Técnicas de Estudo – 4 Dicas para Leitura Eficiente

Técnicas de Estudo – 4 Dicas para Leitura Eficiente

técnicas de estudos - leitura eficiente
Olá OABeiros,
 
Conforme uma das considerações que fiz quando escrevi sobre a Mudança na Disposição de Matérias na Prova Objetiva da OAB, é notável o aumento do volume de texto da prova da OAB nos enunciados, bem como nas alternativas das questões.
 
Diante deste novo rumo que a FGV tem adotado para construção da estrutura do Exame de Ordem, passamos a considerar aqui no Portal Prova da Ordem, de suma importância a abordagem de Técnicas de Estudos que possam potencializar, otimizar e ampliar a capacidade de leitura de quem nos acompanha e está se preparando para o Exame de Ordem.
 
Ler nem sempre é divertido, mas é algo necessário e imprescindível para quem estuda para a prova da OAB. Portanto, nesta publicação trarei 04 dicas para você ter uma leitura mais eficiente, tanto durante a sua preparação, quanto para durante a realização da prova.
 
E para quem reclama da falta de tempo para leitura, essas dicas podem ajudar a “administrar melhor o tempo”, na medida em que por meio de uma leitura mais eficiente, um volume maior de conteúdo pode ser assimilado em um período menor de tempo.

01 – Não reclame da leitura

Tudo bem que você não precisa ser um devorador de livros apaixonado, mas reclamar antes mesmo de começar a ler é uma das mais conhecidas formas de auto-sabotagem existentes, criando um bloqueio para o exercício e para o aprendizado.
 
É preciso ter a humildade de reconhecer que o seu sucesso no Exame de Ordem passa pela leitura, sendo ela uma aliada fonte de conhecimento, que irá lhe conduzir até a sua conquista.
 
Muitos se iludem com vídeos cursos da internet, mas a informação verdadeira você irá extrair da leitura. Aliás, é de onde seus professores dos cursos preparatórios tiraram o conhecimento que entregam a você.
 
Portanto, não maldiga a leitura, esse já será um grande passo rumo à uma leitura mais eficiente.
 
 

02 – Isole-se para ter uma Leitura Eficiente

Para ter concentração na leitura e conseguir entender o texto é preciso isolamento. Ler cercado de distrações é uma das piores coisas que você pode fazer. Para uma leitura eficiente não podem haver interrupções, que é exatamente o que irá ocorrer se você não estiver protegido delas.
 
Portanto, desligar o celular, fechar a porta, avisar, ou melhor, explicar às pessoas que você vai se retirar por algum tempo é um ato de sabedoria na leitura.

03 – Leitura silábica

Com certeza vocês já ouviram alguém lendo silabicamente um texto em algum momento de suas vidas. Estou falando da lei-tu-ra que le-va o de-ta-lhe pa-ra ca-da se-pa-ra-ção si-lá-bi-ca.
 
Complicado de acompanhar, não é mesmo? Mas muitas pessoas fazem isso sem sequer perceberem que estão fazendo.
 
Isso, juntamente com a leitura em voz alta, são alguns dos piores inimigos da leitura eficiente.
 
Para melhorar a qualidade da sua leitura, faça o exercício de apenas passar os olhos sobre o texto e deixar que o seu cérebro processe a informação contida na forma escrita que está passando diante dos seus olhos. Outra forma de atividade que pode ajudar a escapar deste “vício” que prejudica a eficiência da sua leitura, é assistir filmes com legenda.
 
 

04 – Excesso de marcações

Estudantes adoram marca texto, isso é fato. E o que, em princípio, deveria ser um aliado para memorização, pode se transformar em um obstáculo para leitura eficiente.
 
A todo o momento em que você decide destacar um parágrafo, é uma ocasião em que a leitura será interrompida e, consequentemente, haverá diminuição da concentração e da cognição sobre a informação lida.
 
Para uma leitura mais eficiente é preciso imprimir ritmo, não é produtivo ter paradas a todo o instante.
 
Não dê mais importância aos destaques do que para a obtenção da informação, esse é um erro comum entre os estudantes.
 
Desta forma, o ideal é que em um primeiro momento você leia e, em outro (durante a revisão do texto), faça a marcação. Ou, por exemplo, faça a marcação apenas após a conclusão de um capítulo.
 
 
Por hoje era isso, OABeiros. Continuem acompanhando as publicações do Blog Prova da Ordem para receberem mais dicas e informações que irão lhes colocar um passo à frente na aprovação no Exame de Ordem.
 
 

Deseja sua Aprovação na OAB?

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.