Tudo sobre Questões Interdisciplinares na Prova da OAB

Tudo sobre Questões Interdisciplinares na Prova da OAB

Tudo sobre Questões Interdisciplinares na Prova da OAB
Vamos falar sobre as Questões Interdisciplinares na Prova da OAB, o atual tema nos corredores da preparação.
 
Ganhando mais evidência a partir do XXII Exame de Ordem, este tipo de questão, que exige do candidato o conhecimento de mais de um dos ramos do Direito, tem tirado o sono de muita gente.
 
Mas a despeito dessa recente aparição explícita, aos poucos, sem que ninguém notasse, a banca da FGV fazia experimentos com este tipo de abordagem mas de forma mais discreta, associando ECA e Direito Penal, Direito Civil e Empresarial.
 
Após esta nova estratégia da banca ganhar vitrine, estava instaurada uma verdadeira caça as Questões Interdisciplinares na Prova da OAB.
 
Pronto! Estava criado o novo espantalho da OAB.
 
Mas a verdade é que pouco se falou sobre as Questões Interdisciplinares em si, do que se tratam realmente. Percebi até que algumas pessoas não estavam apenas curiosas, mas, sim, assustadas diante desta nova realidade no Exame de Ordem.
 
Por isso, nesta publicação vamos à raiz de alguns mitos que estão surgindo sobre as Questões Interdisciplinares na Prova da OAB, a fim de evitar precipitações.
 

 

Questões interdisciplinares na prova da OAB

Questões Interdisciplinares na Prova da OAB

 
Como anteriormente mencionado, as Questões Interdisciplinares são enunciados apresentando um problema jurídico que, para ser superado, exige do candidato um raciocínio que considere mais de um espectro do Direito para localizar a alternativa correta.
 
Um exemplo claro disso é a questão 69 (Prova Branca) da prova da OAB, de Processo Penal:

 
Como é possível perceber, a questão, apesar de constar em parte da prova destinada a área de Processo Penal, inclusive trazendo um contexto da área criminal, encontra fundamento no Art. 7º, XXI, do Estatuto da OAB.
 
Em que pese a questão referencie o posicionamento dos Tribunais, claramente a sua guarida legal poderia ser o Estatuto da OAB.
 
Assim, considerando que, supostamente, Ética é mais simples que Processo Penal, a maior dificuldade desta questão estava, na verdade, no fato de você não estar preparado para raciocinar considerando todo o ordenamento jurídico e, não, somente o âmbito Penal para resolver a questão.
 
Isto, pois, senhoras e senhores, é a famigerada questão interdisciplinar. Algo que, para ser superado, depende muito mais do seu alinhamento de raciocínio no momento que em se depara com a questão, do que propriamente algum conhecimento ou técnica especial para chegar à resposta certa.
 

 

As Questões Interdisciplinares na prova da OAB a partir de agora são uma regra?

Outra coisa que está causando confusão, está relacionada ao número de questões na prova adotando esta polivalência temática.
 
Será que a partir de agora, todas as questões do exame de ordem serão interdisciplinares? A resposta é NÃO!
 
Não há qualquer – por enquanto – indicativo de que esta será uma prática aplicada em larga escala na prova da OAB, mas, sim, que deve ser explorada de forma pontual. Até para que se mantenha a já consolidada distribuição de questões entre ramos do Direito.
 
 

Conheça o site Prova da Ordem, especializado em aprovar Bacharéis em Direito no Exame da OAB

 
 

Como me preparar para enfrentar as Questões Interdisciplinares na Prova da OAB?

Considerando que a variedade de questões interdisciplinares na prova da OAB ainda é muito pequena, não há razão para que isso lhe exija alguma atenção especial neste momento, a não ser o fato de saber que alguma questão poderá apresentar tal característica.
 
Ter a consciência de que algumas questões podem esperar um raciocínio multidisciplinar, é o principal!
 
Por enquanto isso era tudo o que tinha para falar sobre as Questões Interdisciplinares na Prova da OAB.
 
Ficou com alguma dúvida?
Deixe seu comentários!

Deseja sua Aprovação na OAB?

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.