Como gabaritar Ética no Exame de Ordem?

Como gabaritar Ética no Exame de Ordem?

Como Gabaritar Ética no Exame de Ordem

Gabaritar Ética no Exame de Ordem é dar um grande passo rumo à aprovação. Afinal, a disciplina corresponde a 8 questões da prova. É bastante, não é? Quer saber como fechar as questões de Ética? Confira!

Estude da maneira correta

Para estudar Ética para o Exame de Ordem, você deve focar três diplomas legais:

Mas será que é preciso decorar tudo o que está nessas normas? Certamente não. A regra para o candidato bem-sucedido, qualquer que seja a disciplina, é focar os assuntos preferidos pela banca. Estes costumam ser mais recorrentes na prova. 

Portanto, vamos à segunda dica para gabaritar Ética no Exame de Ordem: conhecer os assuntos mais cobrados.

Conheça os assuntos mais cobrados em Ética no Exame de Ordem

Para irmos bem direto ao ponto, existem seis principais assuntos cobrados em Ética no Exame de Ordem:

  • Direitos e Prerrogativas do Advogado: campeão de incidência, está nos artigos 6o e 7o da Lei 8.906/94 (Estatuto da OAB). Espera-se que haja cerca de duas questões sobre esse assunto.
  • Órgãos da OAB: Conselho Federal, Conselhos Seccionais, Subseções e Caixas de Assistência dos Advogados. Estão no Capítulo I do Estatuto da OAB.
  • Honorários Advocatícios: o tema está no Capítulo VI do Estatuto da OAB, e a partir do artigo 48 do Código de Ética e Disciplina. É um assunto muito importante.
  • Deveres do Advogado e Relação com o Cliente: artigos 1o e 2o do Código de Ética e Disciplina da OAB, e do artigo 9o ao 26 do mesmo diploma legal.
  • Impedimentos e Incompatibilidades: do artigo 28 ao 30 do Estatuto da OAB, artigo 54, inciso II, alínea “c” da CF/88, e artigo 25 da Lei 8.935/94.
  • Infrações e Sanções Disciplinares: do artigo 34 ao 43 da Lei 8.906/94.

Caso tenha tempo, fique de olho em outros assuntos relevantes:

  • Atividade de Advocacia.
  • Sociedade de Advogados.
  • Processo Disciplinar.
  • Inscrição na OAB.
  • Procuração e Substabelecimento.
  • Publicidade na Advocacia.
Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

Otimize seus estudos

Você já sabe os diplomas legais que deve estudar para gabaritar Ética no Exame de Ordem. Acabou de aprender os assuntos mais relevantes dentro da disciplina. Agora, só precisa otimizar seus estudos. Nós separamos 4 dicas fundamentais para ter um estudo eficiente. Acompanhe!

Construa um bom roteiro de estudos

Seu roteiro de estudos é seu guia, o que impede um estudo aleatório e sem planejamento. Isso faz uma diferença enorme na preparação para a OAB, porque você não perde tempo com o que não vale a pena.

Para montar um bom roteiro, você precisa primeiramente considerar o tempo disponível que tem até a prova. Aliás, um roteiro de 30 dias será bem diferente de um roteiro de 120 dias, não é? A partir desse período definido, terá que distribuir as matérias conforme a relevância que elas têm.

Utilize material específico para a OAB

Se você quer gabaritar Ética no Exame de Ordem, deve utilizar um material especializado para o exame. Lembre-se que a disciplina cai na 1a etapa, que cobra mais letra de lei. Seja prático, esqueça as doutrinas e foque materiais com uma abordagem mais objetiva da matéria. Evite materiais profundos, que podem trazer mais dúvidas do que soluções. 

Resolva questões de exames anteriores

A melhor forma de entender o modo de cobrança da banca é resolvendo provas anteriores. Essa prática também ajuda o candidato a perceber as questões que se repetem e reconhecer seus pontos fracos. Lembre-se também de que resolver questões é uma das técnicas mais eficientes para o Exame de Ordem.

Reserve um dia para estudar Ética, mas se mantenha em contato

Para gabaritar as 8 questões de Ética no Exame de Ordem, é interessante estar em contato com a matéria sempre que possível. Separa um dia para um estudo mais profundo, mas sempre realize questões. Assim, você não esquece a matéria mais relevante da 1a fase!

Ir bem na prova de Ética no Exame de Ordem é possível! Ao acertar as 8 questões, você fica mais perto da aprovação. Portanto, conheça os diplomas normativos, os assuntos mais cobrados e otimize seus estudos!
Quer outras dicas para ficar mais perto da sua aprovação na OAB? Veja o blog do curso Prova da Ordem!