Como Passar na OAB e Garantir o Diploma ao mesmo Tempo?

Como Passar na OAB e Garantir o Diploma ao mesmo Tempo?

Como Passar na OAB e Garantir o Diploma ao mesmo Tempo?
Todo acadêmico que se aproxima do final do curso de Direito começa a sentir a responsabilidade advinda do famoso e famigerado Exame da OAB.
 
E boa parte destes manifestam desinteresse pelo exercício da advocacia. No entanto, a aprovação no Exame da OAB é, para maioria, uma questão de honra. Uma espécie de “validação” final de sua formação acadêmica.
 
Com índices de aprovação que já chegaram a míseros 11,43% (IX Edição), e que hoje giram em torno do modesto número de 20% nas edições mais recentes, é possível perceber que, nem de longe, pode ser considerada uma tarefa simples ser aprovado na OAB.
 
É notório, há que se ter certa preparação para enfrentar o certame com reais chances de sucesso.
 
Diante desta realidade, é inevitável o questionamento:
 

 

📌 Como passar na OAB e garantir o diploma ao mesmo?

 
Uma questão de fato que precisa ser considerada, é a imensa quantidade de faculdades de Direito existentes no Brasil – mais do que todas as faculdades do mundo juntas!. Boa parte delas funcionando a base de “cuspe e giz”, como dizia um velho professor.
 
Sendo esta, inclusive, uma das razões que fazem com que pouquíssimas instituições de ensino possuam o selo de recomendação da OAB.
 
Como nem todos têm a oportunidade de estudar em uma destas grandes instituições de ensino, isso acaba refletindo diretamente no insucesso de muitos candidatos, que para superar tal dificuldade têm que “recuperar” bastante coisa.
 
A partir deste ponto já é possível perceber que para passar na OAB e garantir o diploma ao mesmo tempo será preciso algo mais além do que é ensinado no curso.
 
 
 

📍 O fator humano X Padrão de ensino jurídico

 
É necessária, também, a ponderação de que a cada indivíduo corresponde uma realidade. Aprendemos e vivemos de formas diferentes.
 
Há quem trabalhe e estude; há quem apenas estude; há quem faça a faculdade aos poucos; há quem aprenda mais com a prática; outros com estudo leitura; e assim por diante.
 
A universidade, em regra, não está nem aí para isso. O padrão de ensino é o mesmo para todos.
 
Não obstante, nesse sentido, também não é comum que faculdades de Direito tragam algum suporte de preparação específica para o Exame da OAB. Afinal de contas, não formam Advogados, mas, sim, Bacharéis em Direito.
 
Diante desta realidade, trago algumas dicas para você que busca passar na OAB e garantir o diploma ao mesmo tempo, contornando estas dificuldades e alcançando a aprovação na OAB.
 

 

📍 Como passar na OAB e garantir o diploma ao mesmo tempo se falta exatamente tempo?

 
Se passar na OAB é uma questão de honra, ser aprovado ainda enquanto acadêmico é a glória!
 
É muito comum que universitários entrem em parafuso quando começam a pensar em como irão alcançar tal façanha, já que precisarão, além de cumprir todas suas obrigações enquanto acadêmicos finalistas (TCC, Provas, Trabalhos…), estudar para o Exame da OAB – que para muitos é o verdadeiro “capiroto” das avaliações.
 
Costumam ficar tão preocupados que acabam, inclusive, prejudicando seu desempenho nas disciplinas curriculares do curso, não indo bem nem em uma coisa, nem outra.
 
O principal equívoco destes, que entram na espiral de ansiedade e desesperança, é pensar que para ter sucesso no certame é necessária dedicação integral.
 
Pois saibam que o maior número de aprovados está entre os inscritos do segmento que fez a prova ainda durante o curso, sem necessariamente trancá-lo para isso.
 
Credito isso ao fato de realizarem a prova despreocupados. Ao contrário dos que se desesperam, ficam tranquilos, pois sabem que terão muitas oportunidades pela frente e, considerando tudo que devem atenção no momento, a aprovação é “lucro”, ao invés de obrigação.
 
Portanto, para passar na OAB e garantir o diploma ao mesmo tempo, a primeira a coisa a ser feita é não ser algoz de si mesmo, respeitando seus limites e fazendo o melhor possível naquele momento. Sem pressão!
 
 

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

 
 

📍 Antes de qualquer coisa, conheça a prova

 
Uma das melhores formas de obter tranquilidade e fazer render o esforço possível, é conhecer a prova. Se você pretende passar na OAB e garantir o diploma ao mesmo tempo, esta é uma etapa imprescindível.
 
O Exame da OAB é uma prova com características únicas, e a falta de conhecimento sobre elas faz com que muitos sucumbam ou tenham que fazer muito mais esforço do que o necessário para alcançar o sucesso no certame.
 
Posso dizer, com segurança, que mais da metade (talvez mais) dos inscritos no certame não lê o edital. E, se o faz, não realiza um estudo aprofundado do que está para enfrentar. Simplesmente estudam (muitas vezes aleatoriamente) e vão fazer a prova no dia previsto.
 
Embora seja algo elementar, a faculdade de Direito não garante aprovação na OAB também por não transmitir este tipo de informação.
 
Se você deseja passar na OAB e garantir o diploma ao mesmo tempo, um bom começo é entender a sistemática do certame. E para ter uma amostra da importância deste tipo de detalhe, recomendo a leitura do artigo linkado a seguir.
 

👉 Qual a Ordem de Disciplinas no Exame de Ordem?

 
 
 

📍 Posso fazer a prova da OAB em qualquer fase do curso?

 
Segundo o edital, para que você possa prestar o Exame da OAB é necessário estar matriculado(a) nos dois últimos semestres do curso ou no último do curso de Direito. Ou seja, fazendo a prova antes disso você não consegue aproveitar eventual aprovação.
 
A despeito de circularem relatos (e muitos boatos) de pessoas que conseguiram certa flexibilização deste item em determinadas localidades, esta não é a regra que vige.
 
Além disso, ao realizar a inscrição no certame você declara estar cumprindo todas as condições dispostas pelo edital, e mentir pode resultar na caracterização do delito de falsidade ideológica. Existindo, ainda, a possibilidade de prejuízo no momento de buscar inscrição nos quadros da OAB no futuro.
 
Dessa forma, o melhor mesmo é não tentar a sorte. Não há razão para “queimar a largada”.
 
É claro que o quanto antes você decidir iniciar sua preparação para passar na OAB e garantir o diploma ao mesmo tempo, melhor.
 
Mas existem outras formas mais seguras de fazer a mesma coisa e alcançar o mesmo objetivo. E uma delas é realizar simulados da OAB a fim de conhecer melhor o que está para enfrentar.
 
Estudar por meio da resolução de questões de provas anteriores é, aliás, uma das formas mais eficientes de preparação para o Exame da OAB.
 
E para levar esta experiência a outra nível, conheça nossa Plataforma de Questões Comentadas da OAB do nosso curso, que oferece, além de comentários para cada alternativa, acompanhamento estatístico de desempenho e conteúdos exclusivos que irão levar sua preparação para outro patamar.
 
Para passar na OAB e garantir o diploma ao mesmo tempo, só depende de você!
 
 

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado