Quatro coisas para NÃO FAZER na véspera do Exame OAB

Preparação online para Exame de Ordem
Entramos na reta final para mais um Exame de Ordem, período este que pode ser considerado tão crítico e decisivo quanto todo o tempo que você estudou para a prova até agora. Quando não se tem o devido cuidado nesses dias, você pode acabar tendo um resultado negativo, mesmo que você tenha se preparado com afinco para o certame.
 
Na véspera do exame de ordem até os estudantes mais experientes podem ser acometidos por males comuns neste período, como: crises de ansiedade, distúrbios do sono, mudança de humor e patologias em geral causadas pela baixa da imunidade.
 
Por isso, para ajudar que você evite essas escorregadas, trarei 04 (quatro) coisas para NÃO fazer na véspera do Exame de Ordem:

1 – NÃO BRIGUE

Brigas e discussões. Estas são coisas que certamente podem dilacerar o seu emocional e acabar comprometendo o seu desempenho na prova.
 
E é exatamente durante a véspera que você está mais propício a ter variações de humor e, com isso, acabando por atritar com alguém com mais facilidade – normalmente alguém próximo, o que é ainda mais doloroso.
 
Sem medo de errar, é possível afirmar que o exame de ordem é uma prova que possui, no mínimo, 30% de fator emocional envolvido no resultado – por tudo que a prova representa para a honra de um estudante de Direito.
 
Por isso, sabendo que neste tempo você estará mais fragilizado emocionalmente, evite entrar em discussões de qualquer natureza, seja sobre questões de relacionamento, política, exame de ordem, futebol e qualquer outra coisa. Todos esses embates debates podem ser feitos um momento mais adequado.
 
Ter a sua estrutura emocional abalada, acredite, é a última coisa que você poderá desejar.
 
 

2 – NÃO TENTE ESTUDAR TUDO O QUE VOCÊ NÃO CONSEGUIU ESTUDAR ANTES

É normal que candidatos do exame de ordem, por uma razão ou outra, deixem de estudar alguns temas exigidos pelo edital. Normal, por quê? Porque o Edital da OAB traz títulos de quase todos os temas possíveis dentro de cada área. É muito difícil para qualquer pessoa que esteja se preparando para OAB conseguir estudar absolutamente todos os assuntos dos 17 ramos exigidos na 1ª fase de maneira completa dentro de tão pouco tempo. Por isso, ter um cronograma de estudos que leve em conta os temas mais cobrados no exame de ordem é tão importante.
 
Confira: Cronogramas de Estudo para 1ª Fase da OAB
 
E tenha certeza, o que você não aprendeu em meses, não aprenderá agora nesses poucos dias faltantes. Por isso, aproveite esse parco tempo restante para ler anotações e ver conteúdos de revisão apenas – como aqueles eventos de véspera de cursos preparatórios, por exemplo. É muito provável que o esforço cognitivo para adquirir novas informações não terá um bom custo x benefício com a pressão da véspera.
 
Exceção: A única matéria que vale a pena considerar concentrar um pouco mais de esforço até os últimos dias, é Ética. Pela leveza da matéria, relativa tranquilidade dos assuntos e significativo número de questões na prova. Ética tem que gabaritar!
 
Confira: Combo pára Gabaritar em Ética – CED 2015
 
 

3 – NÃO DURMA TARDE

Quem lê meus textos aqui no blog do Portal Prova da Ordem deve ficar surpreso com a quantidade de vezes que toco no assunto “SONO DE QUALIDADE”. Mas não poderia ser diferente. Uma boa recuperação e descanso da mente são muito importantes para que você esteja pleno quando está estudando e, da mesma forma, durante a resolução da prova – quando se cérebro será bastante exigido. Assim, conseguindo infligir o melhor raciocínio sobre as alternativas de cada questão.
 
O seu desempenho está diretamente ligado com o estado físico e mental do seu cérebro, ele é a principal, e única, ferramenta que você poderá utilizar durante a prova.
 
E não são raros os relatos de insônia causados pela ansiedade durante a noite que antecede a prova. Por isso é ainda mais importante prestar atenção nisso para que se tenha uma boa qualidade de sono na noite anterior à prova.
 
Confira: A importância do Sono na Melhoria de Resultados no Exame de Ordem

4 – NÃO DEIXE TUDO PARA ÚLTIMA HORA

Por último, mas não menos importante, você não deve deixar tudo para os últimos instantes. Separe previamente o seu documento de identificação, alimentos (sem rótulos), líquidos (sem rótulos), canetas esferográfica transparente (sempre mais de uma). Bem como, verifique o roteiro até o local de prova e o próprio o local de prova, com antecedência. Isso evitará imprevistos desnecessários, deixando o seu grande dia da prova redondo do início ao fim.
 
Bons estudos e boa prova!
 
 

 
 

Deseja sua Aprovação na OAB?

Conheça nosso Sistema da Provas Online

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.

 
 

Deixe seu Comentário