Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Lucas Avila

por

Advogado, especialista na Prova da OAB e técnicas de estudo. Atuou como Juiz Mediador do Tribunal de Mediação e Arbitragem do RS - Professor de Direito Civil e Processo Civil em cursos preparatórios para Concursos (Exattus - Uruguaiana/RS e Cursos Elite - Itajaí/SC) e criador de conteúdo para Estudantes de Direito há mais de 8 anos.

O que fazer nos últimos dias que antecedem a 1ª Fase da OAB

Faltam algumas semanas para a próxima edição de 1ª Fase da OAB, e é exatamente nesta reta final que os examinandos devem tomar o máximo de cuidado se pretendem fazer uma boa prova – tranquila e sem surpresas. Acreditem, é durante este período que um grande número de candidatos sucumbe a ansiedade e põe por água abaixo boa parte do que foi construído a duras penas durante o processo de preparação.

O frio na barriga, a sensação de que não será possível dar conta de tanto volume de conteúdo e, ainda por cima, recordá-lo no momento da prova, é um bom indício de que o nervosismo está batendo à porta. Neste pouco tempo restante, é preciso que o candidato tenha alguns cuidados que podem ser a diferença entre a aprovação e a reprovação na Prova da OAB.

Para auxiliá-los nesse momento crucial, trarei algumas dicas de suma importância que devem ser levadas em conta nesta reta final.
 

 

📌 Saiba o que não estudar

Acredite, saber o que não estudar é tão importante quanto saber o que estudar neste momento. Não há mais tempo hábil para que se aprenda novos temas, muito menos os complexos, aceite isso. Nestas últimas semanas, o candidato deve focar no que for mais objetivo e eficaz, e não em tentar aprender tudo o que não aprendeu durante toda a sua preparação. O custo/benefício da aplicação de tempo para o aprendizado de novos conteúdos, em relação ao tempo que o examinando pode dedicar para a revisão de temas que já foram estudados, certamente é menor.

Por isso, o importante neste momento é que se dê ênfase a revisão e fixação do conhecimento adquirido – será muito mais proveitoso.

 
 
 

📌 Treine para o dia “D”

Mesmo que o examinando estude bastante, a sua efetividade na aplicação do seu conhecimento pode ser diminuída pela falta de prática. Ou seja, treinar a resolução de questões aplicadas em provas anteriores é praticamente obrigatório para quem almeja a aprovação na OAB. Não resolver questões, é o equivalente ao nadador que aprendeu tudo sobre as técnicas e posturas da natação, mas que nunca entrou no mar. Quando resolver entrar, as chances de dar com os burros n’água são enormes.

Portanto, é recomendado que o candidato realize estude com questões comentadas até o dia “D”, bem como que cronometre o tempo resolvendo cada questão, a fim de evitar surpresas nesse sentido. Isso também oportuniza que o candidato consiga perceber seus pontos fortes e fracos para poder focar naquilo que é mais relevante, pois, a esta altura, o candidato precisa saber sobre o seu real o nível de preparação para evitar surpresas, sabendo que, em alguns casos, ainda há tempo para tomar medidas corretivas.
 
 

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

 
 

📌 Detalhes sobre as regras do jogo / leitura do edital.

Sempre bato nesta tecla, pois posso afirmar, sem medo de errar, que a maioria dos examinandos informa-se sobre as regras do Exame de Ordem indiretamente, sem fazer a leitura do edital na íntegra. Já perdi a conta de perguntas que recebi sobre regras da prova, que se a pessoa tivesse lido o edital, jamais faria.

Por isso, além de consultar uma Análise do edital do Exame de Ordem de sites especializados no certame, também é recomendado que o candidato faça uma leitura ele mesmo. Dúvidas poderão surgir, e daí a importância da leitura com antecedência.
 
 
 

📌 Local da Prova

Ainda não é possível a consulta dos locais de prova da 1ª fase OAB, mas, assim que for publicado, o candidato não deve deixar de verificá-lo imediatamente. Por mais que a maioria conheça os locais habituais de realização da prova, saber com antecedência será uma coisa a menos para se preocupar. Caso seja em uma cidade que o examinando ainda não conheça, é bom que se faça uma visita ao local com antecedência e que se informe sobre os detalhes do trânsito, bem como sobre formas de acesso, para não ter nenhum problema de última hora. Na hipótese do examinando chegar no mesmo dia da avaliação, é possível fazer um tour utilizando o Google Maps.

Outra dica importante: busque informações sobre atividades excepcionais (passeatas, protestos, feiras etc.) que possam interferir no itinerário.
 

 

📌 Alimentação

Para o dia da prova, a fim de garantir o melhor desempenho físico e mental, é preciso ter certos cuidados com a alimentação. Isso é relevante pois estamos mais propícios à problemas estomacais em períodos em que a ansiedade aumenta. Portanto, é bom ter atenção redobrada com a alimentação no período que antecede a prova. Evitando excessos na alimentação e bebidas alcoólicas.

 
 
 

📌 Pare de estudar, no mínimo, 24h antes da prova

Nestes últimos dias antes do certame, como foi dito anteriormente, estudar grandes volumes de conteúdos pode ser uma escolha errada. Este tempo restante, com certeza será melhor aproveitado se o examinando focar na manutenção do conhecimento adquirido até o momento, a fim de deixá-lo mais evidente na memória recente, facilitando o seu acesso durante da prova. Isso pode ser feito através da leitura de resumos, apontamentos e, também, praticando através da resolução de questões.

Assistir eventos de véspera da prova, promovidos por cursos preparatórios e afins, também é positivo.
 
 
 
Gostou das dicas?
Então não deixe de dar o seu “Gostei” na publicação e, também, deixar o seu comentário.

Bons estudos!
 
 

Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

📚 Combo de Apostilas para OAB

Material COMPLETO para sua Aprovação na OAB. São 24 apostilas digitais com 50% de desconto! Ao fazer a compra do material, você ainda ganha 4 brindes exclusivos e tem direito às atualizações das apostilas pelo período de 12 meses. Ou seja, a garantia de material sempre atualizado e de qualidade, algo essencial para uma boa preparação. Ficou interessado(a)? Adquira o Combo de Apostilas do Curso Prova da Ordem por apenas 12x de R$ 18,88 no cartão de crédito ou R$ 189 no boleto.

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas →

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.