Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Como Estudar Sozinho para OAB?
Avatar Lucas Avila

por

Advogado, especialista na Prova da OAB e técnicas de estudo. Atuou como Juiz Mediador do Tribunal de Mediação e Arbitragem do RS - Professor de Direito Civil e Processo Civil em cursos preparatórios para Concursos (Exattus - Uruguaiana/RS e Cursos Elite - Itajaí/SC) e criador de conteúdo para Estudantes de Direito há mais de 8 anos.

Como Estudar Sozinho para OAB?

Ao invés de ler toda matéria, que tal ouvi-la? Experimente no player abaixo:

Por alguma razão, seja ela financeira; ou por não se adaptar aos cursinhos; ter rotina apertada, etc., você decidiu estudar sozinho para OAB. E agora? Suas chances de passar são menores? 🤔

São aproximadamente 125 mil inscritos por edição. Boa parcela desse pessoal certamente não fez curso preparatório para OAB  – ao menos não para 1ª fase. E, uma parcela destes, conseguiu ser aprovado!

Ou seja, você não é o único e essa escolha pode sim resultar em aprovação na OAB 🥇.

Embora seja algo digno de ser exaltado, escolher a preparação solitária para OAB exige um pouco mais de organização, estratégia e dedicação do examinando.

Se essa é a sua decisão, precisará estar atento(a) aos detalhes importantes que podem lhe ajudar a superar os desafios que estão por vir como resultado dessa escolha.

Por isso, para que você enfrente esta cruzada com mais tranquilidade, abaixo listarei algumas dicas que irão facilitar esse processo, tornando-o, além de mais agradávelmais eficiente.

📌 1 – Antes de tudo, estude a si mesmo

Antes mesmo de separar seu material de estudo, de comprar aquele monte de canetinhas coloridas e de deixar seu cantinho de estudo parecido como os dos influenceres de estudo que você segue no Instagram, descubra qual seu grau de conhecimento no exato momento em que você decidiu começar sua preparação.

Fazer isso é bastante simples:

a) Baixe um simulado da OAB ou escolha uma dentre as provas mais recentes de 1ª fase;
b) Imprima;
c) Separe água, caneta azul ou preta e uma fonte de açúcar;
d) Avise pessoas próximas que você estará estudando durante as próximas horas;
e) Vá para um lugar silencioso e resolva a prova na íntegra, nos mesmos moldes da oficial: 05 horas para resolver e passar para o gabarito, podendo ir ao banheiro e sem acesso à materiais de consulta ou aparelhos eletrônicos.

Feito isso, verifique seu desempenho por disciplina 📊:

  • Acertou todas? Você domina a matéria.
  • Acertou mais da metade? Você tem conhecimento sobre a matéria.
  • Acertou menos da metade? Você sabe alguma coisa, mas precisa estudar.
  • Errou todas? Priorize a aquisição de conhecimento sobre esta matéria.

Com esse levantamento, você saberá exatamente quais são seus pontos fortes e fracos (será seu “diagnóstico”), possibilitando que você defina ações diferentes para trabalhá-los, cada um com as particularidades que merece.

Este será o ponto de partida para estudar sozinho para OAB.

O que nos leva diretamente à nossa próxima dica.

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

📌 2 – Defina uma estratégia e siga!

São 17 disciplinas na 1ª fase, em que pode ser cobrado praticamente qualquer assunto – muitas vezes letra pura da lei – e pouco mais de três meses para se preparar. Nada obstante, toda essa gama de conteúdos possíveis, será exigida dentro de apenas 80 questões

Ao estudar sozinho para OAB, se você não tiver uma estratégia de estudo bem definida, poderá ter grande desperdício de energia empregada.

Por isso, definir um plano de ação para sua preparação é muito importante.

“- Ah, mas como vou saber se minha estratégia está certa, professor?”

Simplesmente não há estratégia certa. Existe a estratégia que mais funciona para você. Independente de você acertar ou não de primeira, somente o processo de experimentação vai lhe proporcionar esta percepção.

Tenha em mente que ter alguma estratégia é melhor do que ter nenhuma estratégia. Definir um plano de ação aumenta suas chances de sucesso em praticamente qualquer coisa!

Examinandos perdem horas, dias e até semanas tentando encontrar a estratégia perfeita. É como se aguardassem as condições ideais para começar e, o mais importante, que é começar, ficasse em segundo plano. 

Há quem acabe preso nessa obsessão e, quando se dá conta, já não existe mais o que ser feito 🤦‍♂.

Por isso, defina e siga uma estratégia, evitando mudanças de rumo radicais. Se eventualmente não der certo, você reavaliará sua estratégia para a próxima tentativa.

Quem tenta chegar a todos os lugares, acaba chegando a lugar algum. E, neste momento, vale a regra do “antes feito do que perfeito” – que, aliás, vale para muitas coisas nessa vida também.

Se você não tem a mínima noção do que é uma estratégia de preparação para OAB, recomendo que você baixe nosso Roteiro de Estudos para 1ª Fase.

👉 Roteiro de Estudos para 1ª Fase OAB

📌 3 – Resolva Provas de Edições Anteriores

Imagine que você estude teoria da natação durante três meses e, logo em seguida, sem nunca ter posto em prática seus conhecimentos, seja,  lançado(a) ao mar. Quais as chances disso dar muito errado? Enormes!

Estudar sozinho para OAB passa, inevitavelmente, pela resolução de provas anteriores. Só que agora, não mais como ferramenta para aferir seu conhecimento sobre cada disciplina, mas para que cada enunciado e alternativa seja objeto de estudo.

Existem inúmeros benefícios ao fazer isso, como:

  • Conhecer a forma como os conhecimentos são cobrados pela banca;
  • Adquirir noção dos assuntos mais cobrados na OAB;
  • Aumentar familiaridade com a estrutura da prova;
  • Melhora da gestão de tempo ao resolver questões;
  • Entender a lógica para construção das assertivas corretas e incorretas;
  • Dentre outros.

Há, inclusive, estudo científico publicado pela revista Psychological Science in the Public Interest, que avaliou 10 técnicas de estudo e concluiu que o estudo através de testes práticos é o mais eficiente dentre todos os métodos para assimilação do conteúdo.

👉 Avaliação de 10 Técnicas de Estudo para Exame da OAB

Ao estudar sozinho para OAB, inclua está prática em sua rotina de estudos.

📌 4 – Faça Resumos e Revise periodicamente

Quando você se depara com uma informação pela primeira vez, seu cérebro realiza um esforço cognitivo muito maior do que o exigido em um segundo contato.

Para não desperdiçar essa energia, você deve fazer resumos sobre os temas que você acabou de estudar, facilitando, também, a consulta futura.

✍ Anote cada novo aprendizado enquanto estudar sozinho para OAB e exercite seu poder de síntese.

Caso você esteja marcando pontos que julgou importante em determinado material, em seguida transforme isso em uma lista. Seu cérebro adora listas!

🚨 Lembre-se também de não marcar tudo que você lê, pois quando tudo está marcado, nada está marcado!

Com os resumos em mãos, separe-os por disciplina e crie uma ordem para este material (uma pilha, por exemplo), e reserve um dia (ou quantos você julgar possíveis), para revisá-los. Sempre colocando para o fim da lista aquele que você acabou de revisar.

Fixar o conteúdo é uma coisa que não acontece da noite para o dia e o processo de revisão lhe ajudará nesta tarefa.

Observando estes pontos, certamente sua tarefa de estudar sozinho para OAB será menos dolorosa e renderá frutos mais doces!

Bons estudos e até a próxima!

Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

📚 Combo de Apostilas para OAB

Material COMPLETO para sua Aprovação na OAB. São 24 apostilas digitais com 50% de desconto! Ao fazer a compra do material, você ainda ganha 4 brindes exclusivos e tem direito às atualizações das apostilas pelo período de 12 meses. Ou seja, a garantia de material sempre atualizado e de qualidade, algo essencial para uma boa preparação. Ficou interessado(a)? Adquira o Combo de Apostilas do Curso Prova da Ordem por apenas 12x de R$ 18,88 no cartão de crédito ou R$ 189 no boleto.

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas →

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.