O que fazer na última semana para o Exame de Ordem?

Últimos dias OAB
Olá OABeiros,
 
Eis que é chegada a reta final para a 1ª fase do XXIII Exame de Ordem. E, engana-se quem pensa que a última semana para Prova da OAB é como qualquer outra, muito pelo contrário, ela é decisiva e possui um ritual totalmente diferenciado.
 
Naturalmente, nesse momento, a ansiedade invade sem bater na porta, bem como a mente pode acusar sinais de cansaço devido ao longo período de estudo e de volume de conteúdo a que foi submetido.
 
Por isso, este é o momento de ter o cuidado redobrado, para que todo esse esforço não acabe sendo prejudicado por um detalhe qualquer.
 
 

1 – Revisar todas as matérias

 
NÃO HÁ tempo hábil para uma revisão geral de todas as matérias.  O ideal é que você realize um simulado da Prova da OAB, identifique quais suas principais deficiências e se programe para revisão pontual destas matérias e/ou temas que possuam maior relevância em níveis de incidência.
 
Confira: Assuntos mais cobrados no Exame de Ordem
 
Se, mesmo assim, você decidir fazer uma revisão de todas as matérias, faça sem se sobrecarregar, com resumos bastante objetivos. Tentar recuperar o que não foi aprendido em todo o tempo anterior, acredite, trará mais resultados negativos do que positivos.
 
 

2 – Se antecipe, monte uma estratégia

 
Recentemente, a OAB/FGV alterou a estrutura da prova, deixando cada caderno com uma ordem de matérias diferente. Para complicar, claro. Porém, isso denota o quanto era relevante para os candidatos esta ordem, pois, por ser sempre a mesma, “facilitava” na hora da execução de suas estratégias de resolução da prova.
 
No entanto, apesar de mais esta dificuldade criada pela OAB/FGV, é importante que nesta derradeira semana você visualize uma tática para execução da prova, determinando, por exemplo: questões de quais ramos do Direito você pretende focar inicialmente; de quanto em quanto tempo você irá fazer uma pequena pausa estratégica; o que pretende levar para reposição de energia (alimento e água); itinerário para chegar até o local da prova etc.
 
Tudo que você puder antecipar, deixará mais leve o dia da prova.
 
 

3 – Estude ÉTICA

 
Nesta altura da jornada, com certeza você já deve saber que Ética é a matéria base de qualquer aprovação. Pontuar entre 8 e 10 acertos nesta matéria pode significar muito.
 
Por isso, apesar de que você possa considerar que já tenha estudado o suficiente, acredite, estudar ética nunca é demais quando falamos de Prova da OAB. Por essa razão, reserve, no mínimo, três oportunidades para revisão da matéria nesta última semana. Se possível, estude ética também na véspera.
 
Na hipótese de você não ter um material legal para revisão de Ética, confira nosso Combo de Ética para 1ª fase da OAB totalmente atualizado com o CED 2015.
 
 

4 – Sem exageros

 
Não é o momento para exagerar, seja no que for. Por isso, evite coisas como:
 

  • Comer coisas fora do comum e em quantidades que você não esteja habituado(a);
  • Festas muito prolongadas;
  • Atividades físicas fora do comum;
  • Abuso de bebidas alcoólicas, etc.;
 
Dê preferência à programas relaxantes e que lhe exijam pouco, tanto do físico quanto mentalmente.
 
 

5 – Priorize-se

 
É natural que neste período você fique mais suscetível à variações de humor e, consequentemente, há uma maiores chances de que você entre em atrito com a família, cônjuge, companheiro(a), namorado(a), amigos e quaisquer pessoas que tenha contato – pessoal ou virtualmente.
 
Por isso, afaste-se de qualquer possibilidade de discussão ou situações que lhe tragam desequilíbrio emocional. Priorize-se! Independentemente do que seja, deixe para depois da prova.
 
Confira: Estresse pré-prova: Tática para Evitar o Descontrole Emocional
 
 
Boa semana de estudos.

Avalie sua Preparação para a 1ª Fase da OAB

Use ferramentas para Avaliar sua Preparação para o Desafio!

Sempre há aqueles que preferem reinventar a roda e isso é um fato incontestável. Por mais que outras pessoas já tenham esgotado essa primordial invenção, tem gente que prefere inventá-la por conta própria, perdendo o foco naquilo que realmente importa. Caso você não tenha tempo a perder, gostaríamos de propor a utilização de uma ferramenta excelente para monitoramento de sua preparação para Exame de Ordem, levando em consideração justamente o tema central deste artigo, o MAPEAMENTO de competências / conhecimentos para sua aprovação.
 
Para que você possa otimizar seu tempo de estudo através da resolução de questões com acompanhamento de seu desempenho médio em cada matéria, gostaríamos de apresentar os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Para seu melhor entendimento sobre alguns recursos do site, apresentamos as imagens a seguir, ilustrando como nosso sistema monitora seu aproveitamento médio por disciplina.
 
 

Gráfico monitoramento de desempenho médio por matéria

 
Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.

 
 

Deixe seu Comentário