Como estudar para OAB com pouco tempo?

Como estudar para OAB com pouco tempo?

Aprender como estudar para OAB com pouco tempo é fundamental para quem resolveu de última hora se submeter ao exame!

Sem dias suficientes para percorrer os principais pontos do edital, o foco aqui é otimizar o tempo. E como fazer isso? Como organizar os estudos para a OAB em pouco tempo? Vem com a gente!

Como estudar para OAB com pouco tempo?

Você tem 30 dias ou menos. E agora? É hora de utilizar todas as estratégias e técnicas em seu benefício. Apontamos a seguir algumas práticas para adotar na sua rotina!

Use a matemática da prova a seu favor

Como estudar para OAB com pouco tempo e conseguir ver todas as matérias? Essa é uma tarefa impossível, e não falo isso para que você desista, mas para que saiba como estudar. Para passar rápido na OAB, você precisa entender a matemática por trás da prova. 

Você conhece os três grupos de relevância das disciplinas? Se sim, sabe que o Grupo A corresponde a 58,75% da sua prova, que é quase tudo que você precisa para passar para a segunda etapa. Ele traz as matérias mais relevantes, e são elas que você precisa focar! Dentro desse grupo, concentre-se nos assuntos mais cobrados, e pronto.

Aproveite cada brecha

Há atividades da sua rotina que não exigem sua atenção focada. Esses momentos podem ser uma oportunidade de estudo, sabia? Ouvir uma aula enquanto faz tarefas domésticas ou anda na rua. Ler um resumo enquanto está no ônibus. Essas são brechas que podem facilitar a absorção de conteúdo quando você for assistir à aula com concentração.

Faça um curso preparatório de tiro curto

Você precisa saber como estudar para OAB com pouco tempo, mas está pensando em um curso de 360 horas? Esquece!

Em 30 dias, sinto te informar, você terá apenas 720 horas. Mesmo se conseguir estudar 8 horas por dia, completará no máximo 240 horas. Ou seja, é inviável. Por isso, os estudos para a OAB em pouco tempo devem ser otimizados com cursos de tiro curto!

No Prova da Ordem, todos os cursos são construídos pensando no máximo de direcionamento para o que realmente é importante. Isso significa que você só vai ter contato com os assuntos mais relevantes de cada disciplina.

Veja o curso TURBO para a 1a fase da OAB, por exemplo. Nele, o candidato terá somente o conteúdo necessário de cada uma das 17 disciplinas. São 100 horas de aulas diretas e sem enrolação, com um curso elaborado na forma de roteiro de estudo!

Escolha materiais com sabedoria

Os estudos para a OAB em pouco tempo demandam muita sabedoria por parte do candidato. Isso vale também para o momento de escolher quais materiais estarão na sua preparação.

Já adiantamos que não dá pra investir em doutrina ou apostilas muito profundas. O máximo que você consegue fazer é ler materiais resumidos para ter o melhor desempenho nos poucos dias de que dispõe.

No Combo de Apostilas em PDF para OAB, por exemplo, o aluno terá apostilas atualizadas. Nelas, já aparecem a nova Lei de Licitações e as alterações da Lei no 14.365/22. Além disso, o conteúdo é 100% focado nos principais assuntos cobrados na 1a fase da OAB.

Faça milhares de questões

Muitos alunos nos perguntam se estudar por questões comentadas vale a pena. A resposta é simples: SEMPRE!

Esse é um dos métodos mais eficientes para se preparar para o Exame de Ordem, especialmente se você não tem tempo. Mas, para que seja realmente favorável para seus estudos, atente a essas dicas:

  • Priorize questões da FGV, que é a banca da prova da OAB, para se familiarizar com o modo de cobrança.
  • Para fixar o conteúdo, faça a questão, confira o gabarito, justifique sua escolha e só então leia os comentários.
  • Utilize uma boa plataforma de questões comentadas, pois isso ajuda a otimizar os estudos. Com ela, siga seu planejamento de disciplinas e reforce as matérias em que tem mais dificuldades. 

Após aprender como estudar para OAB com pouco tempo, você precisa estruturar sua rotina e não perder nem um dia! Dessa forma, terá uma chance de aprovação e a certeza de que deu seu máximo na preparação.

Agora saiba o que estudar para a OAB em 30 dias!