Recursos e Questões Passíveis de Anulação no XVIII Exame – O que esperar?

Questões passíveis de anulação na 1ª fase do Exame de Ordem - Prova da OAB
A primeira semana após a prova de 1ª Fase da OAB é sempre muito turbulenta e repleta de incertezas. Muitos examinandos que realizaram a prova e não conseguiram os 40 acertos necessários para a aprovação ficam desesperados em relação às questões passíveis de anulação, sem saber se voltam a estudar para a prova objetiva ou se já fazem matrícula em algum curso de 2ª fase, na expectativa de 1 ou 2 anulações.Até aqueles que acertaram 40 questões ficam receosos com a possibilidade de haver alguma retificação de gabarito, como já ocorreu em algumas oportunidades, inclusive na prova objetiva do XVI Exame de Ordem.
 
Como na grande maioria das edições, a banca examinadora da FGV não conseguiu fazer uma prova perfeita, redondinha, sem que haja questões passíveis de anulação. De domingo pra hoje já surgiram uma série de professores e cursinhos apontando até 5 questões passíveis de anulação, mas CUIDADO! Mesmo sabendo da existência de questões que realmente possam ser anuladas, fazemos um importante comentário: as anulações INDEPENDEM da quantidade de questões passíveis de interposição de recurso. A seguir, apresentamos o histórico de anulações das última 8 edições. Note que em apenas 3 oportunidades houve questões anuladas, apesar disso, em TODAS as edições apresentadas nesse histórico possuíam ao menos 3 questões passíveis de anulação!!!
 
 

Histórico de Anulações

X Exame de Ordem – nenhuma questão anulada
 
XI Exame de Ordem – 1 questão
 
XII Exame de Ordem – nenhuma questão anulada
 
XIII Exame de Ordem – nenhuma questão anulada
 
XIV Exame de Ordem – nenhuma questão anulada
 
XV Exame de Ordem – 2 questões anuladas
 
XVI Exame de Ordem – nenhuma questão anulada
 
XVII Exame de Ordem – 2 questões anuladas
 
XVIII Exame de Ordem – ?????????
 

Confira as questões Passíveis de Anulação no XVIII Exame

 
 
Ou seja, tomem muito cuidado! Cursinhos e Professores divulgam muitas questões passíveis de anulação por terem interesse na comercialização de cursos para 2ª fase, principalmente para aqueles que ficam com 37, 38 e 39 acertos. Até o formato de SEGURO é um artifício utilizado na hora da venda. Muitos examinandos acabam cedendo às especulações e comprando cursinhos que ainda não precisam, portanto CUIDADO!

Confira as questões passíveis de anulação

A equipe do site Prova da Ordem preparou uma postagem para apresentar as questões passíveis de anulação. Vale ressaltar, entretanto, que a FGV não possui um histórico muito condescendente em relação às anulações. Com algumas raras exceções, a FGV costuma fazer vista grossa em relação as questões passíveis de anulação. Apesar disso, não podemos prever o futuro com base no passado, apenas ter alguma referência. Você terá o resultado preliminar da 1ª fase divulgado somente no dia 10/12, ficando o resultado definitivo, após análise de recursos, disponível a partir do dia 23/12, que certamente influenciará seu humor nas festividades natalinas. O prazo para interposição de recurso é do dia 10/12 ao 13/12.
 
Para esta edição, NÃO temos grande expectativas em termos de anulação. Dificilmente teremos 2 ou até 3 anulações. Aos que precisam de apenas 1 anulação, ainda resta alguma esperança, mesmo que pouca! Nessa edição não tivemos erros gritantes que sejam anulações dadas como certa pelos professores. Então, caso você tenha feito 39 acertos, PARABÉNS pelo seu resultado, é um grande feito diante dessa PEDREIRA que a FGV aplica, mas esperamos não gerar tantas expectativas ao apresentar as questões passíveis de anulação, principalmente devido à postura pouco condescendente da banca examinadora em relação aos recursos interpostos.
 

Até o presente momento, foram mapeadas as seguintes questões:

 
Ética – Questão 07 da Prova Branca
(equivalência: Tipo II – 03 / Tipo III – 10 / Tipo IV – 09)
 
Direito Administrativo – Questão 30 da Prova Branca
(equivalência: Tipo II – 34 / Tipo III – 32 / Tipo IV – 31)
 
Direito do Consumidor – Questão 47 da Prova Branca
(equivalência: Tipo II – 46 / Tipo III – 47 / Tipo IV – 46)
 
Direito Penal – Questão 64 da Prova Branca
(equivalência: Tipo II – 59 / Tipo III – 62 / Tipo IV – 61)
 
Processo do Trabalho – Questão 77 da Prova Branca
(equivalência: Tipo II – 76 / Tipo III – 79 / Tipo IV – 78)
 
 
Para baixar Provas e Gabaritos da 1ª fase, clique aqui.

Ainda esta semana iremos postar a fundamentação para confecção de recurso em cada uma dessas questões. Vale fazer um comentário em relação à interposição de recursos na prova objetiva. Como na 1ª fase TODO examinando é beneficiado caso alguma questão venha a ser anulada, independente da interposição de recurso, julgamos que não vale muito o investimento do examinando (tempo e expectativas) na confecção dos recursos. O recomendável é deixar mesmo essa semana de descanso e já retomar os estudos na semana seguinte, seja para 1ª ou 2ª fase! Não utilize seu tempo nessa queda de braço com a FGV, pois o resultado já é sabido! Foque em seus estudos e na próxima oportunidade temos certeza que o resultado será diferente!
 

Seja qual tenha sido seu resultado ou quantidade de acertos, PARABÉNS!
Você é um vencedor e saberá converter os obstáculos de sua vida em conquistas LINDAS de serem contadas e eternizadas!
Contem sempre conosco!

 
 

Sua Aprovação não foi dessa vez?

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Sempre há aqueles que preferem reinventar a roda e isso é um fato incontestável. Por mais que outras pessoas já tenham esgotado essa primordial invenção, tem gente que prefere inventá-la por conta própria, perdendo o foco naquilo que realmente importa. Caso você não tenha tempo a perder, gostaríamos de propor a utilização de uma ferramenta excelente para monitoramento de sua preparação para Exame de Ordem, levando em consideração justamente o tema central deste artigo, o MAPEAMENTO de competências / conhecimentos para sua aprovação.
 
Para que você possa otimizar seu tempo de estudo através da resolução de questões com acompanhamento de seu desempenho médio em cada matéria, gostaríamos de apresentar os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Para seu melhor entendimento sobre alguns recursos do site, apresentamos as imagens a seguir, ilustrando como nosso sistema monitora seu aproveitamento médio por disciplina.
 
 

Gráfico monitoramento de desempenho médio por matéria

 
Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.



 

Deixe seu Comentário