Fórmula para Aumentar sua Concentração nos Estudos

Fórmula para Aumentar sua Concentração nos Estudos

concentração nos estudos para exame de ordem

O que é concentração?

A concentração mental é um processo psíquico que consiste em centrar conscientemente toda a atenção da mente sobre um objetivo, atividade ou objeto em que se esteja pensando ou executando, deixando de lado todos os fatos que possam ser capazes de interferir com sua realização. (Wikipédia)
 
E hoje, diante de todas as inovações tecnológicas e realidade multitarefa que nos é oferecida, está cada vez mais difícil manter a concentração na hora de estudar.
 
Sintomas de que você NÃO está se concentrando adequadamente:

  • Sua mente vaga de um lado para o outro
  • Suas preocupações o distraem constantemente
  • Distrações externas te levam embora antes que você perceba
  • O material de estudo é chato, difícil e / ou desinteressante

 
Caso você se identifique com qualquer uma das situações apresentadas, esse artigo foi escrito para você!
 
Estudo eficaz é sinônimo de rotina adequada, mas encontrar a melhor fórmula de estudo é um desafio constante, ainda mais na preparação para o exame de ordem, em que traçar uma estratégia é imprescindível para vencer o desafio da aprovação. Até a alimentação correta pode fazer muita diferença em sua jornada de estudos, visando a manutenção de sua concentração.
 
É esse conjunto de técnicas de estudo e processos utilizados que deixarão o candidato cada vez mais forte. Você irá se aproximar de cada sessão de estudo com objetivos claros, porque você sabe como estudar. E como resultado, você deve testemunhar uma melhora acentuada na sua concentração.
 
Confira as dicas a seguir para aumentar seu nível de concentração nos estudos:

1. Estude na hora certa

Você prefere estudar durante à noite ou durante o dia? É uma pergunta simples, mas estudar no momento certo pode fazer grande diferença em se tratando de concentrar. E diante das particularidades da rotina de cada estudante, é natural que haja preferência biológica por um horário específico de estudo.
 
Embora haja algumas teorias que afirmam ser o período matutino o turno em que a mente está mais disposta, você deve levar em consideração os fatores que se aplicam ao seu perfil. Não há nada de errado se você estudar em outro horário, desde que esteja igualmente disposto, claro! Após entender melhor seus hábitos de estudo, você poderá desbravar novos horários para exercitar sua concentração.
 
 

2. Sinta-se confortável

Se você já pensou/tentou estudar deitado, você está pensando certo, mas fazendo errado. Neste caso especificamente é totalmente contraindicado porque deitar é o comando físico para dormir. E não gostaríamos de associar o estudo ao sono, não é mesmo?
 
Crie um ambiente confortável, com um visual agradável, de temperatura adequada, que lhe permita uma postura correta e que tenha a ver com você, melhorando a sua experiência e, consequentemente, facilitando a sua concentração.
 
Abaixo segue a foto do lugar em que escrevi esta publicação e que, também, é o lugar onde melhor me concentro para o estudo. Sim, é um armário. “Fecho” meu local de estudo todos os dias e aproveito as portas (por dentro) para colocar dicas e lembretes. Quando abro, lá estão.
 

local de estudo Lucas Ávila
Siga meu instagram > @olucasdeavila

 
Definitivamente não há regras, você precisa descobrir qual é o ambiente / posição de estudo que mais lhe convém.
 
 

3. Faça pausas regulares

Já falei aqui no site Prova da Ordem sobre a importância das pausas regulares na publicação sobre como melhorar a gestão do seu tempo durante o estudo. Uma pessoa mantém em média o seu foco por cerca de 45 a 60 minutos. Mas, como sempre gostamos de frisar, cada indivíduo é diferente do outro e, portanto, você deverá achar o ponto ideal entre tempo de estudo e pausas.
 
Quando você perceber que sua atenção está ficando dispersa é uma boa indicação de que está na hora de fazer uma pequena pausa de 15 a 20 minutos para recuperar o nível de concentração.



4. Retire as distrações tecnológicas

Sabemos que para algumas pessoas desligar o telefone celular ou ficar sem verificar o Facebook seria o equivalente a amputação de um membro. Mas também sabemos que ficar sem qualquer um dos dois nunca matou nem irá matar ninguém.
 
No caso do celular especificamente, depois que inventaram as malditas notificações através da luz de led, fica quase impossível resistir. O mais indicado é realmente desativar a internet do aparelho celular. Não crie oportunidades para distrações e desvios de concentração.
 
Com relação as redes sociais, a mesma coisa. Desligue a internet do computador ou, não sendo possível, bloqueie o acesso às redes sociais ou até estipule um tempo e horários específicos para o uso dessas plataformas fora do horário de estudo.
 
Dar uma “olhadinha” irá quebrar o seu ritmo de estudo e, consequentemente, acabará como seu foco.
 
Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos e também contribua nos comentários com as suas dicas para se concentrar nos estudos.