Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Fernando Barcellos

por

Cofundador do Curso Prova da Ordem, especializado em aprovar Bacharéis em Direito no Exame da OAB. Aproveito a oportunidade para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos preparados com muito carinho para sua aprovação. ;)

Questões passíveis de anulação – XI Exame OAB

A FGV aplicou nesse domingo, dia 18/08/13, a prova objetiva (1ª fase) do XI Exame de Ordem. O gabarito preliminar foi divulgado agora às 19 hrs. Em virtude de algumas discordâncias do gabarito preliminar apresentado, montamos a seguinte matéria, com o objetivo de orientar a elaboração de recurso para questões passíveis de anulação.
 
Apesar de existirem 3 questões passíveis de anulação, acreditamos que possivelmente apenas uma venha a ser anulada no XI Exame de Ordem. Para melhor entendimento acerca dessa crença, confira o histórico de anulações das últimas quatro edições do Exame da OAB.
 
 

Histórico de anulações

 
VIII Exame de Ordem – nenhuma questão anulada
IX Exame de Ordem – 3 questões
X Exame de Ordem – nenhuma questão anulada
XI Exame de Ordem – 1 questão
 
 
 
Então vamos começar… Temos 4 questões passíveis de anulação: uma de Direito Administrativo, uma de Direito Civil, uma de Direito Empresarial e outra de Processo do Trabalho. A seguir, apresentamos as questões e fundamentação para interposição de recurso.
 
 
 

Direito Administrativo

 

Questão passível de anulação XI Exame da OAB - Direito Administrativo

 
(equivalência: Tipo II – 34 / Tipo III – 32 / Tipo IV – 33)
 
 
A questão 31 (prova tipo 1 – Branca) de Direito Administrativo apresenta um tema muito controverso: a natureza jurídica da retrocessão em casos de tredestinação ilícita. A FGV, na publicação preliminar do gabarito, apontou a assertiva de letra “C” como única correta. A presente alternativa versa sobre a possível nulidade do ato de desapropriação, com retorno do bem ao antigo proprietário, apontando a retrocessão como direito real. O tema não possui entendimento cristalizado, uma vez que doutrina e jurisprudência divergem, sendo tratado muitas vezes como direito pessoal, somente sendo cabível o requerimento de indenização em perdas e danos, abrindo possibilidade para que a alternativa “D” também esteja correta.
 
Recentemente o STJ posicionou-se em relação ao tema, considerando a tredestinação ilícita como passível somente de indenização, impossibilitando a anulação do ato. Ressalta-se que esse entendimento tem base no art. 519 do Código Civil, que insere a retrocessão no capítulo dos direitos pessoais.
 
 
 

Direito Civil

 

Questão passível de anulação XI Exame da OAB - Direito Civil

 
(equivalência: Tipo II – 42 / Tipo III – 42 / Tipo IV – 43)
 
Para a questão 38 (prova tipo 1 – Branca) de Direito Civil, a Banca Examinadora divulgou como assertiva correta a alternativa “D”, que não apresenta fundamentação legal aplicável ao caso, tanto no Código Civil, quanto na orientações jurisprudenciais do STJ. Vale salientar que no edital do certame, fica expresso a utilização apenas a utilização de jurisprudência sumulada ou pacificada, o que não ocorre no presente caso.
 
Os contratos só geram efeitos entre as partes contratantes, podendo-se afirmar que sua oponibilidade não é absoluta, mas sim, RELATIVA. Nesse sentido, não há como obrigar Bianca a cumprir um contrato celebrado entre Marcio (contratante) e os prestadores de serviços contratados. Segundo Salvo Venosa, os efeitos de um contrato não podem, nem prejudicar, nem aproveitar a terceiros.
 
 
 

Direito Empresarial

 

Questão passível de anulação XI Exame da OAB - Direito Empresarial

 
(equivalência: Tipo II – 50 / Tipo III – 48 / Tipo IV – 51)
 
 
A questão 52 (prova tipo 1 – Branca) de Direito Empresarial solicitava ao examinando a indicação da assertiva INCORRETA, sendo as demais, logicamente, consideradas corretas pela Banca Examinadora. A FGV divulgou em seu gabarito preliminar a alternativa “A” como INCORRETA. Apesar disso, as assertivas “B” e “D” também estão incorretas, motivo pelo qual a questão deve ser anulada.
 
Na alternativa “B” há uma confusão sobre o conceito de sustação do cheque que dá entendimento incorreto à assertiva. Vejamos o que o Banco Central dispõe sobre o tema:
 
[..]
9. O correntista pode impedir o pagamento de um cheque já emitido?
Sim. Existem duas formas:
oposição ao pagamento ou sustação, que pode ser determinada pelo emitente ou pelo portador legitimado, durante o prazo de apresentação;
contra-ordem ou revogação, que é determinada pelo emitente após o término do prazo de apresentação.”
[..]

 
Na alternativa “D” fica evidenciado a obrigação do portador de promover ação executiva em face ao emitente. Apesar disso, os arts. 59 e 47 da Lei 7.357/85 dispõem que a propositura da ação executiva é de caráter facultativo, ao invés de obrigatório, como sugere a presente alternativa.
 
 
 

Processo do Trabalho

 

Questão passível de anulação XI Exame da OAB - Processo do Trabalho

 
(equivalência: Tipo II – 80 / Tipo III – 79 / Tipo IV – 76)
 
Na questão 77 (prova tipo 1 – Branca) de Processo do Trabalho, a banca examinadora considerou a alternativa “A” como a assertiva correta. Apesar disso, o juiz não poderia ter julgado o pedido de adicional de insalubridade improcedente sem a produção da prova pericial.
 
Em caso de arguição em juízo de insalubridade pelo empregado, o art. 195, § 2º, da CLT, prevê que o juiz deve designar perito habilitado para a realização de perícia e, caso não seja possível, requisitará ao órgão competente do Ministério do Trabalho com a finalidade de caracterizar e classificar a suposta insalubridade.
 
Vale salientar que é indispensável a realização de perícia técnica para a caracterização da insalubridade na atividade laboral, não havendo faculdade do magistrado à determinação de tal prova.

 
 

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.