará no dia, também é uma boa dica.

Além disso, preste atenção em possíveis eventos nas imediações da prova. Com estas informações, consultando no seu próprio celular o trajeto, você terá noção do tempo para chegar até o local da prova.

Lembrando que sempre é bom chegar com, no mínimo, 60 minutos de antecedência.

📍 3 – Alimentação para véspera da 1ª Fase OAB e durante a prova da OAB

Não poderia deixar de falar dos cuidados com a alimentação na preparação para o exame da OAB. Esse é um dos pontos-chave para um bom desempenho durante o exame de ordem.

Seja pela ansiedade ou por exagerar em alguns tipos de alimentos, é comum o relato de desconfortos estomacais antes e até durante a prova.

Por isso, evite alimentos pesados ou diferentes daqueles que costuma consumir, bem como, faça a refeição do dia com no mínimo 60 minutos antes de sair rumo ao local da prova.

Assim, você evitará estar com o seu sangue direcionado para digestão e não para o seu cérebro.

Em relação ao lanche durante a prova, opte por fontes de açúcar e água. O cérebro é movido por glicogênio (água + açúcar), sendo recomendável ter uma fonte de reposição à mão para manter tudo na melhor ordem.

📍 4 – Evite álcool e programas cansativos

Exageros e véspera da 1ª Fase da OAB não combinam. É bom descontrair um pouco para diminuir o nível de ansiedade, mas fazer uma meia maratona ou ir a uma festa até altas horas não são as melhores formas de fazer isso.

Por isso, priorize programas relaxantes e que lhe exijam pouco, tanto do físico quanto mentalmente.

📍 5 – Brigar só depois da prova

Com a proximidade da prova, em razão da elevação da ansiedade e stress, é natural que você fique mais suscetível a variações de humor e, consequentemente, há uma maior chance de entrar em atritos com a família, cônjuge, companheiro(a), namorado(a), amigos(as) e quaisquer pessoas que tenha contato – pessoal ou virtualmente.

Assim, sabendo disso, é indicado que você evite qualquer possibilidade de discussão ou situações que lhe tragam desequilíbrio emocional.

Se quiser brigar, que seja depois da prova.

Confira 👉 Estresse pré-prova: Tática para Evitar o Descontrole Emocional

📍 6 – Mantenha o pensamento positivo

Outra mazela da véspera da 1ª fase da OAB, são os pensamentos negativos.

A 1ª fase da OAB é um momento a ser desfrutado, um desafio com data e hora marcada que você irá enfrentar, visando, obviamente, a aprovação.

Se você estudou muito ou estudou pouco, agora não tem nada que você possa mudar. É encarar a prova com tudo que você conseguiu e aguardar o resultado.

Por isso, concentre-se e visualize o dia seguinte com tudo dando certo; imagine-se em plena paz consigo mesmo no momento da prova; pense em coisas boas; e, alimente pensamentos positivos em relação ao certame – odiar a prova e/ou maldizê-la, agora, só trará influências negativas.

Este será o seu último exame de ordem, mas não a última prova que terá que passar na vida.

📍 7 – Esteja com o sono em dia

Sabe aquele branco que dá na hora da prova? Pois é, ele pode estar relacionado à falta de sono de qualidade. Estudos já comprovaram que o ser humano deve dormir, no mínimo, 8 horas para garantir a plenitude de suas capacidades físicas e mentais no decorrer do dia.

Logo, para ter um melhor desempenho no exame de ordem, você deverá estar em dia com o seu sono.

Por isso, durma cedo na véspera da 1ª fase OAB e não esquente se você se estender um pouco mais na cama no domingo.

Confira 👉 Deu BRANCO na hora da Prova? Confira essas dicas para relembrar o conteúdo estudado!

Era isso que eu tinha para trazer nesta publicação. Espero que tenha ajudado e depois volte para me contar o resultado.

Bons estudos e tenha uma ótima prova!