Recursos e Questões Passíveis de Anulação – O que esperar?

Recursos e Questões Passíveis de Anulação – O que esperar?

Questões passíveis de anulação na 1ª fase do Exame de Ordem - Prova da OAB
A primeira semana após a prova de 1ª Fase da OAB é sempre muito turbulenta e repleta de incertezas. Muitos dos examinandos que realizaram a prova, não conseguiram os 40 acertos necessários para a aprovação, e os próprios candidatos que acertaram 40 questões ficam com receio sobre a possibilidade de alguma retificação de gabarito, como já ocorreu em algumas oportunidades, inclusive na XVI edição, que antecedeu a prova deste domingo.
 
Como na grande maioria das edições, a banca examinadora da FGV não conseguiu fazer uma prova perfeita, redondinha, sem que haja questões passíveis de anulação. De ontem pra hoje, já surgiram uma série de professores e cursinhos apontando até 4 questões passíveis de anulação, mas CUIDADO! Mesmo sabendo da existência de questões que realmente possam ser anuladas, fazemos um importante comentário: as anulações INDEPENDEM da quantidade de questões passíveis de interposição de recurso. A seguir, apresentamos o histórico de anulações das última 7 edições. Note que em apenas 2 oportunidades houve questões anuladas, apesar disso, em TODAS as edições apresentadas nesse histórico possuíam ao menos 3 questões passíveis de anulação!!!
 
 

Histórico de Anulações

X Exame de Ordem – nenhuma questão anulada
 
XI Exame de Ordem – 1 questão
 
XII Exame de Ordem – nenhuma questão anulada
 
XIII Exame de Ordem – nenhuma questão anulada
 
XIV Exame de Ordem – nenhuma questão anulada
 
XV Exame de Ordem – 2 questões anuladas
 
XVI Exame de Ordem – nenhuma questão anulada
 
XVII Exame de Ordem – ?????????

 
Ou seja, tomem muito cuidado! Cursinhos e Professores divulgam muitas questões passíveis de anulação por terem interesse na comercialização de cursos para 2ª fase, principalmente para aqueles que ficam com 37, 38 e 39 acertos. Até o formato de SEGURO é um artifício utilizado na hora da venda. Muitos examinandos acabam cedendo às especulações e comprando cursinhos que ainda não precisam, portanto CUIDADO!

Confira as questões passíveis de anulação

A equipe do site Prova da Ordem preparou uma postagem para apresentar as questões passíveis de anulação. Vale ressaltar, entretanto, que a FGV não possui um histórico muito condescendente em relação às anulações. Com algumas raras exceções, a FGV costuma fazer vista grossa em relação as questões passíveis de anulação. Apesar disso, não podemos prever o futuro com base no passado, apenas ter alguma referência. Você terá o resultado preliminar da 1ª fase divulgado somente no dia 04/08, ficando o resultado definitivo, após análise de recursos, disponível a partir do dia 21/08. O prazo para interposição de recurso é do dia 05/08 ao 08/08.
 
Para esta edição, NÃO temos grande expectativas em termos de anulação. Dificilmente teremos 2 ou até 3 anulações. Aos que precisam de apenas 1 anulação, ainda resta alguma esperança, mesmo que pouca! Nessa edição não tivemos erros gritantes que sejam anulações dadas como certa pelos professores. Então, caso você tenha feito 39 acertos, PARABÉNS pelo seu resultado, é um grande feito diante dessa PEDREIRA que a FGV aplica, mas esperamos não gerar tantas expectativas ao apresentar as questões passíveis de anulação, principalmente devido à postura pouco condescendente em relação aos recursos interpostos.
 

Até o presente momento, foram mapeadas as seguintes questões:

 
Direito Constitucional – Questão 18 da Prova Branca
(equivalência: Tipo II – 16 / Tipo III – 13 / Tipo IV – 19)
 
Direitos Humanos – Questão 20 da Prova Branca
(equivalência: Tipo II – 21 / Tipo III – 22 / Tipo IV – 20)
 
Direito Internacional – Questão 24 da Prova Branca
(equivalência: Tipo II – 23 / Tipo III – 24 / Tipo IV – 23)
 
Processo Civil – Questão 58 da Prova Branca
(equivalência: Tipo II – 55 / Tipo III – 56 / Tipo IV – 58)
 
Processo do Trabalho – Questão 76 da Prova Branca
(equivalência: Tipo II – 79 / Tipo III – 77 / Tipo IV – 78)

Para acessar a fundamentação das Questões Passíveis de Anulação, clique aqui.

 
Para baixar Provas e Gabaritos da 1ª fase, clique aqui.

Ainda esta semana iremos postar a fundamentação para confecção de recurso em cada uma dessas questões. Vale fazer um comentário em relação à interposição de recursos na prova objetiva. Como na 1ª fase TODO examinando é beneficiado caso alguma questão venha a ser anulada, independente da interposição de recurso, julgamos que não vale muito o investimento do examinando (tempo e esperança) na confecção dos recursos. O recomendável é deixar mesmo essa semana de descanso e já retomar os estudos na semana seguinte, seja para 1ª ou 2ª fase! Não utilize seu tempo nessa queda de braço com a FGV, pois o resultado já é sabido! Foque em seus estudos e na próxima oportunidade temos certeza que o resultado será diferente!
 

Seja qual tenha sido seu resultado ou quantidade de acertos, PARABÉNS!
Você é um vencedor e saberá converter os obstáculos de sua vida em conquistas LINDAS de serem contadas e eternizadas!
Contem sempre conosco!

 
 

Sua Aprovação não foi dessa vez?

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.