Como Superar a Reprovação na 2ª Fase da OAB?

Como Superar a Reprovação na 2ª Fase da OAB?
Se você encarou uma Reprovação na 2ª fase da OAB e levou bomba na prova
Calma!
MUITA calma..
 
Partindo do princípio que você foi aprovado na 1ª Fase, que exige o conhecimento de 17 ramos do Direito, a primeira coisa que você precisa retirar da sua mente é que você é incapaz ou outros pensamentos de baixa autoestima semelhantes. Chegar até a segunda etapa do exame de ordem é/foi um grande passo.
 
E caso você tenha ficado pela falta de poucos pontos e acredite que sua pontuação poderia ter sido maior, não deixe de recorrer!
 

Confira Como recorrer do resultado da 2ª Fase do Exame de Ordem?

 
No entanto, caso você não vislumbre mais chances de aprovação, saiba que essa é uma oportunidade de ouro!
 
Sei que devem existir muitas incertezas em sua cabeça nesse momento, mas agora cabe a você contornar esse infortúnio e tirar a melhor lição possível disso tudo.
 
Não vale a pena jogar fora tudo que você já investiu até agora, muito menos desistir dos seus sonhos!
 
Se você optou por dar a volta por cima (espero que sim!), abaixo seguem algumas sugestões para que você transforme o adiamento de sua Aprovação em algo que possa lhe ser útil e que fortaleça ainda mais ainda a sua jornada.

Reprovação na 2ª fase da OAB
 

1 – Faça uma análise sobre a sua reprovação na 2ª fase

Com certeza não será fácil, mas assim que a poeira baixar faça uma análise completa do se desempenho. Você pode aprender muito com essa derrota! No Exame de Ordem só não terá chances de passar quem desiste.
 
Enquanto você estiver buscando a sua aprovação, você terá plenas chances de ser aprovado!
 
Por isso, aproveite para analisar a prova que você realizou considerando cada detalhe.
 
Pegue novamente sua prova e aponte ao lado de cada item o motivo que te fez errar a questão. Se foi dúvida, pura bobice, desconhecimento, branco etc.
 
E o mesmo para as questões que você acertou. Se foi porque sabia realmente o conteúdo, se foi chute etc.
 
Seja honesto consigo mesmo!
 
Este será o mapeamento das suas maiores dificuldades, elencando em ordem de maior incidência as razões que te levaram a errar cada um dos itens da prova prático-profissional. Com isso, Este é o diagnóstico completo da sua reprovação.
 
Com isso em mãos, você já vislumbrará um ponto de partida para galgar mais conhecimento e aperfeiçoamento a fim de lograr êxito na próxima edição do exame de ordem.
 
 

2 – Reflita sobre os pontos que mais influenciaram na sua reprovação na 2ª fase

Direto no Alvo
Já de posse do seu diagnóstico, verifique os influenciadores negativos do seu resultado e tenha por meta a partir de agora melhorar em cada um destes aspectos.
 
Se você teve dificuldade com o tempo, a partir de hoje você buscará formas de melhorar a sua gestão de tempo; caso haja dificuldade em relação aos temas das questões, reforce o estudo deles; havendo problemas com a identificação da peça, exercite isso; faltando disciplina para estudar, busque formas para ser organizar melhor; se foi falta de atenção, encontrar melhores formas para manter o foco e assim por diante.
 
A reprovação certamente passou pelos pontos que você identificou. E da mesma forma, certamente você pode melhorar em relação a eles.
 

Confira nosso Guia para 2ª Fase da OAB

 



3 – Continue estudando

Circulo
É natural que agora você queira tirar umas férias para se recuperar da queda, mas evite prolongar esse período.
 
O conhecimento não se perde, se acumula!
 
Por isso, aproveite o embalo da preparação para prova anterior e continue firme e forte nos estudos, fortalecendo ainda mais a sua rotina de estudos.
 
 

4 – Respire novos ares

Bacharel em Direito tentando novas ideias
Reprovar é a chance que você tem para pensar fora da caixa e experimentar novos processos de aprendizagem.
 
Se algo não deu muito certo da última vez, não persista. Nem todos os métodos de estudo podem ser eficientes para você, uma vez que o processo de aprendizagem é variável entre os indivíduos.
 
Aproveite e confira uma análise completa publicada aqui no Portal Prova da Ordem com de técnicas de estudo e a efetividade prática de cada uma delas no exame de ordem.



5 – Identifique e Elimine os maus hábitos – Recicle-se!

Bacharel em Direito se Reciclando
Considerando que a 2ª fase do Exame de Ordem é uma verdadeira maratona contra o tempo, qualquer fator que diminua o seu desempenho direta ou indiretamente merece ser considerado.
 
Ás vezes não alongar, ter uma postura incorreta durante a realização prova, vacilar na alimentação, não dormir bem, etc., são alguns dos maus hábitos que podem ser extremamente prejudiciais para o seu desempenho.
 
Melhorando os cuidados com o seu corpo, automaticamente, você estará potencializando o seu resultado.
 
Portanto, aproveite este momento para identificar e bolar estratégias para vencer cada um dos maus hábitos que lhe prejudicaram direta ou indiretamente na sua momentânea reprovação.
 
Confira o artigo em que apresentamos algumas Dicas para Melhorar seu Aproveitamento na 2ª Fase OAB
 
 

Muitos dos fracassos desta vida estão concentrados nas pessoas que desistiram por não saberem que estavam muito perto da linha de chegada.” – Thomas Edison

 
Bons estudos e muita resiliência!
 
 
 

Apostila CERTA para sua Aprovação na 2ª Fase OAB

 

Apostila CERTA para sua Aprovação na 2ª Fase OAB
A apostila da 2ª Fase OAB aborda, de forma prática, a forma correta de construção da Peça e Questões Dissertativas.
 
Imagem Ilustrativa – material digital em PDF
 

Para mais detalhes sobre a Apostila, clique aqui

 
 

Deixe seu Comentário