Por que a Faculdade de Direito não Garante a Aprovação na OAB?

Por que a Faculdade de Direito não Garante a Aprovação na OAB?

Faculdade de direito
Muitos acham estranho que, mesmo com a cinco anos de Faculdade de Direito, tantas pessoas tenham dificuldade para obter a aprovação no Exame de Ordem.

A estatística demonstra que 75% dos examinandos faz até três provas da OAB até serem aprovados, sendo de 20% a média de aprovação em cada edição da prova.

Mas por que a faculdade de Direito não é suficiente para garantir a aprovação na OAB?

É sobre isso que tecerei algumas considerações nesta publicação.

Metodologias de avaliação da Faculdade de Direito e da OAB

Segundo alguns levantamentos, no Brasil existem mais faculdades de Direito do que todas as faculdades de Direito do MUNDO juntas.

E, embora possam ter semelhanças curriculares entre si, cada uma delas possui uma pedagogia diferente, com critérios e métodos de avaliação variados. E, na maioria dos casos, há margem para que cada professor decida como irá aferir o conhecimento dos seus alunos.

Assim, muitos candidatos chegam no Exame de Ordem sem familiaridade com o modus operandi da prova. E sem este conhecimento prévio, não é difícil ser pego de surpresa e acabar sucumbindo à pressão de fechar 80 questões em 05 horas.

São poucas as instituições que abriram os olhos para este fato e que incluem em seu cronograma algum tipo de orientação para os acadêmicos que pretendem prestar o Exame de Ordem.

Baixa qualidade da Faculdade de Direito no Brasil

Conforme mencionado anteriormente, é chocante o faculdades de Direito no Brasil. Isso, pois, como já ouvi nos corredores das faculdades, para ser aberto um Curso de Direito, bastaria “cuspe e giz”.

Historicamente sendo um curso de muita pompa, e de um custo mensal bastante elevado, unindo a ganância das instituições de ensino, com a sede do Estado para elevar os percentuais da formação superior no País, estava pronta a receita para proliferação indiscriminada dos cursos de Direito.

E fica difícil falar em fiscalização, considerando este “interesse” do Estado neste aumento de oferta de cursos de nível superior. Havendo casos em que, pasmem, universidades alugam livros na véspera de alguma visita (que normalmente é comunicada previamente) de fiscais do MEC.

Sendo esta, inclusive, a principal justificativa que sustenta a existência da Prova da OAB. De que ela atua como um “filtro de qualidade” dos profissionais que estão ingressando nos quadros da OAB considerando a baixa qualidade dos cursos no Brasil, resultado desta multiplicação sem critérios.

Prestando, desta forma, um importante papel social, na medida em que protegeria os cidadãos dos maus profissionais.

Enquanto isso, em meio a este redemoinho de interesses, estão os estudantes, que nem sempre tem a oportunidade de estudar nas melhores instituições, ocorrendo um desnivelamento daquilo que é esperado dos acadêmicos, o que acaba refletindo diretamente no desempenho dos estudantes na prova da OAB.

A pressão interna e externa pela aprovação na OAB

É praxe, se você cursa ou já concluiu a faculdade de Direito, sempre que outras pessoas souberem disso, irão perguntar: “- E a prova da OAB? Já passou?”, “- Já está estudando para OAB?”… e por aí vai.

Não importa se você decidir por não seguir a carreira advocatícia, esta pergunta irá lhe perseguir para sempre! – acredite.

Conheço pessoas que atuam na área do Direito de formas diversas, bem sucedidas inclusive, que já me relataram certo desconforto sempre que são questionados sobre a bendita Prova da OAB.

É como se fosse uma questão de honra!

Consequentemente, fica evidente que há uma cobrança interna e externa pela Aprovação na OAB. O resultado disso é ansiedade, uma das principais inimigas dos examinandos.

Confira Como Contornar a Ansiedade no Exame de Ordem

Considerando que na grade curricular das faculdades de Direito não há a disciplina “Controle Emocional”, muitos curvam-se à pressão pela aprovação na OAB, diante de toda carga de significado que é atribuída a ela.

Como Passar na OAB se a Faculdade de Direito não me ajuda?

A despeito de todas estas pedras no caminho, é possível tomar algumas medidas que podem suprimir ou atenuar estes fatores prejudiciais, fazendo com que você obtenha de forma mais celere e tranquila a aprovação na OAB.

Tenha um Cronograma de Estudos para OAB

De fato, não é uma tarefa simples dar conta de todas as atividades da vida e, ainda, se preparar para o Exame de Ordem – notadamente enquanto acadêmico finalista do curso. E é por isso que ter planejamento faz toda a diferença na preparação para o Exame de Ordem.

E não importa se você tem pouco tempo disponível, desde que você o aproveite da melhor forma possível. Lembre-se: Sempre faça o melhor que você puder, com aquilo que você tem.

E se você nunca construiu um Cronograma de Estudos e não sabe por onde começar, a equipe do site Prova da Ordem, com o objetivo de auxiliar os assinantes e os leitores de nosso Blog, criou um Roteiro de Estudos para OAB, com foco nos assuntos mais cobrados no certame ao longo dos anos. Confira o link abaixo:

Baixe nosso Roteiro de Estudos para 1ª Fase da OAB

Em relação ao material base a ser utilizado no estudo de cada matéria e respectivos assuntos dispostos no Roteiro de Estudos, sugerimos que o examinando faça de seguinte forma:

  • 25% do tempo diário de estudo com lei seca
  • 15% do tempo diário de estudo com doutrina
  • 5% do tempo diário de estudo com jurisprudência
  • 20% do tempo diário de estudo com videoaulas ou aulas presenciais
  • 35% do tempo diário de estudo (ao fim do dia) com resolução de exercícios para fixar os assuntos revisados

Faça Simulados da OAB

Para contornar a ausência de familiaridade com o método de avaliação do Exame de Ordem, só há um caminho: praticar por meio de provas anteriores da OAB.

Além de se acostumar com a forma – estrutura – do certame, realizar simulados da OAB traz diversos benefícios.

Se você realizar simulados do Exame de Ordem e estudar por meio de questões comentadas da OAB, irá perceber, inclusive, que existem temas mais recorrentes em relação a outros.

Não obstante, a resolução de questões da OAB lhe trará mais segurança e diminuirá consideravelmente a ansiedade em relação ao certame, uma vez que você não estará mais pisando em território desconhecido.

Portanto, se você deseja passar na OAB, é indispensável que pratique por meio de provas já aplicadas.

Resolva Provas da OAB Online

Utilize material direcionado

Outra forma de otimizar a sua preparação e ficar mais seguro em relação à preparação para OAB euquanto ainda está na faculdade de Direito, é buscar materiais específicos, focados no Exame de Ordem.

Se você não conhece tais materiais, confira o link abaixo com uma seleção feita pela nossa equipe:

Confira os Livros Indicados para 1ª Fase da OAB

Então, embora a faculdade de Direito não garanta a aprovação na OAB, tomando algumas atitudes, é possível contornar a falta de abordagem sobre a prova durante a formação.

Combo de Apostilas para OAB

Ter um material base para nortear seus estudos é essencial para um bom desempenho na Exame da OAB e você não tem tempo a perder, utilize sempre materiais de qualidade e ATUALIZADOS!

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas