Questões da OAB por matéria

Questões da OAB por matéria

Questões da OAB por Matéria

Para quem começou a se inteirar do exame da Ordem agora, é fundamental saber as questões da OAB por matéria. Ao longo do tempo, tivemos algumas alterações – como em Ética, que tem oito questões atualmente, mas já teve 12. Por isso, o candidato deve conhecer essa matemática do Exame de Ordem para estabelecer uma preparação mais adequada. Confira!

Divisão das questões da OAB

A 1a fase do Exame de Ordem traz 80 questões de múltipla escolha separadas em 17 matérias. Algumas destas fazem parte da grade curricular obrigatória do curso de Direito, enquanto outras estão disponíveis como matérias opcionais.

Para ser aprovado para a 2a fase da OAB, o candidato deve acertar no mínimo 50%. Diante disso, é preciso orientar os estudos de forma assertiva, considerando o extenso edital. Em outras palavras, é importante conhecer como são distribuídas as questões da OAB. Veja a seguir:

DisciplinaNúmero de questões
Ética Profissional8
Direito Constitucional7
Direito Civil7
Processo Civil7
Direito Administrativo6
Direito Penal6
Processo Penal6
Direito do Trabalho6
Direito Tributário5
Direito Empresarial5
Processo do Trabalho5
Filosofia do Direito2
Direitos Humanos2
Direito Internacional2
Direito Ambiental2
Estatuto da Criança e do Adolescente2
Código de Defesa do Consumidor2

A ordem das disciplinas apresentada nessa tabela não considera a ordem em que elas aparecem no exame, ok? Apenas o maior número de questões.

Existem matérias com apenas duas questões, e uma com oito. As matérias obrigatórias no bacharelado aparecem com cinco a sete questões. A percepção sobre o peso das questões da OAB é, assim, essencial na hora de definir uma estratégia de aprovação.

Isso significa saber priorizar determinados conteúdos, já que é humanamente impossível aprender com profundidade todos eles.

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Prioridades de estudo conforme a matemática do exame da OAB

Cada matéria, considerando o número de questões da OAB a que corresponde, possui um peso em sua nota final. Isso porque, como acabamos de demonstrar, o número de questões por matéria é diferente. Por isso, o estudante deve entender o peso de cada disciplina para montar um roteiro de estudos eficiente. Isso significa conhecer os grupos de relevância!

Grupos de relevância do exame da OAB

Os grupos de relevância consideram os assuntos mais cobrados na prova. Eles foram criados a partir do número de questões da OAB por matéria, mas têm em conta também seu conteúdo. Conheça:

  • Grupo A: é o grupo mais relevante e representa 58,75% da sua prova (47 questões). Inclui Ética Profissional, Direito Civil e Processo Civil, Direito Penal e Processo Penal, Direito Constitucional e Direito Administrativo.
  • Grupo B: grupo de relevância média que representa 26,25% da sua prova (21 questões). Inclui Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Direito Tributário e Direito Empresarial.
  • Grupo C: representa somente 15% da sua prova (12 questões). Inclui Direitos Humanos, Direito Internacional, ECA, Direito do Consumidor, Filosofia do Direito e Direito Ambiental.

Perceba que um estudante pode focar seus estudos no grupo A para conseguir a nota máxima possível. Os 47 acertos seriam mais do que suficientes para passar para a 2a fase da OAB. 

Portanto, ao pensar em seu roteiro considerando as questões da OAB por matéria, invista mais tempo no grupo A. Caso tenha tempo disponível, passe para o grupo B e, por fim, para o grupo C.

Em qualquer caso, a maneira mais eficaz de estudar inclui realizar muitas questões da OAB comentadas. Elas auxiliam a fixar a matéria e ajudam o estudante a entender a forma de cobrança da banca.

Conhecer as questões da OAB por matéria ajuda o candidato a ter um panorama melhor da prova. Assim, pode se preparar de maneira mais adequada.
Quer outras dicas de aprovação na OAB? Veja o blog do curso Prova da Ordem!