Quanto custa pra fazer a prova da Ordem?

Quanto custa pra fazer a prova da Ordem?

Quanto custa pra fazer a prova da Ordem_

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a responsável pela aplicação da prova da OAB. Para fazer sua inscrição, você precisa acessar o site da Fundação, preencher o formulário e pagar o boleto. Mas quanto custa pra fazer a prova da Ordem?

Quanto custa pra fazer a prova da Ordem?

Para saber quanto custa pra fazer a prova da Ordem, você deve considerar mais do que a taxa de inscrição. Você precisará gastar com materiais, plataformas de questões comentadas e cursos preparatórios.

Taxa de inscrição da prova

Em 2021, a taxa de inscrição da prova da OAB custou R$ 260,00. Por regra, o pagamento é indispensável para confirmar a sua participação no certame. Vale destacar também que ela não é reembolsável em nenhuma hipótese.

Porém, se o candidato integrar uma família de baixa renda, ele pode conseguir a isenção desse valor. Para tanto, deve apresentar os documentos necessários para comprovar sua condição. Nesse caso, ao se perguntar quanto custa pra fazer a prova da Ordem, pode ignorar a taxa de inscrição.

Valores destinados a materiais e cursos preparatórios

O valor da taxa de inscrição é somente o primeiro gasto que um candidato tem ao se inscrever para a prova da Ordem. É uma formalidade necessária, claro, mas o objetivo é obter a aprovação, certo? 

Por isso, será preciso reservar um dinheiro para adquirir materiais adequados e entrar num curso preparatório. Na hora de escolher o material, que são basicamente apostilas para a OAB, adote alguns critérios:

  • Materiais que incluem as matérias previstas no edital, com foco nos assuntos mais cobrados na prova.
  • Materiais exclusivamente destinados ao exame da OAB, seja a 1a fase, seja a 2a fase.
  • Materiais adequados ao seu tempo disponível para estudo.
  • Materiais feitos por profissionais especialistas no certame.

Além dos materiais, o curso preparatório será muito importante para os seus estudos. É comum que um bom curso entregue, além de boas apostilas, um número adequado de horas-aula (em geral, videoaulas). Ele deve ter ainda professores qualificados e acostumados com a prova e com a banca.

Um bom diferencial dos cursos preparatórios é oferecer uma plataforma exclusiva de questões comentadas. O candidato consegue assiná-la sem se tornar aluno do curso, inclusive. Nós recomendamos bastante essa prática, porque é uma das maneiras mais efetivas de estudar.

Portanto, considerando tudo isso, estime o valor para cada um desses pontos. Os custos podem variar bastante. Se você quer ter uma noção, veja a seguir os valores do curso Prova da Ordem:

Agora você sabe quanto custa pra fazer a prova da Ordem quando falamos de preparação. São despesas que valem muito a pena, porque possibilitam a você chegar mais perto da advocacia. Seu futuro profissional depende desse investimento!

Quanto custa para se inscrever no quadro da OAB?

Além de saber quanto custa pra fazer a prova da Ordem, é preciso ter noção dos valores da carteira da OAB. É seu sonho, mas ele também tem um custo. 

Inicialmente, tenha em mente que o processo de emissão dessa carteira varia conforme a seccional. É comum que todas peçam uma documentação extensa – que vai desde o diploma de graduação em Direito até o certificado de aprovação no exame. Não se esqueça dos documentos pessoais. Alguns desses documentos devem ter cópias autenticadas, o que também tem um preço.

Além do requerimento, você deverá pagar o boleto relativo à taxa de emissão da carteira da OAB. É seu investimento para se tornar um novo membro dos quadros da OAB. Em São Paulo, a taxa é R$ 318,55. Separe também um dinheiro para pagar a anuidade, ok?

Saber quanto custa pra fazer a prova da Ordem é importante para o candidato se preparar financeiramente. Ainda que exista a isenção para pessoas de baixa renda, há outros gastos envolvidos, como cursos e materiais.
Ainda tem dúvidas sobre a prova da OAB? Confira o blog do curso Prova da Ordem e fique por dentro de tudo!