Estratégias para você GABARITAR no Exame da OAB – 1ª Fase

Estratégias para você GABARITAR no Exame da OAB – 1ª Fase

Estratégias para você GABARITAR no Exame da OAB – 1ª Fase

A prova objetiva do Exame de Ordem será seu primeiro desafio rumo à aprovação. Um pequeno detalhe faz TODA diferença entre a lista de aprovados e o universo de reprovados, portanto FIQUE ATENTO às informações que vamos apresentar! Que a prova é uma verdadeira PEDREIRA e que você deve estar devidamente preparado para isso, você já deve estar cansado de saber.

Nesse artigo, buscamos reunir as melhores estratégias utilizadas por usuários do site Prova da Ordem que foram aprovados na 1ª fase do Exame da OAB. Esperamos que com tanta experiência reunida você consiga fazer uma ótima prova e que a aprovação seja uma consequência de seu esforço, sendo uma conquista por total merecimento!!!!

 

Primeira dica para gabaritar na 1ª fase - Exame de Ordem

Planejando sua Aprovação

Planejamento e Sucesso são duas palavras que se atraem. Planejamento traz sucesso, da mesma forma com que o sucesso depende do planejamento. Isso é FATO, não há como negar. Nos estudos, na formação de uma carreira, em sua vida pessoal… Se você almeja o sucesso, você terá que conviver com o PLANEJAMENTO.

Em se tratando de planejamento para o Exame da OAB, você deve primeiramente criar uma rotina de estudos. Quantas horas você vai estudar por dia? Como você irá encaixar esse intervalo de horas em sua rotina diária? Quanto tempo você irá se dedicar a cada uma das 17 matérias? E talvez o mais importante: você já possui um CONOGRAMA de Estudos? Para resolver esses dois últimos questionamentos, preparamos um excelente material. Clique aqui para baixar nosso Cronograma de Estudos para 1ª Fase. Outra dica muito valiosa é baixar gratuitamente nossa planilha de estudos para Exame da OAB.

 

Segunda dica para gabaritar na 1ª fase - Exame de Ordem

Metodologias de Estudo

Existem diversas técnicas de estudos para você utilizar na sua preparação para o Exame da OAB. Para você ter maiores chances de aprovação, você precisa identificar àquelas que resultam em melhores níveis de assimilação do conteúdo desejado. Esse assunto é tema de diversas teses de doutorado ao redor do mundo e há muitos pesquisadores publicando artigos científicos a respeito do processo de aprendizagem.

Nesse momento, iremos fazer uma pequena ressalva sobre o estudo científico publicado pela revista Psychological Science in the Public Interest que avaliou dez técnicas de estudos comunmente utilizadas na preparação para o Exame da OAB. Esse artigo científico foi justamente a motivação pela criação do site Prova da Ordem e por isso damos tanta ênfase ao estudo.

 

 

Para mais detalhes sobre o artigo científico, clique aqui.

Em suma, você precisa ter plena convicção que a resolução de questões (Teste Prático) é a técnica de estudo que apresenta maior índice de aprendizagem e deve fazer parte de sua rotina diária de estudos para o Exame da OAB, caso você almeje sua aprovação.  

 

Terceira dica para gabaritar na 1ª fase - Exame de Ordem

Sua aprovação em números

A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas no edital. Apesar disso, as matérias não possuem o mesmo peso para a formação de sua nota final, uma vez que o número de questões por matéria não é uniforme. Para auxiliar na sua preparação para esta prova, apresentaremos alguns cálculos que certamente contribuirão para sua aprovação. Pode-se dizer que as matérias que compõem a prova de 1ª fase podem ser distribuídas em 3 agrupamentos, conforme a relevância de cada uma para sua aprovação.

 

GRUPO 1: Matérias mais relevantes

O GRUPO 1 traz as matérias mais importantes para sua aprovação no Exame de Ordem. Levando em consideração que a prova objetiva possui 80 questões, somente este grupo totaliza 52 questões, ou seja, representa 65% de sua prova. Por este motivo, este grupo de disciplinas deve ser o maior foco de seus estudos!

 

1) Ética e Estatuto da OAB (10 questões em média)

2) Direito Civil (7 questões em média)

3) Processo Civil (6 questões em média)

4) Direito Penal (6 questões em média)

5) Processo Penal (5 questões em média)

6) Direito do Trabalho (6 questões em média)

7) Processo do Trabalho (5 questões em média)

8) Direito Constitucional (7 questões em média)

 

 

GRUPO 2: Matérias de relevância mediana

O GRUPO 2 é composto por matérias com importância mediana para sua aprovação no Exame de Ordem. São matérias que você deve estudar sem sombra de dúvidas, embora não representem as matérias mais importantes para sua aprovação. Levando em consideração que a prova objetiva possui 80 questões, somente este grupo totaliza 18 questões, ou seja, possui uma representatividade de 24% em sua prova. Em virtude disto, este grupo de disciplinas deve ser estudado moderadamente!

 

9) Direito Administrativo (6 questões em média)

10) Direito Empresarial (5 questões em média)

11) Direito Tributário (4 questões em média)

12) Direitos Humanos (3 questões em média)

 

 

GRUPO 3: Matérias de baixa relevância

O GRUPO 3 trás as matérias com baixa importância para sua aprovação no Exame de Ordem. Para estas matérias, sugerimos que você designe poucas horas de estudos para cada uma. Levando em consideração que a prova objetiva possui 80 questões, somente este grupo totaliza 10 questões, ou seja, possui uma representatividade de 12,5% em sua prova. Em virtude disto, este grupo de disciplinas deve ter baixa relevância em seus estudos, apesar de não serem matérias dispensáveis!

 13) Filosofia do Direito (2 questões em média)

14) Direito Ambiental (2 questões em média)

15) Direito da Infância e Adolescência  – ECA (2 questões em média)

16) Direito do Consumidor (2 questões em média)

17) Direito Internacional (2 questões em média)

 

Quarta dica para gabaritar na 1ª fase - Exame de Ordem

Assuntos mais recorrentes para a 1ª Fase

Além de identificar as matérias mais relevantes, existe outra técnica muito importante para sua aprovação na prova de 1ª Fase. A essa altura, devo imaginar que você já tem conhecimento que o conteúdo a ser estudado para a prova de 1ª Fase é MUITO extenso. Tenho plena convicção em afirmar que é humanamente impossível ter amplo conhecimento nos conteúdos exigidos nas 17 matérias e a própria banca examinadora da FGV também tem esse mesmo entendimento, uma vez que exige dos examinandos praticamente os mesmos conteúdos ao longo das diferentes edições do Exame de Ordem que tenho acompanhado.

Para facilitar a identificação dos assuntos mais recorrentes no Exame da OAB, o site Prova da Ordem elaborou um estudo estatístico MUITO interessante. Para ter acesso parcial a este estudo, clique aqui.

 

Quinta dica para gabaritar na 1ª fase - Exame de Ordem

Controle Emocional

O nervosismo faz parte do Exame de Ordem. Todos ficam nervosos na hora da prova, sem exceções! O que não pode ocorrer é um descontrole emocional, algo que tire sua concentração e prejudique sua capacidade de discernimento…

Você precisa ter em mente que a prova é um obstáculo que separa sua formação de uma carreira de sucesso, mas não faça desse obstáculo uma montanha intransponível! Encare a prova de forma leve, não a transforme em um monstro de sete cabeças se não quiser ter de fazer o Exame sete vezes para aprovar! Leia nossas dicas para melhorar seu controle emocional para não surtar nessa reta final de preparação. E não se esqueça: LEVE A SÉRIO sua preparação emocional para a prova! Não são poucos examinandos que reprovam na Prova da OAB pelo descontrole emocional.

Exercícios de Preparação: exercícios de respiração são muito simples e eficazes para intervalos entre o estudo. O efeito relaxante e o poder de concentração são inegáveis. O exercício de respiração que preparamos para vocês que se preparam para o Exame de Ordem é bem simples: feche os olhos e respire mais profundamente e devagar que puder. Mantenha esse ritmo durante aproximadamente cinco minutos. Durante o exercício, pense em coisas relaxantes como um dia na praia, um repouso sobre as águas de uma cachoeira ou até uma boa leitura à sombra de um coqueiro. Ao término desse exercício, você estará muito mais disposto para dar continuidade aos estudos.

Pratique Esportes durante sua fase de preparação: a prática de esportes, além de ser uma atividade saudável, poderá ajudar na obtenção de melhores resultados nos estudos. Esporte traz disciplina, auxilia na concentração e produção de endorfina, uma substância química que ajuda a memória, melhora o humor e alivia o stress, ou seja, tudo o que você precisa para sua preparação emocional.

Descanso semanal: não pense que nesta reta final para o Exame da OAB você não poderá se dar ao luxo de um dia de descanso. Um dia de descanso na semana é algo muito valioso para sua saúde e sua vida social. Lembre-se que mesmo estudando para a OAB você ainda deve tirar um dia da semana para aproveitar a vida e rever amigos, se não, de que valeria tanto esforço?

 

Esperamos com este material estar contribuindo para sua aprovação!
Contem sempre conosco para o que você precisar.
Estamos juntos nessa batalha!