Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Preparação para Prova da OAB
Avatar Lucas Avila

por

Advogado, especialista na Prova da OAB e técnicas de estudo.

03 Mitos sobre a preparação para Prova da OAB

Na preparação para a Prova da OAB, o que mais se ouve são pitacos dos mais variados tipos em relação a prova, seja sobre o método de preparação, sua dificuldade etc. Nessa hora, o que não faltam são opiniões dos especialistas do tipo “a sobrinha da tia da minha vizinha passou de primeira e fez tal coisa”.
 
Embora algumas sejam até bem intencionadas, grande parte dessas “dicas” não condiz com a realidade. São conclusões baseadas em premissas equivocadas, que podem causar mais confusão do que ajudar realmente.
 
Por isso, nesta publicação trarei alguns mitos sobre a preparação para Prova da OAB, para ajudar você na filtragem dessas informações que lhe chegam.
 
 

Mito 01 – O Exame de Ordem é fácil, basta estudar

São três os tipos de pessoa que supõe que a Prova da OAB é fácil: Os ignorantes sobre o assunto; os que passaram de primeira; e, os hipócritas.
 
Você já deve ter ouvido a frase “Contra fatos, não há argumentos”, não é mesmo? Então trago alguns dados relevantes sobre o Exame de Ordem extraídos de estudos divulgados pela FGV.
Preparação para Prova da OAB
É possível afirmar, portanto, que cerca de 68% dos aprovados precisam de até TRÊS tentativas para lograr êxito no certame.
 
Considerando que o percentual de reprovação na OAB gira em torno de 80%, com alguma variável para mais ou para menos (normalmente para mais), resta evidente que a afirmação de que o a Prova da OAB é uma prova fácil, não traduz a realidade do certame.
 
O que por um lado pode servir como um incentivo para que você não tema a prova (o que é importante), pode acabar trazendo um relaxamento (ou pior, soberba) que poderá prejudicar o seu foco. O Exame de Ordem NÃO é fácil. Não vacile!

[adrotate banner=”9″]

Mito 02 – Preparação para Prova da OAB não se faz sem cursinho

Outra coisa comum das pessoas dizerem como dica, são as sugestões de cursos de preparação para Prova da OAB como premissa indispensável para quem almeja a aprovação ou que foi a solução para Tício ou para Mévio. Mas não, curso preparatório não é garantia de aprovação. Seja ele qual for.
 
Na 2ª fase, que é mais detalhista, com certeza um curso preparatório é muito mais eficiente do que na fase objetiva da prova. A 1ª fase da OAB é bastante pragmática, exigindo do candidato muito mais memorização, articulação de informações e estratégia de preparação para Prova da OAB do que conhecimento adquirido em aulas propriamente ditas.
 
Aqui no Prova da Ordem, por exemplo, temos uma abordagem com foco na resolução de questões, algo que tem se mostrado muito mais eficiente, levado milhares de pessoas a aprovação.
Não produzimos videoaulas por acreditar que essa seja uma técnica de estudos não tão eficiente em termos de preparação para a fase objetiva do exame de ordem.
Defendemos a aplicação de Testes Práticos como principal método de estudo para maior assimilação do conteúdo necessário para a aprovação no Exame da OAB. Para saber mais sobre, acesse: Aprovar no Exame da OAB.
 
Mas não me interprete errado, estudo é indispensável, é a primeira coisa, o que trago é um questionamento sobre a eficiência da metodologia “curso preparatório” para 1ª fase da OAB dada a realidade do certame.
 
Por isso, faça uma autoavaliação do seu conhecimento do Direito como um todo. Se você sentir que falta base de formação, falta da construção lógica e do conhecimento principiológico das matérias, fazer um curso de preparação para Prova da OAB pode ser uma boa pedida.

[adrotate banner=”38″]

Mito 03 – Sem tempo para se dedicar, não é possível se preparar para Prova da OAB

Não foi um nem dois contatos que já recebi afirmando que não consegue estudar para o Exame de Ordem por falta de tempo, pedindo orientações.
 
Existem pessoas que pensam, equivocadamente, que se não tiver um número X de horas disponíveis, jamais vai conseguir ser aprovado.
 
Nem sempre tempo de estudo é garantia de resultado, senão, automaticamente, quanto mais ociosa fosse a pessoa, maiores seriam as suas chances de aprovação. O que não se confirma, já que a maioria dos aprovados na 1ª tentativa estão entre os finalistas do curso (aqueles que fazem a prova no 9º e 10º período).
 
Exatamente entre aqueles que estão fazendo TCC, na truculenta reta final para a colação de grau, cheios de atividades, estágios, complementação de horas etc, está o maior número de aprovados. O que isso significa?
 
Esse dado também comprova que não é obrigatório um número exato de tempo de dedicação para que se consiga a aprovação.
 
Por isso, não ligue para o quanto de tempo você tem disponível, mas, sim, como tirar o melhor proveito dele. A aprovação virá!
 
 

Confira também: Preparação para Prova da OAB: Poder do Hábito

 
 
 
E você?
 
Conhece mais algum mito sobre preparação para Prova da OAB que gostaria de compartilhar?
 
Deixe nos comentários.
 
 

Deseja sua Aprovação na OAB?

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.

 
 

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.