Escrita Manual é essencial na preparação para 2ª Fase da OAB

Escrita Manual é essencial na preparação para 2ª Fase da OAB

Escrita Manual é essencial na preparação para 2ª Fase da OAB

Na preparação para prova da 2ª Fase da OAB, você deve ter em mente que é extremamente importante a prática da escrita manual.

Por isso, nesta publicação vamos apresentar alguns pontos sobre boas práticas na hora de treinar o desenvolvimento da peça prático-profissional e das questões dissertativas para seu sucesso na prova.

📌 A Tecnologia e a 2ª Fase da OAB

Atualmente, a maioria dos examinandos que se prepararam para 2ª Fase da OAB utilizam computadores e laptops para estudar. E, no espaço de tempo que estaria destinado ao “treino” prático para 2ª fase, utilizam essas ferramentas, também, para redação de suas peças e questões dissertativas.

Apesar disso, você deve ter em mente que no dia da prova você terá acesso apenas a papel e caneta para redação das respostas. Ou seja, toda prática de redação realizada no computador pouco lhe ajudará na hora da prova.

Que o computador e demais dispositivos tecnológicos auxiliam o examinando na hora de estudar é inegável. Apesar disso, o treino na elaboração de peças através de meios digitais possui um processo e um resultado completamente diferente da escrita manual.

Escrever um parágrafo, por exemplo, usando um teclado ou qualquer outro dispositivo eletrônico, exige muito menos tempo comparado com a escrita manual do mesmo texto.

Além disso, os espaçamentos, o tamanho da letra e o próprio corretor ortográfico, formam um ambiente totalmente diferente daquele que você terá no dia de sua prova.

📌 Cuidados na Prática da Escrita Manual para 2ª Fase da OAB

⚜️ Caderno Oficial de Prova

Um detalhe que pode fazer toda a diferença; esta é a melhor forma de descrever a necessidade de utilização do caderno oficial de prova para redação da peça e questões dissertativas.

Muitos examinandos que fazem simulados para a segunda fase da OAB, utilizam cadernos ou até mesmo folhas em branco para sua resolução, o que é um grande equívoco.

O caderno oficial de prova possui espaçamentos únicos e esse pequeno detalhe pode significar diversas linhas a mais e, consequentemente, resultar em falta de espaço para redação das respostas, experiência que ninguém gostaria de passar.

Por isso, acostume-se ao caderno oficial para evitar surpresas desagradáveis.

⚜️ Hábito no manuseio de seu Vade Mecum

Seguindo essa mesma linha de pensamento, surge a necessidade de utilização do Vade Mecum impresso, em substituição aos materiais digitais.

Dominar a utilização do Vade Mecum poderá trazer impacto muito positivo em sua nota final, uma vez que este será seu único aliado no dia da prova.

Em relação à versão de Vade Mecum que você pretende utilizar para a prova de 2ª Fase, dê sempre preferência para o material mais atualizado, tendo em vista que a FGV pode cobrar atualizações legislativas e súmulas que saíram até a data de publicação do edital da prova e que você não encontrará no Vade de anos anteriores.

Portanto, nessa fase de preparação para a 2ª Fase, dê prioridade sempre à consulta no Vade em detrimento do uso da internet. Faça do Vade Mecum uma extensão de seu conhecimento, utilizando em TODOS os dias daqui por diante.

Você poderá precisar dele no dia da prova e se você não estiver dominando a pesquisa no índice remissivo e seu padrão de marcações, você perderá muito tempo na consulta, sendo que a FGV geralmente vence os examinandos pelo relógio.

Confira 👉 Dicas para TURBINAR seu Vade Mecum

Confira 👉 Sugestão de marcações para seu Vade Mecum

⚜️ Identificação da peça

A prova de segunda fase tem uma peculiaridade muito importante: a identificação da peça é crucial para sua aprovação.

Se você errar na identificação da mesma, você não terá chances de aprovação. Por esse motivo, sugerimos que durante a sua preparação você aproveite para aprimorar sua prática na identificação de peças e respectivas fundamentações.

Ou seja, a identificação correta da peça será o ponto de partida para sua aprovação, mas vale ressaltar também a necessidade de indicação correta e completa do Nomen Iuris e fundamento legal.

Para avaliar sua preparação para identificação de peças, propomos um exercício bem fácil de fazer:

Sem auxílio de nenhum material de apoio, liste numa folha de papel as possíveis peças cabíveis em sua prova prático-profissional.

A seguir, identifique a fundamentação legal para cada uma delas, também sem apoio de nenhum material. A facilidade com que você executa esse breve exercício, abrangendo TODAS as possibilidades, apontará o quão você está preparado em relação à identificação de peças.

Confira 👉As peças mais recorrentes na 2ª Fase da matéria de sua escolha.

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado