Dez filmes inspiradores para enfrentar o Exame da OAB

Dez filmes inspiradores para enfrentar o Exame da OAB

rolo de filme - Exame de Ordem
Em postagem anterior mencionei que uma das competências daqueles que vão bem no exame de ordem é a inteligência emocional. Então, para inspirar suas mentes eis uma lista de 10 filmes que podem lhe ajudar a entender este conceito e a importância da sua aplicação para alcançar objetivos na vida.Além disso, durante a sua preparação é recomendando que você separe algum tempinho para o lazer, então porque não aproveitar esse intervalo para ver um filme que pode lhe ser útil?

Bom proveito.

1 – Invictus

filme invictus

Utilizando o esporte como instrumento de transformação social, baseado em uma história real, Nelson Mandela utiliza sua inteligência emocional para alcançar um objetivo claro, a pacificação e unificação do país. Valendo-se de resiliência, sensibilidade emocional e atitude positiva, conseguiu mudar o rumo de um país através de algo simbólico e relativamente simples.

Vale à pena conferir.

Informações: Título: Invictus – Direção: Clint Eastwood – Ano: 2009

2 – À procura da felicidade

filme à procura da felicidade

Este é um dos filmes mais motivadores da história do cinema e que denota o quão é importante ter inteligência emocional na condução dos seus atos para obtenção de sucesso. O enredo conta a história de Chris Gardner (interpretado por Will Smith) que fracassa como vendedor porta-a-porta e aceita um estágio não remunerado em um banco de investimentos, em busca de um futuro melhor para ele e para o filho.

Informações: Título: À Procura da Felicidade – Direção: Gabriele Muccino – Ano: 2006

3 – 300

filme 300

Este filme retrata a história épica dos espartanos liderados pelo Rei Leônidas em que 300 soldados enfrentam o deus e rei Xerxes da Pérsia e seu exército de 300 mil soldados. Diante de todas as impossibilidades, o Rei Leônidas se mostra otimista e disposto a dar o seu melhor até o fim, sem esmorecer.

Informações: Título: 300 – Direção: Zack Snyder – Ano: 2007

4 – Divertidamente

filme animação divertidamente

Esta incrível animação conta a história de Riley, uma garota de 11 anos que se muda de cidade com seus pais e suas ações são influenciadas por algumas das emoções mais comuns ao ser humano (alegria, medo, raiva, o nojinho e tristeza). Diante de diversos conflitos resultantes de cada uma dessas emoções, a personagem principal mostra ao longo do filme como controlá-las e utilizá-las ao seu favor.

Informações: Título: Divertidamente – Direção: Pete Docter, Ronaldo Del Carmen – Ano:2015

5 – O Discurso do Rei

filme o discurso do rei

Este filme conta a história do rei Jorge VI, que contrata um fonoaudiólogo a fim de superar a sua gagueira. Demonstrando, ao longo da película, que reconhecer os seus limites é parte essencial para superar a si mesmo.

Informações: Título: O Discurso do Rei – Direção: Tom Hooper – Ano: 2010



6 – Erin Brockovich – Uma Mulher De Talento

Erin Brockovich

Um filme biográfico que conta a história da luta jurídica de Erin Brockovich contra a empresa de energia Pacific Gas and Electric. Ao longo da trama o personagem vai demonstrando sua inteligência emocional para obtenção de sucesso em sua contenda.

Informações: Título: Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento – Direção: Steven Soderbergh – Ano: 2000

7 – À procura de Eric

filme à procura de Eric

O personagem central do filme é Eric, que vivem em completa ausência de organização. Em razão disso, sua vida é cheia de tribulações, dificuldades e pensamentos negativos. Com auxílio de uma espécie de amigo imaginário ele consegue inverter essa situação valendo-se de pensamentos positivos e autoconhecimento que acabam transformando a sua vida completamente.

Informações: Título: À Procura de Eric – Direção: Ken Loach – Ano:2009

8 – Gandhi

Filme Gandhi

Gandhi é uma figura conhecida de todos e sua trajetória é um verdadeiro exemplo de inteligência emocional que pode ser aplicada nas mais diversas esferas da vida do homem. Este revolucionário da paz conseguiu realizar mudanças em uma nação inteira através do respeito mútuo e de provocações positivas do espírito humano. Em uma das cenas mais emblemáticas do filme, Gandhi, em um momento de raiva, discute com sua esposa e logo depois se arrepende, pedindo desculpas, ocasião em que ela faz ele enxergar a sua fragilidade humana.

Informações: Título: Gandhi – Direção: Richard Attenborough – Ano:1982

9 – Duas vidas

No filme, é possível perceber como o autoconhecimento é parte essencial para o sucesso da vida como um todo. Buscando o equilíbrio entre o sucesso profissional e as relações humanas, o filme é um exemplo da influência da inteligência emocional em nossas vidas.

Informações: Título: Duas Vidas – Direção: Jon Turteltaub – Ano: 2000

10 -A vida é bela

filme a vida é bela

Por fim, para fechar a lista com chave de ouro, este é um clássico que transcenderá muitas décadas com a lição que a sua trama oferece. Um pai judeu, preso em um campo de concentração com seu filho, demonstra incrível inteligencia emocional para não deixar seu filho perceber o se realmente estava se passando e manter a esperança de salvá-lo.

Informações: Título: A Vida é bela – Direção: Roberto Benigni – Ano:1997

Avalie sua Preparação para a 1ª Fase da OAB

Use ferramentas para Avaliar sua Preparação para o Desafio!

Sempre há aqueles que preferem reinventar a roda e isso é um fato incontestável. Por mais que outras pessoas já tenham esgotado essa primordial invenção, tem gente que prefere inventá-la por conta própria, perdendo o foco naquilo que realmente importa. Caso você não tenha tempo a perder, gostaríamos de propor a utilização de uma ferramenta excelente para monitoramento de sua preparação para Exame de Ordem, levando em consideração justamente o tema central deste artigo, o MAPEAMENTO de competências / conhecimentos para sua aprovação.

Para que você possa otimizar seu tempo de estudo através da resolução de questões com acompanhamento de seu desempenho médio em cada matéria, gostaríamos de apresentar os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Para seu melhor entendimento sobre alguns recursos do site, apresentamos as imagens a seguir, ilustrando como nosso sistema monitora seu aproveitamento médio por disciplina.

Gráfico monitoramento de desempenho médio por matéria

Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.

Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.

Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.