Projeto OAB 2017 – O Guia de sua Aprovação

Projeto OAB 2017 – O Guia de sua Aprovação

Projeto OAB 2017 – O Guia de sua Aprovação
Ano novo significa, para quem estuda para o exame de ordem, mais do que qualquer outra coisa, 03 novas chances para buscar a aprovação na OAB! E, se você estiver realmente focado, pode alcançar seu objetivo já na primeira prova.
 
Não Pensa dessa Forma?
Então acompanhe o restante desta publicação e confira mais detalhes deste breve Guia sobre o Exame de Ordem, que vai mudar o seu modo de ver o certame.

1 – Conhecer a Prova e a Banca é metade do caminho

O Exame de Ordem é uma avaliação que existe, em caráter obrigatório, desde 1994, tendo um considerável número de provas realizadas até hoje. Se contarmos apenas as edições desde a sua unificação, teremos mais de 21 avaliações aplicadas. E, embora o conteúdo cobrado seja extenso, não é sempre que a banca examinadora inova nas questões, acabando por repetir – em diversas oportunidades -, a temática das questões.
 
Ou seja, se você realizar muitas provas, irá perceber que existem temas preferidos, que talvez sejam considerados pela banca como conhecimentos mais indispensáveis para aferição de competência do candidato para o exercício da advocacia. E que, consequentemente, estes assuntos são mais recorrentes em relação aos demais.
 

IMPERDÍVEL: Assuntos mais cobrados na OAB

 
Desta forma, não praticar com provas anteriores é equivalente a ter apenas aulas teóricas de natação e depois ser lançado em alto mar. Você pode até conseguir dar uma braçada ou outra, mas terá um resultado muito inferior àquele que deu maior ênfase no treino em relação à teoria. Ao realizar simulados com questões aplicadas em provas de edições anteriores, você se familiarizará com o certame e com a forma da banca exigir os conhecimentos na prática. Evitando, assim, que você seja pego de surpresa e acabe errando uma questão ou outra apesar de possuir pleno conhecimento sobre o conteúdo que está sendo exigido.
 
Confira: O Segredo dos Aprovados na OAB

2 – Escolha de maneira acertada a matéria para 2ª fase da OAB

As razões que justificam a escolha da matéria para 2ª fase são as mais diversas, mas uma muito comum entre os examinandos se refere ao número de peças que determinada matéria oferece como possibilidades para prova. Nesse raciocínio, quanto menos peças melhor!
 
Mas não é bem por aí.
 
Após análise dos dados dos candidatos que se submetem ao Exame de Ordem, estudos divulgados pela OAB/FGV evidenciam que a maioria das pessoas que reprovam na 2ª fase do Exame da OAB escolheram uma opção de matéria em que não foram bem na 1ª  fase.
 
Por exemplo: O candidato acertou 02 questões de Direito Civil e 02 de Processo Civil na 1ª fase e escolhe Direito Civil para 2ª etapa. Com menos de 50% de aproveitamento na área escolhida para 2ª fase já na 1ª etapa, realmente há que se considerar que essa possa não ser, de fato, a melhor escolha.
 
 

Então como escolher bem a matéria para 2ª fase da OAB?

Esqueça qualquer recomendação externa e opte pela matéria que você mais teve facilidade durante toda a sua trajetória de estudos acadêmicos; aquela matéria que você sempre teve bom desempenho nas avaliações apesar de não ter estudado muito; ou, seguindo a lógica da OAB/FGV, escolha a matéria que você normalmente vai bem na 1ª fase sem muito esforço.
 
Apesar de você estar comprometido e disposto a estudar o máximo possível para honrar a matéria escolhida, se ela não for sua matéria de maior afinidade, as dificuldades tenderão a ser maiores. Quando sua escolha é baseada na afinidade, em contrapartida, as chances de obter melhor desempenho são significativamente superiores.
 
Pense nisso no momento de escolher a área para 2ª fase.

3 – Faça todas as edições da prova até passar na OAB 2017

A única forma de não ter chances de lograr êxito na Prova da OAB é não fazer a prova.
 
Outro fator prejudicial para aprovação é abusar dos intervalos entre uma edição e outra da prova da OAB. Em que pese seja uma prova com o valor de inscrição mais alto do país, é bastante recomendado que você participe de todas as edições que puder com a maior frequência possível. Realizar a prova em condições reais traz experiência para que você possa lidar com a gestão de tempo e demais nuances da avaliação que apenas a situação real de prova pode proporcionar.
 
Além disso, quem deixa a avaliação de lado por um tempo, tende a perder o foco. E ter uma avaliação em vista ajudará a manter sua rotina de estudos em dia, algo crucial para um bom desempenho. Ao dar um tempo nos estudos, você acaba de deixar sua aprovação novamente distante, pois o retorno aos estudos é sempre mais doloroso que manter sua continuidade.
 
Atualmente, o calendário da OAB oferece 03 edições do certame por ano, então cada uma delas deve ser considerada como uma chance real de aprovação.
 
Mesmo que você não tenha conseguido se matricular em um curso preparatório teórico, faça um bom Roteiro de Estudos, estude com estratégia, realize simulados e enfrente a prova. Principalmente se você está sempre próximo dos 40 acertos.
 
Acredite, você tem chances REAIS de aprovação.
Faça Parte de nosso Projeto OAB 2017, acompanhe nossas postagens aqui no Blog e nas Redes Sociais.
 
Bons estudos.
 
 

Deseja sua Aprovação no Exame da OAB?

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.