5 Temas de Direito Administrativo para 1ª fase OAB

5 temas de direito administratvo para 1ª fase da OAB
Com o passar dos anos foram surgindo estatísticas e análises que nos permitem ter uma ideia dos temas que têm maior incidência na prova da OAB e, com isso, traçar uma estratégia mais eficiente rumo à aprovação.
 
O Direito Administrativo está no grupo das matérias que devem ser estudadas mais exaustivamente, uma vez que normalmente há 06 questões desta matéria em cada edição do exame de ordem. É um número relevante de questões. Em termos matemáticos é o equivalente a 15% das 40 questões que você deve acertar para avançar à próxima fase.
 
Mas quais são os temas de Direito Administrativo com maior incidência no exame de ordem? Hoje vou trazer 5 dos mais importantes temas a serem estudados para 1ª fase da prova da OAB:

  1. Intervenção na Propriedade
  2. Responsabilidade Civil do Estado
  3. Organização Administrativa
  4. Poderes Administrativos
  5. Princípios

 
 

Apostila de Direito Administrativo para GABARITAR na 1ª Fase OAB
Clique Aqui

1 – Intervenção na Propriedade

O Estado tem se mostrado preocupado com o bem-estar da sociedade. Para dar andamento a este propósito, é necessário que o Poder-Público intervenha para conciliar o que é de interesse particular em prol da coletividade, garantindo condições de segurança e sobrevivência, e criando restrições por intermédio de diversas modalidades que estão previstas no Direito.
 
Atente principalmente para as modalidades de intervenção na propriedade:

  • Servidão administrativa / pública
  • Requisição administrativa
  • Tombamento
  • Desapropriação
  • Limitação administrativa
  • Ocupação temporária / provisória

 
Destas seis modalidades dê uma atenção especial para a Servidão Administrativa / pública e a Desapropriação (temas que já cobrados na peça da 2ª fase do exame de ordem).
 
 

2 – Responsabilidade Civil do Estado

A responsabilidade civil consiste na obrigação de reparar economicamente os danos causados a terceiros, sejam no âmbito patrimonial ou moral. Assim, em razão de um dano patrimonial ou moral é possível o Estado ser responsabilizado e, conseqüentemente, deverá pagar uma indenização capaz de compensar os prejuízos causados. – Fabrício Bolzan

Tão importante quanto estudar o conteúdo é saber como a questão costuma ser apresentada na prova, principalmente quando se trata de uma prova objetiva como é a 1ª fase do exame de ordem. Por essa razão, indico a realização deste pequeno simulado de questões da OAB sobre responsabilidade civil.

Questões Objetivas sobre Responsabilidade Civil – CESPE, FCC e FGV



 3 – Organização Administrativa

Além de ser tema recorrente no exame de ordem, é basilar para compreensão do Direito Administrativo, pois trata da estruturação do Estado.

O conteúdo compreende o estudo acerca das pessoas, entidades e órgãos que irão desempenhar a função administrativa para a formação do modelo do aparelho administrativo do Estado.
 
Para José dos Santos Carvalho Filho (Manual de Direito Administrativo. Lumen Juris, 23ª ed. 2012):

“a função administrativa é dentre todas a mais ampla, uma vez que é através dela que o Estado cuida da gestão de todos os seus interesses e os da coletividade”.
 
Não deixe de estudar cada um destes pontos:

  • Administração Pública Direta
  • Administração Pública Indireta
  • Autarquias
  • Fundações Públicas
  • Empesas Estatais.

 
Dica: Diferença entre Descentralização e Desconcentração

“Descentralização é a distribuição de competências de uma para outra pessoa, física ou jurídica. Difere da desconcentração pelo fato de ser esta uma distribuição interna de competências, ou seja, uma distribuição de competências dentro da mesma pessoa jurídica.” (DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. – 23. ed. – São Paulo: Atlas, 2010. pág. 410)
 
Para facilitar o estudo da matéria indico este material que elaborei para facilitar o estudo do tema com o destaque de questões relevantes sobre o tema.

Visualizar apostila sobre Organização Administrativa – autoria de Lucas Ávila

4 – Poderes Administrativos

Devido a origem do verbo “Poder” as vezes podemos ter a impressão errada sobre o real significado dos “Poderes Administrativos”. Mas apesar deste significado do verbo, no Direito Administrativo, dizer “Poderes Administrativos” deve logo ser relacionado às limitações que são impostas ao Estado em sua atuação na esfera administrativa. Ou seja, o Poder dita o que o Estado PODE fazer. O que estiver fora destes “Poderes” não poderá ser feito.

Esta é a essência deste tema, que apesar de ser compacto e de fácil assimilação, requer toda a sua atenção, pois você poderá facilmente confundir os poderes da administração pública entre os poderes da administração pública.

Não confunda Vinculação e Discricionariedade. Não confunda, também, os quatro poderes administrativos: Poder Disciplinar, Poder Hierárquico, Poder de Polícia e Poder Normativo ou Regulamentar.

Indico o resumo em PDF linkado logo abaixo com um breve resumo sobre os Poderes Administrativos.

Visualizar Resumo sobre Poderes Administrativos – autoria de Lucas Ávila



5 – Princípios do Direito Administrativo

Sim, meus caros. Elementar e não menos importante é estudar Princípios (quem faz Direito e nunca ouviu isso não está fazendo Direito direito).

 

E os do Direito Administrativo são bem populares! Existe até um mnemônico para decorá-los, o famoso LIMPE.

Legalidade
Impessoalidade
Moralidade
Publicidade
Eficiência

 

Para facilitar ainda mais há um jingle de minha autoria que poderá lhes ser útil. Segue o vídeo:

Clique aqui para ver mais vídeos de meu canal no Youtube

 
 
Espero que tenham gostado da seleção de temas e dicas que separei e que façam diferença na sua preparação para o exame de ordem.

E por hoje é só pessoal. Fique de olho aqui no site Prova da Ordem para acompanhar mais dicas, material, notícias e tudo mais relacionado ao Exame da OAB.
 
 
 
 

Algumas matérias de seu Interesse
 
Estratégias para você detonar a 1ª fase da OAB
 
Avaliação de 10 Técnicas de Estudos para sua aprovação no Exame da OAB e Concursos

 
 

Apostila de Direito Administrativo para GABARITAR na 1ª Fase OAB
Clique Aqui

 
 

Avalie sua Preparação para a 1ª Fase da OAB

Excelente ferramenta para Avaliar sua Preparação para o Certame!

Sempre há aqueles que preferem reinventar a roda e isso é um fato incontestável. Por mais que outras pessoas já tenham esgotado essa primordial invenção, tem gente que prefere inventá-la por conta própria, perdendo o foco naquilo que realmente importa. Caso você não tenha tempo a perder, gostaríamos de propor a utilização de uma ferramenta excelente para monitoramento de sua preparação para Exame de Ordem, levando em consideração justamente o tema central deste artigo, o MAPEAMENTO de competências / conhecimentos para sua aprovação.
 
Para que você possa otimizar seu tempo de estudo através da resolução de questões com acompanhamento de seu desempenho médio em cada matéria, gostaríamos de apresentar os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Para seu melhor entendimento sobre alguns recursos do site, apresentamos as imagens a seguir, ilustrando como nosso sistema monitora seu aproveitamento médio por disciplina.
 
 

Gráfico monitoramento de desempenho médio por matéria

 
Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.
 
 

Deixe seu Comentário