Como consegui passar na OAB sem gastar dinheiro?

Como consegui passar na OAB sem gastar dinheiro?

Como consegui passar na OAB sem gastar dinheiro?

Oi, meu nome é João dos Santos e estou aqui para lhe contar Como Consegui Passar na OAB sem Gastar Dinheiro.

Tudo começou quando concluí a graduação e, consequentemente, encerrou meu estágio.

Nunca tive dinheiro sobrando, mas o estágio em órgão federal me dava tranquilidade para colaborar com a mensalidade do curso – que era financiado parte por familiares -, comprar livros, passagem, xerox e ainda sobrava um pouquinho para o cafézinho do intervalo.

Mal sabia eu o quanto faria falta esse valor da bolsa estágio. Por incrível que pareça, muitas vezes ele é até superior aos valores pagos por escritórios para advogados iniciantes.

Como deixei para ver sobre o Exame de Ordem somente depois da formatura, passada a euforia das comemorações, ele finalmente bateu à minha porta.

Alguém, não lembro quem, perguntou: – E então, João? Vai fazer a OAB? – Mas é claro! É uma questão de honra para qualquer estudante de direito – respondi confiante -.

Como a maioria, a primeira coisa que fiz foi sair à procura de cursos preparatórios para OAB.

Consultei alguns colegas para saber para qual lado estavam “se jogando”, e me deparei com a seguinte realidade:

Não importava o lado que escolhesse “me jogar”, eu simplesmente não poderia pagar por nenhum deles.

📌 O cenário era desanimador

Minha família ainda tinha a dívida do financiamento do curso e eu não tinha mais qualquer fonte de renda.

Tentei trabalho em alguns escritórios, enviei alguns currículos, mas a verdade é que sem um bom “QI”, não há muito interesse dos advogados em bacharéis recém formados e sem OAB.

Diante disso, o primeiro sentimento que tive foi de desamparo. E depois que vi o valor da inscrição, virou desespero.

Soube da possibilidade de requerer a Isenção da Taxa de Inscrição do Exame da OAB, mas não preenchia os requisitos.

📌 Do luto à determinação

Sequer tinha “cara” para chegar e falar sobre o assunto com meus pais. Eu já era adulto, formado e agora dependia deles para tudo relacionado à minha subsistência – até para o cafézinho -.

Só por isso já não me sentia bem. Agora, imagina ainda ter que pedir para que me ajudassem com curso, material e inscrição? Era algo totalmente fora de questão.

Passei pelos 5 estágios do luto 💀.

Primeiro, veio a negação: 😬 – Não vou conseguir. Não tem jeito. Vai demorar anos ainda para eu poder trabalhar.

Depois, a raiva: 🤬 – Ah, vá se f*** essa OAB. Essa máfia que só quer ganhar dinheiro com essa prova! Fim do Exame de Ordem já!

Em seguida, a barganha: 🤔 – Nem queria ser advogado mesmo, quero é concurso público.

Logo após, a depressão: 😭 Não saía do quarto; recusava todos os convites de amigos; sentia tristeza só de ouvir “Exame de Ordem”; remoia todo o dinheiro que desperdicei com bobagens e que agora poderia ser melhor empregado; enfim… me sentia um inútil.

Então, finalmente, a aceitação: 💪 – Não posso me vitimizar desse jeito, tem gente em situação pior que dá jeito. Não serei eu, João dos Santos, que deixarei de conseguir.

Até o FULANO – nome oculto por razões de processo -, que era um idiota, passou. É claro que vou passar! 😎

Peguei uma folha e escrevi: “Vou passar na OAB, custe o que custar, não importa o quanto demore”. Colei em frente ao meu local de estudos.

Por dentro ainda me sentia um pouco perdido, mas a partir desse dia botei na cabeça que não seria um cursinho ou qualquer coisa que fosse que iria me aprovar na OAB, mas, sim, meu próprio esforço e dedicação.

Para resumir a história, que daria um livro – hehehehe -, passarei a descrever quais descobertas fiz durante minha jornada e que me levaram ao sucesso na prova, tanto na 1ª, quanto na 2ª fase, mesmo sem muito dinheiro para investir.

📌 É possível passar na OAB sem gastar dinheiro? 💸

Sim, é possível possível passar na OAB sem gastar dinheiro. Mas, mesmo assim, há um custo. Não financeiro, mas humano.

♻ Você vai ter que pagar com mudança de hábitos e de postura como estudante.

Na faculdade aprendemos de forma passiva, enquanto no estudo “solo”, você precisa correr atrás do conteúdo, fazer seu próprio horário de estudos e tirar suas próprias dúvidas.

É neste momento que será posto à prova o conhecimento adquirido durante a graduação.  Você terá que “recuperar” cada aula e cada assunto negligenciado.

A Prova da OAB não quer saber se você não gosta de Direito Civil, as questões estarão lá.

É preciso ter humildade para reconhecer que você não sabe o quanto pensa que sabe, bem como para torcer o nariz e estudar Direito das Obrigações, por mais que você odeie a matéria.

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

📌 Resolva muitas provas de edições anteriores

Outra lição muito importante, foi entender que antes de vencer a prova, era preciso, antes, conhecê-la.

São 17 disciplinas para apenas 80 questões na 1ª fase e pode cair qualquer coisa. Qual o conteúdo mais importante? Existe alguma disciplina mais relevante que as outras? Para qual delas dou mais atenção?

A resposta para todas essas perguntas eu encontrei resolvendo provas de edições anteriores.

Quando comecei a fazer isso, entendi como a banca exigia os conhecimento na prova, quais eram os assuntos mais recorrentes, além de me familiarizar com a estrutura prova, o que possibilitou que eu traçasse a estratégia mais eficaz para minha preparação e resolução da prova.

Acho que de tudo, isso foi o que mais fez diferença para aprovação na 1ª fase.

Fiz a segunda fase, mas reprovei e fui para repescagem. Não me liguei que essa prática também poderia funcionar na 2ª fase.

Juntei dinheiro daqui e dali e investi em um curso preparatório para 2ª fase da OAB.

Não era o mais famoso, mas cabia no meu bolso e tinha ênfase exatamente na prática e resolução de provas anteriores.

Foi tiro e queda. Passei! 🙌

Então, não importa se você está na 1ª ou 2ª fase, para passar na OAB sem gastar dinheiro, é indispensável que você estude utilizando como base as provas já aplicadas.

Sim, eu gastei um pouco com um curso para 2ª fase. Só que isso, especificamente, não vejo como gasto, pois sabia exatamente o que estava fazendo.

Não foi uma escolha aleatória, nem baseada no preço. Escolhi a dedo, dentro da minha necessidade e possibilidade.

Essa é a diferença entre gastar BEM o dinheiro – mesmo que seja pouco – e rasgar dinheiro.

Em outras palavras, comprar um curso com 200h/aula, que você nem dará conta de assistir todas e ainda vai ficar preocupado porque não conseguiu “vencer” a matéria, isso sim é gastar dinheiro.

📌 Faça um Roteiro de Estudos

Lembra quando eu disse que seria necessária uma mudança de hábitos? Pois é.

Não sei vocês, mas nunca fui o “Sr. Organização”.

No começo eu estudava cada dia uma coisa, sem muito planejamento. Começava com uma disciplina e, assim que cansava, escolhia outra aleatoriamente para estudar.

Sem horário para começar, nem para terminar.

Depois de algum tempo, eu não sabia mais nem o que já tinha estudado, nem o que faltava estudar. A sensação era de estar dando voltas e mais voltas, permanecendo no mesmo lugar.

Foi então que me deparei com o Roteiro de Estudos do Curso Prova da Ordem, através da indicação de amigos. Nossa, caiu como uma luva!

Além de gratuito, é feito com base em dados concretos extraídos diretamente da plataforma de Questões Comentadas deles, não em “previsões” ou “achismos” de “Gurus da OAB”.

Mas independente de utilizar um roteiro pronto ou feito por conta própria, é crucial ter algum “norte” a ser seguido.

Em outras palavras, não importa se certo ou errado, ter algum planejamento é melhor do que nenhum. Caso sinta que aquela não é a direção certa, você sempre poderá fazer ajustes.

📌 Aprenda com erros alheios

A última coisa que gostaria de compartilhar com você, é que é possível pegar um grande atalho conversando com outras pessoas que já fizeram o exame de ordem.

Muitos falam sobre o que fizeram e deu certo, mas poucos falam sobre o que deu errado.

Eu mesmo estou falando praticamente só do que deu certo, enquanto a lista de coisas que fiz e que não surtiram efeito, é muito maior.

Ao invés de falar só com quem já passou, ou que passou de primeira e sem estudar – igual o sobrinho da prima da vizinha -, procure aquelas pessoas que reprovaram.

Fale com aquelas pessoas que tiveram que passar na OAB sem gastar dinheiro; que tinham pouco tempo disponível; que passaram dificuldades; e, etc.

Ou seja, a troca de experiências essas pessoas, além de servir como “apoio psicológico”, fez com que eu não entrasse em vários becos sem saída.

Aprenda com os erros dos outros e evite cometê-los.

Bom. Era isso que tinha para compartilhar com você hoje, então me despeço. Mas não antes de revelar que sou um personagem fictício, inspirado em histórias de aprovação de pessoas que estudaram com o Curso Prova da Ordem.

Elas seguiram essas dicas e conseguiram passar na OAB sem gastar dinheiro. E se outros conseguiram, você também consegue!

Assinado: João dos Santos. 🙂

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado