Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

por

Como estudar para a OAB em 30 dias

É possível estudar para uma prova em 30 dias? Na faculdade, não é raro vermos estudantes se dedicando a uma avaliação com no máximo três dias de antecedência. Mas como estudar para a OAB em 30 dias? É possível? Sim. Não é o ideal, mas é possível!

Como estudar para a OAB em 30 dias

Para saber como estudar para a OAB em 30 dias, tenha em mente uma palavra: objetividade. Lembre-se de que são 17 matérias e 80 questões. É praticamente impossível, mesmo com mais tempo de preparação, ler tudo do edital. Então, precisamos focar o que é imprescindível.

1. Conheça os temas e as matérias mais cobrados

O primeiro passo para aprender a como estudar para a OAB em 30 dias é saber o que é mais relevante. Existem matérias e temas mais importantes e recorrentes na 1a etapa da OAB. Os editais passados trazem as regras do certame, mas dão também um ótimo norte do que cai na prova.

Antes de conhecer os assuntos que mais caem na prova e focá-los, conheça a relevância de cada matéria:

  • Matérias de maior relevância: Ética, Direito Administrativo, Direito Civil, Processo Civil, Direito Constitucional, Direito Penal e Processo Penal.
  • Matérias de relevância média: Processo do Trabalho, Direito do Trabalho, Direito Tributário e Direito Empresarial.
  • Matérias de menor relevância: Direitos Humanos, Direito Internacional, ECA, Direito Ambiental, Direito do Consumidor e Filosofia do Direito.

Considerando isso, fica uma dica importante: estude Ética. A disciplina tem o menor conteúdo legislativo e o maior número de questões. Por isso, é comum ver a banca repetindo questões. É uma dica vantajosa para quem aprende a como estudar para a OAB em 30 dias.

Em cada matéria, é interessante saber também quais são os artigos mais cobrados na prova. A partir dessa distribuição, passamos ao segundo passo: ler materiais resumidos.

2. Leia materiais resumidos

Com 30 dias, você não tem muito tempo para gastar lendo doutrina ou apostilas muito profundas. Sua última semana será corrida, e o ideal para ela é fazer revisão e muitos exercícios

Por isso, nossa dica para aprender a como estudar para a OAB em 30 dias é ler materiais resumidos. Não é hora de fazer resumos (eles já devem estar prontos) ou de estudar de forma aprofundada alguma matéria. O foco nesse momento é pensar em como ter o melhor desempenho e atingir o mínimo na 1a etapa.

Acabamos de falar das matérias relevantes e dos assuntos mais cobrados, certo? Organize seus estudos classificando as disciplinas conforme a relevância na prova e os temas mais cobrados em cada uma delas. Leia os materiais resumidos que você tem em mãos. Mas sempre escolha apostilas e resumos confiáveis e atualizados.

E, claro, prefira assuntos mais fáceis de estudar e com menor densidade de conteúdo (alô, Ética!). Isso otimiza seu tempo e aumenta o alcance do seu estudo.

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

3. Faça milhares de questões

Por fim, mas igualmente importante, aqui vai a última dica para aprender a como estudar para a OAB em 30 dias: fazer milhares de questões. Estudos científicos comprovam que essa é a melhor técnica de estudo. A aprendizagem com base na resolução de questões é duas vezes mais eficiente.

Considerando que o Exame de Ordem é aplicado por uma banca específica e realizado três vezes ao ano, fatalmente ocorrerá repetição de assuntos. Por isso, quanto mais questões você fizer, maiores as chances de se deparar com uma delas na prova. Ou seja, ficará mais perto da aprovação.

A Plataforma de Questões Comentadas para a OAB do curso Prova da Ordem será uma grande aliada para sua preparação. Inclusive, criamos um roteiro de estudos para a 1a fase da OAB. Desse modo, você saberá o que estudar em cada um dos 30 dias que antecedem a prova. Ele foi feito com base nos assuntos mais cobrados.

Segue o link do material:

👉 Confira: Roteiro de estudos para a 1a fase da OAB

Vale, porém, um destaque: a resolução de questão é uma técnica que deve ser aliada a outras técnicas. Por isso, as apostilas e um curso preparatório são ótimas opções.
Para aprender a como estudar para a OAB em 30 dias, você precisará de objetividade. Conhecer os temas mais recorrentes, ler materiais resumidos e fazer questões é a única forma de estudar em pouco tempo. Precisa de outras dicas para otimizar seus estudos para a OAB? Navegue no blog do curso Prova da Ordem!

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.