O que fazer nos últimos dias que antecedem a 1ª Fase da OAB

O que fazer nos últimos dias que antecedem a 1ª Fase da OAB

O que fazer nos últimos dias que antecedem a 1ª Fase da OAB

Faltam algumas semanas para a próxima edição de 1ª Fase da OAB, e é exatamente nesta reta final que os examinandos devem tomar o máximo de cuidado se pretendem fazer uma boa prova – tranquila e sem surpresas. Acreditem, é durante este período que um grande número de candidatos sucumbe a ansiedade e põe por água abaixo boa parte do que foi construído a duras penas durante o processo de preparação.

O frio na barriga, a sensação de que não será possível dar conta de tanto volume de conteúdo e, ainda por cima, recordá-lo no momento da prova, é um bom indício de que o nervosismo está batendo à porta. Neste pouco tempo restante, é preciso que o candidato tenha alguns cuidados que podem ser a diferença entre a aprovação e a reprovação na Prova da OAB.

Para auxiliá-los nesse momento crucial, trarei algumas dicas de suma importância que devem ser levadas em conta nesta reta final.
 

 

📌 Saiba o que não estudar

Acredite, saber o que não estudar é tão importante quanto saber o que estudar neste momento. Não há mais tempo hábil para que se aprenda novos temas, muito menos os complexos, aceite isso. Nestas últimas semanas, o candidato deve focar no que for mais objetivo e eficaz, e não em tentar aprender tudo o que não aprendeu durante toda a sua preparação. O custo/benefício da aplicação de tempo para o aprendizado de novos conteúdos, em relação ao tempo que o examinando pode dedicar para a revisão de temas que já foram estudados, certamente é menor.

Por isso, o importante neste momento é que se dê ênfase a revisão e fixação do conhecimento adquirido – será muito mais proveitoso.

 
 
 

📌 Treine para o dia “D”

Mesmo que o examinando estude bastante, a sua efetividade na aplicação do seu conhecimento pode ser diminuída pela falta de prática. Ou seja, treinar a resolução de questões aplicadas em provas anteriores é praticamente obrigatório para quem almeja a aprovação na OAB. Não resolver questões, é o equivalente ao nadador que aprendeu tudo sobre as técnicas e posturas da natação, mas que nunca entrou no mar. Quando resolver entrar, as chances de dar com os burros n’água são enormes.

Portanto, é recomendado que o candidato realize estude com questões comentadas até o dia “D”, bem como que cronometre o tempo resolvendo cada questão, a fim de evitar surpresas nesse sentido. Isso também oportuniza que o candidato consiga perceber seus pontos fortes e fracos para poder focar naquilo que é mais relevante, pois, a esta altura, o candidato precisa saber sobre o seu real o nível de preparação para evitar surpresas, sabendo que, em alguns casos, ainda há tempo para tomar medidas corretivas.
 
 

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

 
 

📌 Detalhes sobre as regras do jogo / leitura do edital.

Sempre bato nesta tecla, pois posso afirmar, sem medo de errar, que a maioria dos examinandos informa-se sobre as regras do Exame de Ordem indiretamente, sem fazer a leitura do edital na íntegra. Já perdi a conta de perguntas que recebi sobre regras da prova, que se a pessoa tivesse lido o edital, jamais faria.

Por isso, além de consultar uma Análise do edital do Exame de Ordem de sites especializados no certame, também é recomendado que o candidato faça uma leitura ele mesmo. Dúvidas poderão surgir, e daí a importância da leitura com antecedência.
 
 
 

📌 Local da Prova

Ainda não é possível a consulta dos locais de prova da 1ª fase OAB, mas, assim que for publicado, o candidato não deve deixar de verificá-lo imediatamente. Por mais que a maioria conheça os locais habituais de realização da prova, saber com antecedência será uma coisa a menos para se preocupar. Caso seja em uma cidade que o examinando ainda não conheça, é bom que se faça uma visita ao local com antecedência e que se informe sobre os detalhes do trânsito, bem como sobre formas de acesso, para não ter nenhum problema de última hora. Na hipótese do examinando chegar no mesmo dia da avaliação, é possível fazer um tour utilizando o Google Maps.

Outra dica importante: busque informações sobre atividades excepcionais (passeatas, protestos, feiras etc.) que possam interferir no itinerário.
 

 

📌 Alimentação

Para o dia da prova, a fim de garantir o melhor desempenho físico e mental, é preciso ter certos cuidados com a alimentação. Isso é relevante pois estamos mais propícios à problemas estomacais em períodos em que a ansiedade aumenta. Portanto, é bom ter atenção redobrada com a alimentação no período que antecede a prova. Evitando excessos na alimentação e bebidas alcoólicas.

 
 
 

📌 Pare de estudar, no mínimo, 24h antes da prova

Nestes últimos dias antes do certame, como foi dito anteriormente, estudar grandes volumes de conteúdos pode ser uma escolha errada. Este tempo restante, com certeza será melhor aproveitado se o examinando focar na manutenção do conhecimento adquirido até o momento, a fim de deixá-lo mais evidente na memória recente, facilitando o seu acesso durante da prova. Isso pode ser feito através da leitura de resumos, apontamentos e, também, praticando através da resolução de questões.

Assistir eventos de véspera da prova, promovidos por cursos preparatórios e afins, também é positivo.
 
 
 
Gostou das dicas?
Então não deixe de dar o seu “Gostei” na publicação e, também, deixar o seu comentário.

Bons estudos!
 
 

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado