Reprovação no Exame da OAB – Saiba como recomeçar!

reprovou no Exame da OAB? Saiba o que fazer...
É chegada a hora de superar a reprovação no Exame da OAB.
 
E a primeira coisa que você precisa ter neste momento é: CALMA! – MUITA calma..
 
Se você não conseguiu sua aprovação ou vislumbra chances mínimas de ser beneficiado nos recursos (33, 34, 35 e 36 acertos), em que pese aparente ser o fim da linha, essa é uma oportunidade de ouro!
 
Sei que existem muitas incertezas em sua mente neste momento, mas tenha certeza de uma coisa: a FGV fez a prova para reprovar você!
 
Agora você tem dois caminhos: Contornar esse obstáculo e tirar a melhor lição possível disso tudo; ou simplesmente desistir de seus sonhos e o que fez para chegar até aqui!
 
Espero que você atenha-se à primeira opção!
 
Abaixo listarei formas de sugestões para que você transforme o adiamento de sua Aprovação em algo que possa lhe ser útil e que fortaleça ainda mais sua caminhada.

1 – Seja frio e calculista para superar a reprovação

Com certeza não será fácil, mas frieza neste momento é indispensável. A FGV conseguiu uma vitória parcial e você pode aprender muito com essa batalha, porque a Guerra, meu caro, o Exame de Ordem só ganha quando você desiste.
 
Enquanto você estiver buscando a aprovação, você terá plenas chances de ser aprovado.
 
Aproveite para analisar seu desempenho considerando cada detalhe. Pegue a prova novamente e aponte ao lado de cada enunciado o motivo que te fez errar a questão.
 
Se foi dúvida, pura bobice, desconhecimento, branco etc. E o mesmo para as que você acertou. Se foi porque sabia realmente o conteúdo, se foi chute etc. Seja honesto consigo mesmo!
 
A partir deste momento, você terá o mapeamento das suas maiores dificuldades, elencando em ordem de maior incidência as razões que te levaram a errar cada uma das 80 questões. Desta forma, você terá o diagnóstico completo de sua reprovação.
 
Com isso em mãos, você já vislumbrará um ponto de partida para buscar os aperfeiçoamentos necessários para lograr êxito na próxima edição do exame de ordem.
 
 

2 – Estude exatamente o que você mais errou

Já vi muitos examinandos, e até mesmo professores de cursinhos preparatórios, afirmando que o candidato deve manter o foco no estudo de 7 e 10 disciplinas. Data vênia, discordo em partes desta estratégia.
 
Se você teve baixo desempenho em determinada área, você precisa dar ênfase aos estudo justamente destes conteúdos.
 
A reprovação certamente passou pelos pontos que você encontrou maior dificuldade, foi por aí que o examinador lhe causou maior prejuízo e você não pode cometer o mesmo erro duas vezes.
 
Portanto, estude aquilo que você acertou, mas revise ainda mais justamente aquilo que você errou, seja qual for a disciplina. Preferencialmente responda questões de provas anteriores para fixar a forma como é explorada essa matéria na prova, o que julgo ser a técnica de estudos mais eficiente de preparação em se tratando de 1ª fase do Exame de Ordem.

3 – Mantenha o ritmo e supere a reprovação no Exame da OAB

É natural que agora você queira tirar umas férias para se recuperar da reprovação no Exame da OAB, mas não prolongue este período por mais de 07 (sete) ou 10 (dez) dias. Aproveite o embalo da preparação para prova anterior e continue firme e forte nos estudos, fortalecendo ainda mais seu conhecimento.
 
Aproveite para refletir sobre a forma e conteúdo do seu novo cronograma de estudos e faça um verdadeiro upgrade!
 
 

4 – Respire novos ares

Reprovar é a chance que você tem para experimentar novos processos de aprendizagem. Se algo não deu muito certo da última vez, não persista. Nem todos os métodos de estudo são eficazes com você e também não existe uma técnica de estudos infalível. Isso varia de indivíduo para indivíduo, não podendo ser encarado como uma ciência exata.
 

Mantenha seu ritmo de estudos no Exame de Ordem

 
Aproveite e confira uma análise completa publicada aqui no Portal Prova da Ordem com de técnicas de estudo e a efetividade prática de cada uma delas no exame de ordem.

 
Aprimore também suas técnicas na resolução de questões objetivas.

 

5 – Identifique e Elimine os maus hábitos para superar a reprovação no Exame da OAB

Não alongar, postura inadequada durante os estudos, vacilar na alimentação, deixar acumular conteúdo para estudar, são maus hábitos que podem ser extremamente prejudiciais para à sua cognição.
 
Melhorando os cuidados com o seu corpo, automaticamente você estará potencializando seu aprendizado.
 
Portanto, aproveite este momento para identificar e bolar estratégias para vencer cada um dos maus hábitos que lhe prejudicaram direta ou indiretamente na sua momentânea reprovação. Confira o artigo que identificamos os 08 Hábitos que Prejudicam seus Estudos.
 
Mas, acima de tudo, não se deixe abalar pela reprovação no Exame da OAB. Às vezes ela pode lhe servir muito mais para a vida do que a aprovação. Só depende de você.
 

Muitos dos fracassos desta vida estão concentrados nas pessoas que desistiram por não saberem que estavam muito perto da linha de chegada.” – Thomas Edison

 
Bons estudos e muita resiliência!
 
 
 

Combo de Apostilas para OAB

Ter um material base para nortear seus estudos é essencial para um bom desempenho na Exame da OAB e você não tem tempo a perder, utilize sempre materiais de qualidade e ATUALIZADOS!

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas

 

Deixe seu Comentário