Avaliação de 10 Técnicas de Estudos para Exame da OAB

Avaliação de 10 Técnicas de Estudos para Exame da OAB

Avaliação de 10 técnicas de estudos para Exame da OAB e concurso

São diversas as Técnicas de Estudos para Exame da OAB difundidas no Brasil. Há anos que o Exame da Ordem se consolidou como um dos maiores desafios para ingresso nas carreiras jurídicas dentre Bacharéis em Direito recém-formados.

Índices de aprovação inferiores a 20% no Exame de Ordem são tão comuns que não surpreendem mais ninguém. A prova é muito difícil e o Bacharel em Direito que almeja sua aprovação precisa estar muito bem preparado.

Em virtude do baixo índice de aprovação no Exame de Ordem, a identificação de novas técnicas de estudos para Exame da OAB que resultem em maior desempenho para os examinandos deve ser uma constante dentre faculdades e cursos preparatórios para a OAB.

As técnicas mais utilizadas até então já não geram os mesmos resultados e o examinando precisa de mais conhecimento sobre as técnicas de estudo que gerem os resultados esperados.

Artigo científico revista Psychological Science in the Public Interest

Um recente estudo científico publicado pela revista Psychological Science in the Public Interest avaliou dez técnicas comuns de aprendizagem para classificar as que de fato possuem maior eficácia na assimilação acerca da matéria estudada.

O resultado do estudo é no mínimo inusitado, pois aponta que as principais técnicas de estudo largamente utilizadas produzem resultados muito abaixo do esperado, algumas até sem nenhuma eficácia. O artigo científico foi escrito em inglês (clique aqui para ver o artigo na íntegra), então tratarei de fazer uma breve síntese.

As técnicas de estudos para Exame da OAB mais utilizadas no Brasil, como resumirgrifarutilizar mnemônicosvisualizar imagens e reler conteúdos foram classificadas com baixa eficácia. Outras três obtiveram classificação moderada no estudo: interrogação elaborativaauto-explicação e estudo intercalado. Para fechar as dez técnicas contempladas no estudo, são destacadas duas técnicas de estudo que possuem alto desempenho em relação à aprendizagem: teste prático e prática distribuída.

Para melhorar seu entendimento sobre cada uma das técnicas de estudo abordada pela pesquisa e resultados da avaliação, vou apresentar um resumo para cada método de Estudo. 

10 técnicas de estudo para Exame de Ordem e Concursos sob avaliação de estudo científico - Prova da Ordem

 

 

📌 Técnicas de Estudos para Exame da OAB

 

⚜️ Grifar(utilidade: baixa)

Seu bom e velho amigo marca texto pode ser facilmente aposentado sem prejudicar sua aprendizagem. Segundo a pesquisa científica, grifar partes importantes do texto não auxilia em praticamente NADA a assimilação do conteúdo estudado.
 
O motivo pelo qual a prática recebeu avaliação negativa é a razão pela qual é tão difundida: praticamente não requer esforço algum!!
 

⚜️ Releitura (utilidade: baixa)

A técnica de Releitura também apresentou avaliação negativa no presente estudo científico. A prática em si foi a menos eficiente em relação a todas as demais avaliadas, porém, com uma única ressalva.
 
Se a técnica for aplicada de forma menos espaçada, ou seja, leitura de uma parte do conteúdo seguida da releitura, a técnica já apresenta desempenho superior ao Grifo e Elaboração de Resumo, utilizando como base o mesmo espaço de tempo na utilização das três técnicas comparadas.
 

👉 Confira Estude por meio de Questões Comentadas da OAB

 
 

⚜️ Mnemônica (utilidade: baixa)

Mnemônica é o emprego de técnicas de memorização que utiliza a associação e sumarização de frases ou números uma palavra. Esta prática é utilizada como forma de facilitar a memorização de conceitos importantes de determinado assunto. Para facilitar o entendimento desta técnica, vamos apresentar um breve exemplo utilizado em algumas apostilas de cursinhos para concursos:
 

Para memorizar os princípios administrativos expressos na CF, em seu art. 37, caput, você poderia utilizar a seguinte expressão: LIMPE
 
L = Princípio da Legalidade.
I = Princípio da Impessoalidade.
M = Princípio da Moralidade.
P = Princípio da Publicidade.
E = Princípio da Eficiência.
 
👉 Veja no Instagram

 
O estudo da Psychological Science in the Public Interest demonstrou que que a Mnemônica é uma técnica de estudo efetiva somente para conteúdos que possuam palavras chaves ou possam ser sumarizados em tópicos. Assuntos que não de enquadram nesta descrição teriam assimilação baixíssima no emprego da Mnemônica, revelando que a utilização desta técnica destina-se a casos muito específicos.
 
Um detalhe importante é que para esta prática desempenhar o efeito esperado, a mesma deve ser revisada num curto espaço de tempo antes do teste de aprendizagem, caso contrário, não surtirá efeito algum pois depende exclusivamente da memória de curto prazo do estudante. Dentre as Técnicas de Estudo para Exame da OAB disponíveis, a Mnemônica pode complementar outras, mas não serve como principal método de preparação.
 
 
Mapas mentais como técnica de estudo para Prova da  OAB e Concursos

⚜️ Associação de imagens (utilidade: baixa)

Para avaliar esta técnica de estudo, pesquisadores solicitaram a estudantes que imaginassem figuras enquanto reproduziam determinado conteúdo.
 
A técnica apresentou resultado positivo somente para memorização de frases isoladas, tendo efeito muito baixo para textos longos. 
 
Outra grande surpresa revelada através do estudo é que a associação de textos à imagens pré-definidas, como a utilização de Mapas Mentais, não aumentou em praticamente NADA a aprendizagem.
 
Além de não trazer benefícios aos estudantes, a técnica em alguns casos limita os benefícios da imaginação, sendo melhor empregada quando o estudante tem liberdade de escolha sobre quais imagens utilizar para recordar o conteúdo.
 

 

⚜️ Elaboração de Resumos (utilidade: baixa)

Resumir os conceitos mais importantes acerca da matéria estudada sempre foi uma das técnicas de estudo mais difundidas por instituições de ensino brasileiras. Até mesmo por ser quase uma forma intuitiva de assimilação e aparentemente bastante funcional, deve ser uma das técnicas de estudo mais utilizadas.
 
Apesar disto, o presente estudo científico identificou que a elaboração de resumos, é pouco eficiente para melhorar o entendimento acerca da matéria estudada.
 
Para provas objetivas, como é o caso da 1ª fase do Exame de Ordem, o estudo aponta que a Elaboração de Resumos não desempenhou praticamente nenhum resultado, tendo desempenho maior quando usada na preparação para provas discursivas.
 
Nas considerações feitas no artigo científico, os pesquisadores afirmam que esta técnica é mais efetiva para estudantes hábeis na confecção de resumos, podendo assim trazer resultados mais significativos a este público.
 
A elaboração de resumos deve ser utilizada em conjunto com outras técnicas de estudos para Exame da OAB.
 

⚜️ Interrogação Elaborativa (utilidade: moderada)

A Interrogação Elaborativa não é uma técnica de estudos amplamente difundida, apesar de ter sido classificada com utilidade moderada pelo estudo científico da Psychological Science in the Public Interest. A técnica consiste em realizar questionamentos e discorrer sobre suas respectivas explicações em relação aos pontos de maior relevância do conteúdo que esteja sendo estudado.
 
Na Interrogação Elaborativa fica evidente a predominância do Por quê? o que remete maior esforço cerebral por parte do estudante, uma vez que o mesmo concentra-se em compreender causas e origens dos assuntos de maior relevância.
 
Este método de estudo é amplamente aconselhável para estudantes que se preparam para provas discursivas, uma vez que estimula a busca pelo verdadeiro entendimento da disciplina em questão e sua capacidade de persuasão sobre o tema tratado.
 

 
Técnicas de Estudos para Exame da OAB: Auto-explicação

⚜️ Auto-explicação (utilidade: moderada)

A auto-explicação foi avaliada com utilidade moderada no processo de aprendizagem. A técnica consiste em realizar uma auto-explicação (indica-se que a prática seja realizada em frente a um espelho de médio à grande porte) sobre assuntos de maior relevância da matéria que esteja sendo estudada. É importante que a explicação seja feita com suas próprias palavras. A leitura em voz alta é uma vertente desta técnica de estudo, embora apresente menores resultados na assimilação do conteúdo.
 
 

⚜️ Estudo Intercalado (utilidade: moderada)

O Estudo Intercalado consiste na alternância de matérias dentro do espaço de tempo destinado ao estudo.  O estudo científico buscou identificar se é mais efetivo esgotar uma matéria de cada vez ou se intercalar diferentes matérias gera melhor assimilação. Em síntese, o estudo comprova que o Estudo Intercalado gera resultado significativamente superior.
 
O artigo científico aponta que o Estudo Intercalado  tem utilidade moderada tendo como principal motivo a manutenção da concentração do estudante por maiores períodos de tempo. O estudo não buscou identificar o tempo ideal de estudo a ser destinado a cada matéria, mas para dias com 6 horas de estudo, passar por 3 ou 4 matérias já estaria de bom tamanho.
 
 
Teste prático (simulados) como técnica de estudo para Prova da  OAB e Concursos

⚜️ Teste Prático (utilidade: alta)

O estudo científico realizado pela Psychological Science in the Public Interest é enfático ao afirmar que o Teste Prático é até DUAS VEZES mais eficiente do que as demais técnicas de estudos apresentadas até então. Este método de estudo é muito simples e amplamente difundido, porém sua eficácia significativamente superior que as demais técnicas de estudo raramente é mencionada. Como opção entre as técnicas de estudos para Exame da OAB, é uma ótima pedida.
 
O Teste Prático consiste na resolução de exercícios, simulando a realização de uma prova convencional. Para quem se prepara para o Exame de Ordem e Concursos, empregar esta técnica de estudo seria utilizar provas de edições anteriores para estimular sua aprendizagem, enfatizando assuntos de seu domínio e identificando aqueles que precisam ser revisados durante a resolução do exercício para que você consiga resolvê-lo.
 
 

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

 
 

⚜️ Prática Distribuída (utilidade: alta)

A Prática Distribuída também teve sua utilidade classificada como alta neste mesmo estudo científico. Esta técnica de estudo consiste na utilização do Teste Prático e demais técnicas de estudo ao longo do tempo, ao invés de concentrar todos os esforços para a semana que antecede um teste de avaliação de aprendizagem.
 
O estudo científico aponta que o período de tempo ideal de estudo varia de 10% a 20% do período que o conteúdo precisa ser recordado. Ou seja, se você precisa recordar de um conteúdo por 5 anos, você precisa praticá-lo a cada seis meses.
 
Em suma, a Prática Distribuída pode ser interpretada como a distribuição do estudo ao longo do tempo que antecede o teste de aprendizagem, evitando o acúmulo de estudo em um curto período de tempo que em tese não gera nem de perto o mesmo nível de aprendizagem.
 

Então Qual a mais eficaz dentre as Técnicas de Estudos para Exame da OAB difundidas?

 
Sem sombra de dúvidas, dentre todas as técnicas de estudos para Exame da OAB conhecidas, o Teste Prático é mais eficiente método de preparação. Portanto, realize simulados se você deseja otimizar o seu estudo e alcançar resultados mais rapidamente.
 
 

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado