Como lidar com o medo da reprovação na OAB?

Como lidar com o medo da reprovação na OAB?

O medo da reprovação na OAB aparece por aí em meio à sua rotina de estudos? Esse sentimento é tão comum a todos nós, não é? E também ocorre na vida de quem se submeterá a provas que, de certa forma, decidem o futuro profissional.

Porém, saiba que é possível lidar com o medo da reprovação na OAB. A seguir, apresentamos algumas dicas!

#1 Entenda o que é o sentimento de medo 

Em uma acepção psicológica, o medo está fundado em quatro possibilidades:

  • Desejo e ambição: apesar do lado positivo, desejar algo é também desenvolver um medo de não ter o que quer. 
  • Contaminação do presente com o passado: é o medo de o passado se repetir. “Se eu já fui reprovado antes, o que me garante que não serei de novo?”
  • Antecipação imaginária: é imaginar que algo ruim acontecerá com você. “E se der um branco na hora da prova? E se eu não conseguir esgotar o edital da OAB? E se eu não conseguir minha aprovação?”
  • Resistência ao sofrimento: é o medo da dor e da tristeza. Uma reprovação na OAB quebra as expectativas do candidato e da família, causando tristeza. Ninguém quer sentir isso, então passa a ter medo desse sofrimento.

#2 Aceite que o medo da reprovação na OAB é um sentimento comum

Essas quatro atitudes psicológicas que acabamos de pontuar dão fundamento ao medo da prova da OAB. Você se identifica com uma ou todas elas? Pois saiba que isso é muito comum. 

A boa notícia é que é possível identificá-las e, então, traçar ações para enfrentá-las. Ou seja, se você entende que tem medo da reprovação na OAB e identifica o principal motivo, está no caminho certo. E, não, você não está sozinho. Como falamos, é um sentimento bastante normal.

#3 Saiba combater o medo conforme o motivo

Quer saber como lidar com o medo da prova da OAB? Entenda a origem do seu sentimento.

Se você já foi reprovado, seu medo de uma nova reprovação pode ser ainda maior. O foco aqui deve ser combater a passividade da mente, fazendo um trabalho de esquecer o que já passou. Assim, você para de contaminar as experiências novas com o passado. Que tal começar a pensar que você já aprendeu muito desde a última prova da OAB?

Se você está num momento de antecipação imaginária, pense que é interessante se precaver. Fique atento às possibilidades que podem surgir, de fato. Mas não transforme essa precaução em pessimismo, pois isso aumenta o sentimento de medo da reprovação na OAB.

Você acha que terá um “branco” na hora da 1a fase da OAB? Diminua suas chances fazendo milhares de questões comentadas. Isso vai basicamente automatizar a execução da prova se cair uma questão que você já conhece. E, claro, faça uma boa preparação psicológica para combater a ansiedade, que é um dos motivos do “branco”.

E se você estiver sofrendo com medo de ficar triste ao não passar na OAB? A melhor forma de combater esse fundamento é admitir que podemos sofrer mesmo. A frustração virá em algum momento, pois está sempre à nossa porta. Portanto, entenda isso como o fluxo da vida e encare cada oportunidade como uma chance de amadurecer e crescer.

E no caso do desejo e da ambição? O importante é fortalecer a sua vontade de passar na OAB, tendo clareza dos motivos para isso. Porém, mantenha certo distanciamento emocional, que é um desprendimento do desejo. Afinal, você não é dependente daquele objetivo específico. 

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

#4 Concilie seus estudos com todas as outras atividades

Você traçou um cronograma para a 1a fase. Sabe exatamente o que deve estudar nos dias da semana. Isso é excelente, porque o planejamento é um dos pontos fundamentais da preparação para a OAB.

Porém, na sua rotina de estudos, é preciso conciliar outras atividades. Lembre-se de que elas sustentam sua saúde física e psicológica, o que será essencial na hora da prova. Momentos de lazer, boa alimentação, atividades físicas e descanso cabem em uma rotina organizada. Ademais, ajudam a combater o medo da reprovação na OAB.

Quanto melhor sua preparação para a prova, menor será seu medo da reprovação na OAB. É importante entender esse sentimento e sua origem para saber como agir para combatê-lo. Com isso, você estará mais tranquilo no grande dia.

Quer uma ajuda extra para o exame da OAB? Confira o blog do curso Prova da Ordem para outros conteúdos, dicas e materiais!