A técnica de estudar intercalando as disciplinas para a OAB funciona?

A técnica de estudar intercalando as disciplinas para a OAB funciona?

Estudar intercalando as disciplinas para a OAB ou focar uma só matéria antes de passar para outra? Como se organizar na hora da preparação? Essa é uma pergunta muito comum para quem se submete ao Exame de Ordem. Será que existe uma resposta certa para a questão? Vamos ver!

Estudar intercalando as disciplinas para a OAB: interdisciplinaridade

O que é estudar intercalando as disciplinas para a OAB? Você pode alternar matérias que apresentam similaridades, como Direito Constitucional e Administrativo. É possível também juntar matérias com íntima relação, como Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.

O foco aqui é mudar de disciplina para “virar” a chave do aprendizado e ativar áreas diferentes do cérebro. Nesse aspecto, é importante destacar a interdisciplinaridade: se você sabe bastante de uma matéria, é mais fácil entender outra disciplina correlata

Inclusive, a FGV, banca responsável pela elaboração do exame, gosta bastante de “cruzar” matérias nas questões. Portanto, estudar intercalando as disciplinas para a OAB é bem interessante.

Estudar intercalando as disciplinas para a OAB x focar uma matéria

Acabamos de falar que estudar intercalando as disciplinas para a OAB permite trabalhar com esse conceito de interdisciplinaridade. Mas e quando focamos uma só matéria? Existem vantagens e benefícios ao esgotar disciplina por disciplina

Nesse caso, os(as) candidatos(as) leem todos os seus materiais de estudo de uma matéria, fazem anotações e resumos e resolvem questões comentadas. Após esgotar, passam para a seguinte. Para alguns, isso confere unidade e coerência aos estudos. 

De uma perspectiva metodológica, a OAB permite esse sistema. Com três ou quatro meses, é possível fazer uma preparação adequada estudando disciplina por disciplina. 

No entanto, há especialistas que defendem que estudar intercalando as disciplinas para a OAB é mais eficaz. Isso proporciona uma visão ampla do Direito, sem saturar o estudo continuado em um só tema. Para certas pessoas, o foco único reduz a capacidade de apreensão do conteúdo.

Benefícios de estudar intercalando as disciplinas para a OAB

Além de praticar o conceito de interdisciplinaridade, estudar intercalando as disciplinas para a OAB traz uma série de benefícios para quem presta o exame. Veja!

Por ser menos chato, prende a atenção

Já pensou ficar dias seguidos em uma única matéria antes de passar para outra? É muito maçante, certo? E é possível que essa monotonia atrapalhe sua concentração

Por isso, estudar intercalando as disciplinas para a OAB prende mais a atenção do(a) estudante. Em razão da variação, há outros estímulos ao cérebro, que se conecta mais facilmente aos estudos.

Na dúvida, intercale uma matéria de que você não gosta com outra em que você tem facilidade. Isso também ajudará a manter a motivação na hora de estudar.

Proporciona estímulos diferentes às estruturas cognitivas

Pensando de forma mais acadêmica, estudar intercalando as disciplinas para a OAB envolve uma lógica de neuroplasticidade: quanto mais se demanda do cérebro, maior capacidade ele tem de dar respostas. 

Ao intercalar matérias, você provoca estímulos diferentes nas estruturas cognitivas. Assim, transforma os conceitos correspondentes em novas e diferentes redes neurais.

Preparação completa para a prova

Ao estudar intercalando as disciplinas para a OAB, você avança nos estudos de forma equilibrada. Ou seja, fecha todas as matérias do edital ao mesmo tempo. Além de isso proporcionar uma visão sistêmica do conteúdo, algo importante nas provas objetivas, estimula a interdisciplinaridade.

Estudar intercalando as disciplinas para a OAB pode funcionar bem para você. Vale a pena tentar, pois os benefícios são interessantes. No entanto, existe a possibilidade de adotar uma solução híbrida ou investir no estudo sequencial, se for melhor para seus estudos.

O importante aqui é ter clareza do que é mais eficiente para você ao se preparar para a prova da OAB. Busque o caminho que pode levar aos melhores resultados.

Caso precise de mais dicas, veja outros posts no blog do curso Prova da Ordem!

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB